sexta-feira, 31 de julho de 2009

SER (IM)PARCIAL

Para dissipar dúvidas, erradicar equívocos e esclarecer almas mais inquietas:

Ser (im)parcial é não ser de Esquerda, nem de Direita nem Centrista.
Ser (im)parcial é não ser do Bloco, do PCP, do PS, do PSD ou CDS.

Ser (im)parcial é ser justo, com sentido crítico construtivo e acima de tudo procurar defender os interesses da freguesia na qual se reside, no caso, Portela de Sacavém!

CINEMAS DO CENTRO COMERCIAL DA PORTELA

A Freguesia da Portela , que tem muitos residentes jovens , não tem um espaço para eles se reunirem e o único lugar que têm , à noite, é o café da esplanada.
Como o actual Executivo da Junta não quis adquirir as salas dos cinemas do Centro Comercial - que seriam comprados pela Câmara Municipal de Loures -( como foi feito em Moscavide ) porque pagaria uma renda mensal de 500 euros de condomínio , ficou a Comunidade sem um espaço onde seriam realizados;
por exemplo: projecção de filmes portugueses para os mais idosos , actuação de grupos corais e ranchos folclóricos, iniciativas para os jovens, teatro, sessões de fados, festivais de acordeão, exposições, realizaçao de festas das escolas e colégios da freguesia, danças de salão para a juventude e 3ª.idade, apoio ao espaço jovem com a colocação de computadores para navegarem na internet sem qualquer encargo para os utilizadores, sessões comemorativas, assembleias de freguesia , etc,etc,etc.
Todos sabemos que é mais fácil pagar a outras entidades para o fazer, como à igreja, onde são realizados quase todos os eventos.
Seria mais trabalhoso para o Executivo , se fosse ele a assumir , mas mais benéfico para a População.
Não se trata de dizer mal , mas é uma realidade porque em Moscavide todas as actividades mencionadas e outras, são feitas no Centro Cultural de Moscavide ( ex.Cinema), patrocinadas pela respectiva Junta com o apoio da Câmara.
Para se ter uma ideia da boa vizinhança entre a Junta e a Associação de Moradores, basta ler o "NOTÍCIAS DA PORTELA" hoje colocado nas caixas do correio dos residentes,onde refere que estas duas entidades marcaram dois eventos para a mesma hora na Portela.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

UM PRESIDENTE SEM MEDO

Lembram-se da guerra entre ciganos e negros no Bairro da Quinta da Fonte ( Apelação ) no ano passado, tendo os ciganos fugido para Loures onde acamparam, exigindo novas casas à Autarquia?
O Presidente da C.M.Loures, Engº. Carlos Teixeira, enfrentou-os dizendo-lhes: " Não há novas casas para vocês porque não pagam as rendas que são poucos euros mensais, mas tem grandes carros e bons plasmas.
Se quiserem fazer uma manifestação, a nível nacional, eu estarei na frente com um cartaz a dizer que os ciganos não pagam as rendas".
Foi bastante ameaçado ( e a sua família ) mas nunca deixou de comparecer no seu local de trabalho.
Isto foi reportagem na abertura de vários telejornais nacionais.

LAVAGEM DE RUAS NA PORTELA DE SACAVÉM E NÃO SÓ

As Ruas da Portela só são lavadas quando chove. A Junta de Freguesia NUNCA procedeu à lavagem das mesmas e tem pessoal e material para o fazer, não seguindo o exemplo da Junta de Freguesia de Moscavide ( nossos vizinhos ) que o faz habitualmente.
O pessoal da JF Portela gasta a maior parte do seu tempo com o arranjo das flores e com a "limpeza" da Quinta da Vitória, havendo até um funcionário da Junta ( que conduz uma carrinha de caixa aberta = 77-58-RA , Toyota Dyna = que passa lá algum tempo dando uma "ajuda" a um morador que se dedica ao negócio da sucata, como aconteceu hoje 27.07.2009 de manhã.
Isto não é má vontade contra ninguém , é uma constatação .

domingo, 26 de julho de 2009

CONSERVAÇÃO E REPARAÇÃO DE ESCOLAS

No Protocolo de Delegação de Competências do Município de Loures - para as Juntas de Freguesia - estão contempladas verbas para as Juntas ( incluíndo a Portela de Sacavém ) procederem a estes trabalhos.
Se não o fazem ...

