segunda-feira, 30 de novembro de 2009

BARRACAS NA QUINTA DA VITÓRIA ATÉ QUANDO?

O que se publica a seguir foi assinado em 2007:

"Protocolo entre a Câmara de Loures e Sogiporto garante realojamento de famílias
1/6/2007
De acordo com o protocolo, a Sogiporto – Gestão Imobiliária, Lda., compromete-se a demolir as barracas da Quinta da Vitória, terreno do qual é proprietária, realojando ou indemnizando as 236 famílias do bairro. Em 2006, num inquérito realizado pelo Município de Loures, a maioria das pessoas manifestou preferência por receber uma indemnização para aquisição ou arrendamento de uma habitação. A Sogiporto suportará o valor a conceder a estes agregados familiares, que “ascenderá, na sua totalidade, aos 5 milhões de euros”, segundo Humberto Leite, administrador da empresa.
A Sogiporto assume ainda a obrigação de efectuar a demolição das barracas, logo que as mesmas vão ficando devolutas, e de remover todo o entulho. As restantes famílias que optaram por ser realojadas em fogos municipais, terão a oportunidade de habitar num dos 68 fogos a ser construídos na Quinta do Candeeiro, em Moscavide, propriedade municipal. A empresa tem 180 dias para apresentar à câmara o projecto de construção e, depois deste ser aprovado pela Autarquia, mais 365 dias para concluir a obra.
De referir que todos os agregados familiares que se encontram a residir na Quinta da Vitória estão recenseados no Programa Especial de Realojamento (PER), projecto que concede apoio financeiro para a construção de habitações destinadas ao realojamento de famílias carenciadas, que se encontrem a residir em casas sem as mínimas condições de higiene e salubridade. De acordo com João Pedro Domingues, Vereador com o pelouro da Habitação, presente no evento, os realojamentos no concelho de Loures “deverão estender-se até 2009, prevendo-se realojar cerca de 1300 famílias que ainda se encontram à espera da sua habitação”.
Mas o trabalho da Autarquia neste ramo não se esgota aqui. A grande meta passa por garantir a requalificação da malha urbana, pelo que está previsto nascer na Quinta da Vitória um espaço destinado à habitação, comércio e serviços.
Além da Presidente da Junta de Freguesia da Portela, Maria Geni Veloso, e do Vereador do Ambiente, João Galhardas, também Carlos Teixeira, Presidente da Câmara de Loures, esteve presente na cerimónia, referindo que “o principal objectivo do protocolo é a redução de um problema dramático que ainda se vive no concelho de Loures, que são as famílias por realojar. Esperamos que, em 2009, este flagelo tenha fim, mas para isso é preciso trabalhar em conjunto. Agradeço a Maria Geni Veloso, que sempre esteve presente desde o início do processo, e quero elogiar a postura, atitude e disponibilidade da Sogiporto. Loures é um concelho que já começa a figurar no mapa. As pessoas já nos procuram e respeitam”, concluiu o autarca..

domingo, 29 de novembro de 2009

DERBY SPORTING-BENFICA

Fui ontem a Alvalade assistir a um grande espectáculo proporcionado pelas claques.

Quanto ao jogo confirmei que no Sporting nada se alterou, desde a saída de Paulo Bento, continuando o pontapé para a frente à espera que Liedson resolva.

Sobre o Benfica fiquei com a sensação de que o balão sul-americano se está a esvaziar, o que será bom para o Porto (se acertar as agulhas) confirmar mais um título de campeão nacional.

MAIS UMA REFORMA DE MISÉRIA

"O Ex-ministro da Saúde e actual eurodeputado António Fernando Correia de Campos reformou-se das funções de presidente do Instituto Nacional de Adminstração , tendo-lhe sido atribuída uma pensão mensal no valor de 5.524,31 euros. De acordo com a lei 52/2005 ( aprovada por um governo de que ele próprio fazia parte), porém, Correia de Campos vai ter de optar entre receber a pensão por inteiro e apenas um terço do vencimento de eurodeputado ou vice-versa".
( jornal Expresso de 28.11.2009)

Comentário deste blog: Mais um português que teve de imigrar , porque sobreviver em Portugal , com uma pensão de "miséria", seria impossível.

sábado, 28 de novembro de 2009

SERÁ PARA ARQUIVAR OU PRESCREVER?

"O grosso da coluna está cá fora", afirmou ontem Catalina Pestana em entrevista à SIC. Segundo a ex--provedora, não chegaram à barra dos tribunais muitas pessoas que abusaram sexualmente de crianças e jovens alunos daquela instituição de ensino.
"Os senhores que estão sentados nos tribunais são apenas a guarda avançada e um pequeno braço do polvo da Casa Pia", afirmou Catalina.( Diário de Notícias online 28.11.2009)

SERIA BOM MISSAS SEM PADRES ?

IRLANDA
Igreja encobriu pedofilia de padres . A Igreja Católica irlandesa encobriu sevícias sexuais contra
crianças realizadas por padres da região de Dublin durante quatro décadas, de acordo com um relatório de inquérito oficial divulgado esta quinta-feira.
As vítimas congratularam-se com a publicação do relatório, mas adiantaram que o governo e a Igreja ainda têm muito que fazer para compensar os erros do passado.
No total, foram apresentadas 320 queixas e analisados os casos de 46 padres.
O governo já reagiu, pedindo desculpa pelo fracasso do Estado em responsabilizar as autoridades eclesiásticas nestes casos.
O caso foi denunciado pelo executivo irlandês em Maio deste ano através de um documento que denunciava abusos sexuais a crianças em orfanatos católicos. ( Correio da Manhã online 26.11.2009)

- FALTA DE SACERDOTES MOTIVA AVISO DO PATRIARCA DE LISBOA
" D.josé Policarpo quer acabar com as cada vez mais frequentes celebrações dominicais sem sacerdotes, que se realizam em diversas igrejas da diocese de Lisboa, por causa da cada vez mais gritante falta de padres ". (Correio da Manhã de 27.11.2009).

CENTRO COMERCIAL DA PORTELA

- RETROSARIA & ATELIER DE COSTURA.
Abriu hoje no 1º.andar , a loja nº.101, de grande interesse para os habitantes da Portela,. com Secção de atoalhados, bordados , lingerie de senhora e artigos de bebé. Também faz todo o tipo de arranjos de costura.
- OUVI DIZER QUE:
Brevemente, no 1º. andar, numa das lojas da ex.Baboo. irá abrir um restaurante de comida indiana.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

MEDICAMENTO PERIGOSO

ANF diz que só ontem soube o que fazer para trocar 'Ben-u-ron'

Associação Nacional das Farmácias garante que Infarmed não informou o que fazer com as embalagens do xarope que tinham anomalia.

Deco recebeu 50 queixas de utentes a quem foi recusada a troca do produto em causa

(D.Notícias online 27.11.2009)

LADRÃO POUCO ESPERTO

Um assaltante foi apanhado apenas alguns minutos depois de ter roubado cerca de 27 mil euros de um banco de Birmingham, no Reino Unido, conta o Daily Mail. Tudo porque depois do assalto, Christopher Walker correu até sua casa, que fica... do outro lado da rua.
Foram várias as testemunhas a ver o jovem de 19 anos a assaltar o banco, levar o dinheiro e correr para casa a esconder-se, pelo que não foi difícil à polícia local ir até lá detê-lo.
O assalto aconteceu no dia 22 de Outubro e esta quinta-feira Christopher Walker foi condenado a dois anos e meio de prisão, por crime de roubo e agressão a um segurança do banco.
No entanto, a juíza levou em conta o arrependimento do ladrão pouco esperto

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

MULHERES MORTAS EM NOME DA COBARDIA

Só este ano

-MARIA GRAÇA FONSECA
82 anos
Na Quinta da Atalaia, Covilhã, um homem de 77 anos matou a sua companheira à facada.

-CONCEIÇÃO CARDOSO
47 anos
Baleada mortalmente pelo marido em Alvélos, Barcelos, no seguimento de discussões de ordem profissional.

-TÂNIA MOREIRA
30 anos
Morta a tiro pelo companheiro, um guarda prisional, de 44 anos, com a sua arma de serviço, em São Julião do Total, Loures. Foi também vítima o ex-marido da mulher baleada. Tudo terá acontecido quando o homicida chegou a casa e viu a companheira com o ex-marido.

-MARIA MANUELA REIS ANTUNE
49 anos
Esfaqueada até à morte pelo ex-marido, de 53 anos, dentro do seu carro, quando se preparava para ir trabalhar. O crime teve lugar em Casais de Arega, Figueiró dos Vinhos.

-SANDRA NEVESS
36 anos
Esfaqueada mortalmente em Pouco do Mouro, Setúbal, pelo companheiro de 43 anos. Ciúmes doentios poderão ter estado na origem do crime.

-SARA TAVARES
26 anos
Morta em Portimão pelo marido, de 24 anos, com uma faca. O crime terá sido provocado por um desentendimento entre marido e mulher, quando esta não quis passar o dia a casa da sogra.

-LAURA JORGE ANDRADE
42 anos
Morta a tiro pelo marido em Frazão, Paços de Ferreira. Desavenças conjugais que já vinham a agravar-se devem ter estado na origem do crime.

-MARÍLIA MADEIRA
36 anos
Baleada mortalmente pelo companheiro de 36 anos em A do Neves, Almodôvar. Uma espingarda terá sido a arma usada neste crime de natureza passional.Deolinda Rodrigues

-36 anos
Morta com uma caçadeira de canos serrados pelo companheiro de 47 anos em Silves, Faro. Estavam separados há duas semanas.

-VÍTIMA DESCONHECIDA
41 anos
Uma mulher de 41 anos foi mortalmente estrangulada em Raposeira, Chaves, pelo marido, de origem senegalesa. Por detrás deste crime terão estado razões passionais.

-MARIA ALICE S.
61 anos
Vivia em Moitelas, Sobral do Monte Agraço e foi vítima de um tiro de caçadeira disparado pelo marido de 63 anos que se enforcou após o crime.

-CLÁUDIA BARREIRA
37 anos
Tinha-se separado há cinco meses quando foi alvo de três tiros disparados pelo marido, do qual se tinha separado há cinco meses. O crime ocorreu em Vila Pouca de Aguiar.

-LILIANA
36 anos
Não conseguiu evitar que o seu ex-companheiro a encontrasse e a assassinasse na casa dos pais, em Donelo, Sabrosa. A vítima foi morta a tiro e deixou órfãs quatro crianças.

-OTÍLIA FARINHA
45 anos
Já tinha apresentado várias queixas contra o marido, quando o mesmo a assassinou com uma arma de fogo e se suicidou. O processo de divórcio terá estado na origem deste crime em Arco da Calheta, na ilha da Madeira.

-SANDRA PEREIRA
23 anos
Foi assassinada no posto de trabalho com um machado pelo ex-companheiro, de 26 anos, em Chão Duro, na Moita. O que terá causado o crime foi a discordância pela custódia dos filhos.

-VÍTIMA DESCONHECIDA
21 anos
Morreu ao ser atingida por vários golpes com uma arma branca, pelo namorado de 22 anos, na ilha de São Miguel, nos Açores.