TRAZER OS CÃEZINHOS E LEVAR OS SAQUINHOS

Há moradores na Portela de Sacavém que passeiam os caninos , não levando sacos para apanhar os dejectos, e quando regressam a casa ainda levam os dos recipientes ( reciclados à base de produtos químicos ) instalados em vários locais, talvez, para congelarem neles os alimentos .

sábado, 25 de julho de 2009

PROMETEMOS EM 1997... MAS NÃO FIZEMOS!

Em campanha eleitoral ( no século passado ) a actual presidente da Junta Freguesia da Portela prometeu:
1- Erradicar por completo com as barracas existentes na Freguesia.
2- Aumentar a segurança de pessoas e bens.
3- Reforçar a vigilância, exigindo mais policiamento.
4- Introduzir semáforos de sinalização sonora que facilitem a circulação de invisuais e deficientes físicos.
5- Diligenciar a criação dum sistema de transportes colectivos que liguem carreiras permanentes ao interface da Gare do Oriente.
6- Conseguir a extensão da Rede do Metropolitano até Sacavém.
7- Exigir , junto das entidades competentes, para que a Portela seja considerada coroa "L",para efeitos de transportes e passes.
8- Alterar o código postal para Zona de Lisboa.
9- Apostar na criação de polos de animação e de dinamização social (não quis adquirir o Cinema do Centro Comercial - como fez a Junta de Moscavide - porque pagaria 500 euros de condomínio).
10- Um Centro de Saúde.
11- Uma Repartição de Finanças.
12- Um edifício para a Junta de Freguesia.
13- Uma Conservatória do Registo Civil .
14- Um Auditório (só se for o Telheiro no Jardim Autárquico do tempo do Dr.Morgado ).

Uma coisa fez sem estar no seu manifesto eleitoral: floriu a Portela, copiando uma ideia do Dr. Santana Lopes, na altura Presidente da C.M.Lisboa.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

CENTRO DE DIA NA PORTELA: PARA QUANDO?

Em 2005, após as eleições autárquicas - numa entrevista ao jornal "NOTÍCIAS DA PORTELA"- a presidente da junta da junta de freguesia da Portela disse que a maior parte da verba de 500.000 euros depositada no Banco (espero que não seja no Banco Privado Português) se destinava à construção do Centro de Dia.
Passados 4 anos , os Portelenses continuam à espera do Centro de Dia . A única certeza é de que a Presidente abandona o cargo nas próximas eleições.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

VER O METRO POR UM CANUDO

Caros Portelenses, é com tristeza que vejo a ligação do Metro (Oriente-Aeroporto) e em paralelo a nossa Freguesia não ser contemplada nesse percurso.
A estação mais próxima será nos Olivais Norte (Lisboa) ou perto do Restaurante Safari (Moscavide).
Definitivamente, só servimos para estaleiro dessas mesmas obras.

RODINHAS? QUEM?

A Dra. Geni só teve conhecimento do "RODINHAS" quando o viu a circular na Portela.
Nem sequer foi convidada para a apresentação do mesmo, numa sessão realizada no Centro Cultural de Moscavide presidida pelo presidente da C.M.Loures.

NÃO PREVENIR... ESPERANDO QUE OUTROS O FAÇAM

Quando é que o Seminário procederá à reconstrução do muro junto À Escola Básica nº2 de Moscavide) que ruiu em Janeiro de 2008?
Podiam aproveitar as obras que estão a ser feitas na Portela para meterem uma "cunha", antes que haja algum atropelamento.

PRÉDIOS... MAS DE LUXO! NÃO SOCIAIS!

As barracas da Quinta da Vitória, às portas da Portela de Sacavém, que já deviam ter desaparecido, ainda vão continuar "por mais algum tempo" porque o Patriarcado não autorizou a construção de 83 fogos sociais, junto ao Seminário(entre os Bombeiros e o Pingo Doce.
A Igreja no seu melhor.

O PASSEIO DA TRAMPA

É fino morar na Portela de Sacavém e ter o seu cãozinho para passear nas ruas da mesma, mas apanhar os dejectos dá trabalho.
O arruamento (nas empenas dos lotes 70,80,90, virados para as Torres da COOPLAR) está tão inundado de dejectos de cães que deveria ser chamado o "O PASSEIO DA TRAMPA"

PROMETER E NÃO FAZER

A Dra. Geni - presidente da JF Portela - prometeu um espelho de água para a Avenida da REPÚBLICA, mas por "engano" está a ser lá feito um parque de estacionamento automóvel, o qual seguramente será pago pelos respectivos utentes.