-VÍTIMA DESCONHECIDA
21 anos
Jovem foi degolada pelo ex-namorado em Ponta Delgada. O assassino "ajudou a procurar a vítima" após efectuar o crime.

-LINDA COSSA
37 anos
Já tinha apresentado várias queixas contra o seu ex-companheiro, mas não foram suficientes para evitar que o homem, de 50 anos, a assassinasse com um machado na Rua da Cidade de Almada, no Seixal.

-HELENA PRETO
42 anos
Vivia em Lardosa, no concelho de Castelo Branco, quando o marido, guarda nacional republicano, a assassinou com uma pistola e suicidou-se.

-SANDRA RUELA
39 anos
Foi morta com um tiro na cabeça pelo companheiro, de 42 anos, agente da PSP. A relação conflituosa entre o casal era conhecida dos vizinhos, em Belas, Sintra.

-MARGARIDA SÁ MARQUES
36 anos
Esfaqueada pelo companheiro de 50 anos. A esquadra de Mirandela conhecia os relatos de violência doméstica entre o casal.

-SANDRA PONTES
23 anos
Violada e esfaqueada até à morte juntamente com a amiga Marinela Virgínio, em Rio de Mouro, Sintra. O autor do crime foi o ex-companheiro de Sandra Pontes.

-CARLA MARTINS
28 anos
Assassinada à facada pelo ex-namorado, em Juncal do Campo, no concelho de Castelo Branco. O ex-namorado já a tinha ameaçado e agredido.

-JOANA FULGÊNCIO
20 anos
Encontrada morta no carro do namorado de 22 anos, com um saco de plástico na cabeça. O rapaz terá simulado um sequestro para encobrir o assassinato.

-MARIA DUARTE
36 anos
Abatida a tiro ontem pelo ex-companheiro, em Santarém.

Blog "UM OLHAR SOBRE O MUNDO"

CENTRO COMERCIAL DA PORTELA

OUVI DIZER QUE:

- Dentro de pouco tempo haverá uma agência do BES.

- Na ex.loja de antiguidades( junto do Suportel) vai "nascer" um espaço dedicado à restauração,virado para o séc.XXI,dotado de todas as iguarias , que preencherá uma grande lacuna e irá reactivar o Centro. Esperamos que sim.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

FARMÁCIAS

Li no "Notícias da Portela" uma pergunta sobre "Farmácias" que dizia o seguinte:
" Porque é que que há alturas em que não há uma farmácia de serviço na Portela ou em Moscavide quando só na Portela existem três e em Moscavide existem quatro? Há escalas que estão feitas de maneira que se quisermos ir a uma farmácia fora do horário laboral, teremos que ir a Sacavém ou à Expo".

Seria conveniente que consultassem o Decreto-lei nº.53/2007 de 8 de Março que regulamenta a laboração das Farmácias. Informo ,ainda, que em Moscavide existem cinco farmácias( Pedro Gomes, Banha, Santa Bárbara, Varela e Imperio) e não quatro.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

UM MILHÃO DE PESSOAS TRANSPORTADAS

O “Loures Rodinhas”, um serviço de transporte colectivo urbano, assinalou, no mês de Outubro, o facto de ter transportado um milhão de passageiros nos seus vários percursos: de Moscavide/Portela, Sacavém, Camarate, e Bobadela/São João da Talha.

Depois de no dia 27 de Julho de 2009 o “Loures Rodinhas” Moscavide/Portela ter transportado o seu passageiro meio milhão, Ana Sofia Coutinho dos Santos, residente em Rio de Mouro (Sintra), o Rodinhas alcançou agora o número de um milhão de pessoas transportadas no total dos quatro percursos existentes no concelho.

Para assinalar este facto, no passado dia 13 de Novembro, João Pedro Domingues, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Loures, recebeu da Rodoviária de Lisboa uma t-shirt autografada pelos 42 motoristas deste serviço.

Funciona de segunda-feira a sábado percorrendo um itinerário denominado “linha azul”, onde qualquer pessoa que quer utilizar este transporte, tem apenas que fazer sinal ao autocarro para parar.

domingo, 22 de novembro de 2009

ENTREVISTA DA SRA.PRESIDENTE DA JUNTA AO "NOTÍCIAS DA PORTELA"

Excertos da entrevista da sra.Presidente da Junta de Freguesia da Portela e comentários do autor deste blogue.
1. Sra.Presidente - " Há dossiês que vão ter que ser reabertos. O Lar de Idosos, O Centro de Dia com apoio domiciliário, mais creches, mais infantários, o Edifício Autárquico; tudo isso tem que ser reanimado. Não há descontinuidade de forma nenhuma"
- Comentário - Fala, fala, mas não diz onde e como.

2.Comentário sobre o saldo da conta bancária: A conversa é a mesma da anterior Presidente da Junta," muito do dinheiro que existe está alocado a obras que só dependem da autorização municipal". Nem que seja daqui a 100 anos.

3. Estacionamento - " Aumentar o estacionamento com duas caves ( instalações da Junta de Freguesia ) com 600 lugares. A ideia é aumentar o estacionamento não-pago e diminuir o estacionamento pago".
- Comentário- Quem acredita neste milagre? Só se for a Loures Parque.
4. Quinta da Vitória - " A obra grande vai ser nos terrenos da Quinta da Vitória: Um lar da terceira idade explorado por privados."
- Comentário - Grande obra. Um lar de terceira idade para ricos, explorado, talvez, pelo Grupo Mello.A sra.Presidente podia dizer o que está previsto para lá, além do "Lar". Se não sabe, lamento.

5. Edifício Autárquico - " Outra obra é o edifício autárquico com um auditório, uma sala de reuniões e uma sala multiusos".
- Comentário - Quem acredita nestas "promessas " , depois do anterior executivo da Junta não se ter mostrado interessado na aquisiçao dos Cinemas do Centro, através da Câmara Municipal de Loures, onde haveria espaço para tudo o que a sra.Presidente propõe?

6. Hospital de Loures - " O Hospital de Loures é um dossier que vai andar e que também vai servir a população da Portela".
- Comentário - A sra.Presidente mostra o seu desconhecimento, pois a população da Portela irá ser servida pelo futuro Hospital de Todos-os-Santos ( Parque da Bela Vista em Lisboa) e não pelo de Loures, de acordo com o que foi dito pela sra.Ministra da Saúde , em 11 de setembro de 2009, na apresentação do projecto do futuro Hospital de Loures.

Nota: Estes comentários não tiveram intenção de pôr em causa a sra.Presidente, mas chamar à atenção para o que achei que estava mal.

sábado, 21 de novembro de 2009

O NOVO HOSPITAL DE LOURES NÃO É PARA A POPULAÇÃO DA PORTELA.

1. Na entrevista ao jornal NOTÍCIAS DA PORTELA , a nova presidente da Junta da Portela, diz o seguinte:" O Hospital de Loures é um dossier que vai andar e que também vai servir a população da Portela" .

2. Na apresentação pública do futuro Hospital de Loures,em 11.09.2009, a sra.Ministra da Saúde disse:
"As freguesias de Loures situadas a Este da auto-estrada A1, irão ser servidas por outro hospital. «Sendo que o Hospital aqui, está colocado nesta zona que é dividida pela auto-estrada Lisboa-Norte e que será de grande dificuldade a acessibilidade de todas as zonas do Concelho de Loures que ficam na zona ribeirinha ao Tejo. E, portanto, a população ficaria mais prejudicada se nós obrigássemos a população do outro lado do Concelho a vir procurar este Hospital», afirma a Ministra da Saúde".

3. A título de esclarecimento ,informo que as Freguesias, do concelho de Loures, a Este da auto-estrada A1, são as seguintes: Moscavide-Portela-Prior Velho-Sacavém-Bobadela-São João da Talha e Santa Iria de Azóia. Como já foi publicado neste blog em 14.09.2009, com o título FUTUROS HOSPITAIS DE LOURES E DE TODOS-OS-SANTOS, estas freguesias irão ser servidas pelo futuro H.T.Santos que será construído no Parque da Bela Vista.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

POR QUE ACUSAM OS INOCENTES?

Estou tranquilo, porque não fiz nada do que me acusam. Nunca pedi dinheiro a ninguém e nunca recebi dinheiro de ninguém, garante Armando Vara.
(Público online 19.11.2009)

SERÁ QUE VALE A PENA SER HONESTO?

Chefe do fisco que ajudava Godinho foi promovido por três directores-gerais

Mário Sousa Pinho, chefe de finanças indiciado por trabalhar em favor de M. J. Godinho, foi promovido por três directores-gerais em dez anos, apesar de quatro condenações.
(Público online 19.11.2009).

O POVO É QUEM MAIS ORDENA

Padre escreve carta a dizer que população "vive em pecado"

Guerra do reitor do Santuário de Santa Luzia contra presidente reeleito da Junta de Freguesia da Areosa começou nas autárquicas

A freguesia da Areosa, em Viana do Castelo, está em polvorosa porque um padre, em conflito com o presidente da Junta, escreveu à população dizendo que todos "vivem no pecado há mais de 50 anos".

A carta que está a gerar controvérsia surgiu depois de, em Outubro último, o padre Manuel Quintas - reitor do Santuário de Santa Luzia - ter apelado ao voto no candidato do PS à Junta (que perdeu).

Apesar da "oposição" do padre, transmitida até em celebrações eucarísticas, António Longarito (PSD) foi reeleito
( Diário de Noticias on line de 19.Nov.2009)

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

SERÁ QUE NUNCA FOI POLÍTICO? A MEMÓRIA FALHA

A Frase“"Portugal está a caminho de se transformar numa república em que as bananas crescem num lodaçal (...) Mas é muitíssimo bem feito. Elegeram essa gente? Pois têm o que merecem… Assoem-se lá a esse guardanapo. Besuntem-se com o resultado. Amanhã ainda vai ser pior..."
Vasco Graça Moura, "Diário de Notícias", 18-11-2009

( Nota do (im)parcial ) : Quem escreveu o que acima foi dito, aderiu ao Partido Social Democrata em 1975, ano em que foi eleito Deputado à Assembleia Constituinte, tendo sido impedido para integrar os IV e VI Governos Provisórios, como Secretário de Estado da Segurança Social e dos Retornados. Foi Deputado ao Parlamento Europeu durante dez anos, de 1999 a 2009.
POR FAVOR NÃO BRINQUEM COM OS CIDADÃOS DESTE PAÍS!

terça-feira, 17 de novembro de 2009

FUTURO HOSPITAL DE LOURES JÁ "MEXE"

A Espírito Santo Saúde já arrancou com as primeiras contratações de pessoal para o futuro Hospital de Loures. O início da construção está previsto para Janeiro, apenas dependente do visto do Tribunal de Contas ao contrato de gestão deste hospital, que irá empregar cerca de 1.200 profissionais de saúde, revelou ao Negócios a presidente da Espírito Santo Saúde, Isabel Vaz.
"Vão ser contratadas 1.200 pessoas. O maior esforço de contratação vai ser em 2010 e 2011 e a entrada do pessoal vai ser pelo menos seis meses antes [da abertura, prevista para 2012]", afirmou a presidente.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

CENTRO DE SAÚDE MOSCAVIDE

O Centro de Saúde com mais utentes do concelho de Loures, o de Moscavide, é o que dispõe de piores condições. Pessoas em cadeira de rodas não têm acesso a consultórios e os utentes queixam-se de que chove lá dentro.

Passam poucos minutos das sete da manhã, mas o centro de saúde de Moscavide já tem uma longa fila de utentes, a maioria idosos, que aguarda de pé, à porta.
Deonilde Martins, 66 anos, não podia ter chegado mais cedo, porque veio da freguesia vizinha da Portela - que não dispõe de Centro de Saúde próprio, apesar dos mais de 15 mil habitantes .
"Não compreendo como uma freguesia tão grande como a Portela não tem direito a um Centro de Saúde", desabafa Deonilde Martins, aparentemente satisfeita por ter encontrado alguém para a ajudar a passar o tempo. "Mas não vale a pena a gente queixar-se porque não há maneira de as coisas melhorarem".
A habitante da Portela até teve sorte: vai conseguir consulta nesse dia, mas só daí a duas ou três horas. "Dá para ir a casa e voltar, mas só de pensar em atravessar isto tudo…", diz Deonilde Martins.
Quando entram no centro de saúde, depois de esperarem horas de pé, quantas vezes sujeitos ao frio e à chuva, os utentes estão longe de encontrar as condições ideais. A degradação do equipamento é evidente, os gabinetes apertados e desadequados, as salas de espera desconfortáveis. Os utentes garantem mesmo que já tem chovido lá dentro.
O centro de saúde funciona há cerca de 40 anos num prédio de habitação com três pisos, em cujo rés-do-chão, para piorar ainda mais as coisas, está instalado um dos dois únicos CATUS do concelho de Loures, o quinto mais populoso do país. Ao todo, o equipamento serve cerca de 140 mil pessoas de dez freguesias.
A escadaria que sobe até ao terceiro, tão acanhada que mal permite que duas pessoas se cruzem, dá acesso a um pequeno labirinto de corredores estreitíssimos, repletos de gente de pé.
Elevador, nem vê-lo. "Quando há pessoas de cadeira de rodas ou outras que não conseguem subir as escadas, têm de vir os médicos cá abaixo", explica ao JN um idoso de muletas, que prefere não se identificar. "Por enquanto, vou-me esforçando", diz, pouco antes de começar a penosa subida.

domingo, 15 de novembro de 2009

DOENÇA RARA NUMA MENINA DE DOIS ANOS

O caso está a impressionar a imprensa britânica: uma menina de dois anos, Tianne Lewis, pode morrer se chorar.

A doença é rara e está relacionada com a dificuldade do sangue subir à cabeça quando a criança derrama lágrimas. O síndrome RAS (Reflex Anoxic Seizure) afecta oito em cada mil pessoas a quem é diagnosticada epilepsia.(Correio da Manhã.Edição online)

RENDIMENTO SOCIAL DE INSERÇÃO= JUSTIÇA SOCIAL?

UMA ESMOLA MILIONÁRIA
-Uma família que teve a sorte de acertar no totoloto, ganhando 600 mil euros, vive hoje de subsídios do Estado. Como aconteceu?
A família em causa não soube gerir os negócios em que se meteu, mas possui ainda hoje um património avaliado em 700 mil euros, que se materializa em duas moradias, além de três carros topo de gama. A Segurança Social disse ao "Correio da Manhã" que tudo é legítimo e que, tendo bens mas não tendo liquidez ( e sendo uma família desestruturada) , fazem sentido e são completamente legais os 365 euros que recebem do Estado.
MILIONÁRIOS SEM DINHEIRO
- Numa pequena localidade rural de Marco de Canaveses, a família Almeida é proprietária de duas moradias avaliadas em 700 mil euros e três carros de alta cilindrada, mas sobrevive apenas com a ajuda da Segurança Social. Em 2001, ganharam 600 mil euros no Totoloto( numa sociedade, feita em Várzea da Ovelha, que recebeu no total 1 milhão e 200 mil euros), mas em oito anos desbarataram o dinheiro.
Todos os meses, recebem 365,56 euros do Rendimento Social de Inserção, quantia que os ajuda a pagar as contas correntes.(Jornal Expresso)

sábado, 14 de novembro de 2009

O CENTRO COMERCIAL DA PORTELA E OS SEUS CANTEIROS

Os canteiros, junto às entradas do Centro, estão maravilhosos e dão uma boa imagem aos seus visitantes. No entanto, há um pormenor que passou despercebido, à administração do Centro , referente às plantas, pois estas não estão identificadas .
Como sou frequentador assíduo do Centro, venho apelar aos responsáveis que coloquem as placas identificativas, dando, desde já, o meu modesto contributo para as mesmas:
URTICACEAE - Família botânica com sementes escondidas ( angiosperma) pertencente à ordem Rosales, originária das Zonas Polares.
ARECACEAE - Família conhecida como Palmal ou Palmaceae, a única família da ordem Arecales,originária da Malásia

( Recomenda-se que não toquem nas Urticaceae , porque são plantas muito sensíveis ao contacto humano ).

" PSD SOLIDÁRIO COM ARMANDO VARA"

-PSD apresenta novo modelo de avaliação, mas deixa cair "suspensão"

O PSD entregou hoje (13.Nov)um diploma que prevê a criação de um novo modelo de avaliação dos professores, mas deixa cair a palavra "suspensão", preferindo falar em "substituição.

-ARMANDO VARA, na carta enviada ao Conselho de Administração do Banco onde era membro do conselho de gerência, diz: " Decidi solicitar ao conselho a que preside a suspensão do meu mandato do conselho de administração executivo, com efeitos a partir desta data. Suspenção e não renúncia porque tal poderia ser entendida como assumpção de culpa"

Coincidências ou não, o PSD deixa cair "suspensão", preferindo falar em "substituição".
Armando Vara escreve suspensão mas na parte final altera para suspenção.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

CIRURGIÕES E DENTISTAS NO LUGAR DE MÉDICOS DE FAMÍLIA

Para responder à falta de profissionais, e numa altura em que há muitos a aposentarem-se, as regiões de saúde estão a contratar clínicos sem a formação adequada, o que eleva os riscos para o utente

Os centros de saúde estão a colocar dentistas, cirurgiões e urologistas no lugar dos médicos de família, ou seja, sem a formação necessária e aumentando o risco de cometer erros com os utentes. A falta de profissionais está mesmo a levar as unidades a contratar clínicos reformados, a maioria através de empresas.

No CENTRO DE SAÚDE DE SACAVÉM, por exemplo, foram contratados três clínicos gerais e um estomatologista (dentista). "O médico da Clínica Médico-Dentária David Sousa está neste momento com um horário de 35 horas e a seguir uma lista de 1750 utentes", contou ao DN fonte da unidade.

"CONDUÇÃO": CUIDADO COM O EXCESSO FÍSICO

Alice, uma americana de 59 anos, perdeu a memória depois de ter tido relações sexuais com o marido. Pelas perguntas estranhas que começou a fazer, o marido apercebeu-se de que algo estava errado e chamou uma ambulância. No hospital, os médicos diagnosticaram-lhe TGA, um problema neurológico que pode ocorrer em pessoas com 50 ou mais anos após exercício físico intenso.
Alice já recuperou e tudo acabou em bem.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

AUMENTO DE PENSÕES E PRAZOS PARA SUBS. DESEMPREGO

AUMENTO DE PENSÕES
O Governo vai manter em 2010 o valor do Indexante de Apoios Sociais deste ano (419,22 euros) e, a partir de 1 de Janeiro do próximo ano, os aumentos das pensões serão de 1,25 por cento para as pensões até 638,83 euros e de um por cento para pensões entre 638,83 euros e 1500 euros.

REDUÇÃO DO PRAZO PARA RECEBER SUBSÍDIO DE DESEMPREGO
O Conselho de Ministros aprovou também a alteração do prazo de garantia para acesso ao subsídio de desemprego, reduzindo o período de 450 dias para 365 dias.

Tal como já tinha sido anunciado pelo primeiro-ministro, José Sócrates, no debate sobre o Programa do Governo, o período de contribuições necessário para aceder ao subsídio será de 365 dias de trabalho por conta de outrem, no período de 24 meses imediatamente anterior ao desemprego.

Esta medida tem um carácter transitório e excepcional e estará em vigor durante todo o ano de 2010

TAXAS MODERADORAS

12.nov.2009

O Conselho de Ministros aprovou esta tarde a revogação das taxas moderadoras para internamentos e cirurgias em ambulatório, com efeito a partir de 1 de Janeiro de 2010.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

A JUSTIÇA PORTUGUESA ESTÁ DE PARABÉNS!

Depois de tantos anos a batalhar, começam a surgir os primeiros resultados.
É já longa a história de grandes casos da justiça portuguesa que não vêem o desenlace final:

- O eterno mistério que rodeia a morte de Francisco Sá Carneiro
- O desaparecimento de Madeleine McCann
- O caso Casa Pia
- O caso Portucale
- A Operação Furacão
- A compra dos submarinos
- O caso das luvas do Freeport de Alcochete
- O caso da Universidade Independente
- O caso da Universidade Moderna
- A corrupção dos árbitros
- A corrupção dos autarcas
- Fátima Felgueiras
- Isaltino Morais
- Valentim Loureiro
- A Braga Parques
- O grande "empresário" Bibi
- As queixas tardias de Catalina Pestana
- A descapitalização da Electroliber que a levou à falencia depois de comprada pelo grupo H-Form de Costa e Silva
- A descapitalização da Metalsines depois de comprada pelo grupo H-Form de Costa e Silva e que acabou por ter gestão controlada pelo Banif.
- Os doentes infectados com o vírus da sida por acidente e negligência de Leonor Beleza
- O miúdo electrocutado no semáforo
- O miúdo afogado num parque aquático
- As crianças assassinadas na Madeira
- O mistério dos crimes imputados ao padre Frederico
- O autarca alentejano queimado no seu carro e cuja cabeça foi roubada do Instituto de Medicina Legal
- As famosas fotografias de Teresa Costa Macedo onde reconheceu imensa gente 'importante', jogadores de futebol, milionários, políticos...
- Os negócios escuros do grupo Carlyle do senhor Carlucci em Portugal
- Aquele médico do Hospital de Santa Maria, suspeito de ter assassinado doentes por negligência

Um extenso rol de casos que a justiça não resolve porque não quer, não pode ou não sabe.
Mas....

Parece que, finalmente, a justiça portuguesa está a encontrar um rumo.

- Prenderam um jovem que fez um download de música... É o primeiro português condenado à prisão por pirataria musical na Internet!
O Indivíduo poderá passar entre 60 a 90 dias atrás das grades, juntamente com gente da pior espécie, por ter feito download e partilhado música "ilegalmente" com outros utilizadores!

Outro grande caso foi já resolvido
- Uma idosa foi condenada por ter roubado um shampô no LIDL que custava 0,79 Euros.

Estamos a caminhar na direcção certa…
( Do blogue de Paulo Oliveira)

terça-feira, 10 de novembro de 2009

EX. CINEMAS DO CENTRO COMERCIAL DA PORTELA

OUVI DIZER QUE:
- A administração do Centro quer que o condomínio mensal, onde vai funcionar o JULGADO DE PAZ DE LOURES, seja pago pelos proprietários das lojas.
- Não seria natural que, quem comprou aquele Espaço, pagasse esse condomínio?

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

CENTRO COMERCIAL DA PORTELA

OUVI DIZER QUE :
- hoje( 09.Nov.2009), uma senhora ficou sem a sua mala de mão - na casa de banho das senhoras no 1º.andar - furtada por dois indivíduos do sexo masculino.

- A dra.Geni, que deixou a presidência da Junta para ser Vereadora na C.M.Loures- onde não tem pelouros- vai ser a nova Presidente da Associação de Comerciantes do Centro Comercial da Portela.

domingo, 8 de novembro de 2009

NOVO COLÉGIO NO PARQUE DAS NAÇÕES

Com capacidade para 1600 alunos e abertura prevista para o próximo ano lectivo, o Colégio Pedro Arrupe será uma espécie de novo São João de Brito em Lisboa.
O estabelecimento de ensino vai ser erguido no Parque das Nações, zona onde a oferta, tanto pública como privada, fica muito aquém da procura. A primeira pedra do projecto é lançada no próximo sábado, prevendo-se que a 1ª.fase das obras esteja concluída em Setembro. permitindo o ingresso de 700 alunos, do pré-escolar ao secundário, e o recrutamento de 120 professores e 55 funcionários.
( Jornal Expresso de 08.11.2009)

sábado, 7 de novembro de 2009

AFINAL AS ROSAS TÊM ESPINHOS

CÂMARA DE LOURES APLICA TAXA MÁXIMA NO IMPOSTO MUNICIPAL SOBRE IMÓVEIS


Três semanas após as eleições e menos de uma semana depois de tomar posse, a maioria (agora absoluta) PS na Câmara Municipal de Loures começa a apresentar a factura aos munícipes.

Na primeira reunião, a Câmara aprovou, com os votos contra dos Vereadores da CDU, as taxas máximas permitidas na lei para o IMI – Imposto Municipal sobre Imóveis.

Revelando uma grande insensibilidade social face à gravíssima situação social que se vive no Concelho e no País, nomeadamente o maior número de desempregados depois do 25 de Abril e o crescente número de famílias com dificuldade em cumprir com os seus compromissos financeiros. E, apesar da estável situação financeira da CML, reafirmada pelos seus responsáveis, a maioria PS foi insensível à proposta da CDU de aprovação de taxas que aliviassem a pesada carga fiscal que neste momento recai sobre os munícipes, baixando em 14% o respectivo valor.

Ao invés, o PS optou por aplicar a taxa máxima no Imposto Municipal sobre Imóveis para 2010.

Os Vereadores da CDU, fiéis ao Programa Eleitoral apresentado e aos seus compromissos, votaram contra a proposta da maioria PS e continuarão, como sempre, a defender os superiores interesses de Loures e da sua população

UMA FAMÍLIA UNIDA ATÉ NO .... EMPREGO

A filha do autarca de Loures foi nomeada há uma semana para adjunta do Gabinete de apoio ao Presidente, enquanto o cunhado de Carlos Teixeira foi contratado pela terceira vez para seu chefe de gabinete
O vereador da CDU, António Pombinho, critica estas nomeações e defende que é um mau exemplo dado por um titular de um órgão público.
Criticas partilhadas pelo PSD, Nuno Botelho, que considera estas nomeações eticamente reprováveis.
Contactada pela TSF, a Câmara Municipal de Loures referiu em comunicado que os lugares ocupados pela filha e pelo cunhado exigem proximidade e confiança pessoal do presidente da câmara, o que justifica a escolha, e sublinha que os autarcas são livres de escolher quem integra os gabinetes de apoio pessoal.

NOTA: Isto não é novidade. Em 24 de Maio de 2002 o Jornal Independente fazia a seguinte manchete: "Câmara Municipal de Loures- empresa familiar,SA.- Presidente e restantes vereadores socialistas da Câmara de Loures colocam familiares nos gabinetes. A média de nomeações é superior a uma por mês e os nomes são dignos de uma àrvore genealógica".

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

RAMPAS PARA DEFICIENTES NOS EDIFÍCIOS

Senhores condóminos da Portela (em especial) pede-se a máxima atenção para a leitura dos números 1, 2 e 4 do artigo 9º. do Decreto-Lei Nº.163/2006 de 08 de Agosto, publicado no Diário da República, 1ª.série , nº.152 de 08 de Agosto de 2006

Artigo 9º. - Instalaçôes, edifícios, estabelecimentos e espaços circundantes já existentes.
1 - As instalaçõesa, edifícios, estabelecimentos, equipamentos e espaços abrangentes referidos nos números 1 e 2 do artigo 2º., cujo início de construção seja anterior a 22 de Agosto de 1997, são adaptados dentro de um prazo de 10 anos, contados a partir da data de início de vigência do presente decreto-lei, de modo a assegurar o cumprimento das normas técnicas constantes doanexo que o integra.
2 - As instalações, edifícios, estabelecimentos, equipamentos e espaços abrangentes referidos nos números 1 e 2 do artigo 2º., cujo início de construção seja posterior a 22 de Agosto de 1997, são adaptados dentro de um prazo de cinco anos, contados a partir da data de início de vigência do presente decreto-lei.
4 - Após o decurso dos prazos estabelecidos nos números anteriores, a desconformidade das edificações e estabelecimentos aí referidos com as normas técnicas de acessibilidade é sancionada nos termos aplicáveis às edificações e estabelecimentos novos.

PS - Srs. condóminos, se ainda não têm rampa para deficientes, seria altura ideal para procederem à sua colocação, evitando, assim, as burocracias que aparecerão após os prazos expirarem.( consultem o Decreto-Lei Nº163/2006 de 08 de Agosto para ficarem melhor elucidados).

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

INAUGURADOS MAIS DOIS PARQUES INFANTIS

Foram inaugurados, dia 30 de Outubro, dois novos parques infantis na cidade de Sacavém, situados nas urbanizações do Real Forte e da Quinta do Património.

O primeiro, localizado junto ao Museu de Cerâmica de Sacavém, foi construído através de uma parceria com a Valorsul - empresa responsável pelo tratamento e valorização de Resíduos Sólidos Urbanos nos municípios de Amadora, Lisboa, Loures, Odivelas e Vila Franca de Xira.

Na cerimónia que marcou a inauguração do equipamento destinado aos mais novos, o representante da Câmara Municipal de Loures na Valorsul, Fernando Queirós, revelou que espera que o “parque seja estimado”, anunciando que a empresa “já tem mais três obras projectadas para o Concelho de Loures

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

NÃO É SÓ TER CÃO, MAS TAMBÉM TER RESPEITO

Acho que é altura de tratarem melhor a nossa Freguesia, começando pela limpeza, dando-lhe um aspecto limpo e saudável.
Não é nada salutar passar pelas ruas e jardins da nossa Portela e termos de fazer alguns malabarismos para não pisarmos os dejectos dos simpáticos caninos. Nada tenho nada contra os animais, defendendo mesmo que eles não devem estar fechados nas residências o dia inteiro , devendo vir à rua fazer as suas necessidades fisiológicas acompanhados dos seus donos.

O que é de lamentar é que os seus donos não se preocupem em deixar as ruas, jardins e passeios limpos até porque existem sacos para que possam apanhar os dejectos dos seus caninos. Quem assiste a este "espectáculo" fica com a sensação de que estas pessoas não têm o mínimo de respeito pelo seu semelhante, o que é grave, principalmente quando se vê o espaço ( Jardim Autárquico) relvado que devia ser para as crianças brincarem , estar ocupado pelo referidos animais - sem a devida trela- estando os seus donos em alegre cavaqueira.
Faço um apelo a todos os Portelenses , que têm cães , que apanhem os dejectos dos seus animais , bem como àqueles que não os têm que chamem à atençao os prevaricadores para que não deixem as "encomendas" no chão e cumpram a sua obrigação.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

CREDENCIAIS DO SNS RECUSADAS PELOS PRIVADOS

Unidades dos cuidados primários estão a passar credenciais de exames com base na tabela antiga, que podem ser recusadas pelos privados. Ministério já fez alterações para resolver a situação.




Ao fim de 30 anos foi actualizada a tabela relativa ao acesso a exames de diagnóstico e terapêutica em unidades privadas com acordo com o SNS. A tabela e os preços deverá agora ser sujeitos a actualizações anuais. No entanto, a despesa com estes meios não poderá crescer acima dos 10% ou diminuir mais de 5%. Os exames foram sujeitos a aumentos e reduções de preço.

O grosso dos exames sofreu uma subida de cerca de 10%, mas houve casos, como o das análises clínicas, em que a tutela definiu uma descida de 5% do preço
Já no caso dos exames de medicina nuclear, os aumentos foram de 200% no caso da urologia as subidas foram de 120%a 600%.

No entanto os portugueses com problemas venosos ou arteriais, como as varizes, não vão ter comparticipação se precisarem de fazer um ecodoppler, um exame aos membros inferiores que custa entre 80 e 140 euros. Apesar de as varizes afectarem 65% da população, o exame não integra a nova tabela, tendo de ser suportado pelos utentes.

O problema não é novo. O exame nunca foi comparticipado, mas durante muito tempo, os utentes beneficiavam de um acordo de cavalheiros entre as Administrações Regionais de Saúde (ARS) e as clínicas privadas.

Exames Preços até Outubro / Preços da nova tabela
TAC tórax 81.00 .................... 109.71 109.71

TAC cerebral 74.30 .................... 91.80

Ecografia 28.80 .................... 20.12

ECG simples ( ao coração) 7.80 .................... 3.87

Raio X tórax 10.40 .................... 4.20

( Diário de Notícias de 03 de Novembro de 2009)

IGREJA MULTADA POR DESPEDIR PROFESSORA

Um tribunal espanhol condenou hoje o Arcebispado do arquipélago das Canárias a indemnizar com 210 mil euros uma professora que tinha sido despedida por viver com um homem com quem não estava casada.

A decisão acusa o arcebispado de violar os direitos constitucionais à intimidade da professora, Carmen Galayo, condenando também o Ministério da Educação que obriga a re-contratar a docente,

O caso remonta a 2000, quando o responsável de ensino da diocese canária, Hipólito Cabrera, confirmou à docente que o seu contrato não seria renovado por manter uma relação afectiva com um homem que não era o seu marido, de quem se havia separado previamente.

Desde aí a professora nunca foi readmitida, apesar do Tribunal Superior de Justiça das Canárias ter ditado em 2007 a "radical nulidade" da decisão de não renovar a contratação.

Na decisão hoje conhecida, o tribunal considera que a decisão da diocese de não renovar o contrato da professora "constitui uma acção de represália ou vingança" por ter inicialmente levado o caso à justiça

Como tal, a diocese terá agora de pagar uma compensação correspondente aos salários que deixou de receber desde 2001, acrescida de danos morais pelo "impacto social, humano e laboral" que a decisão teve na sua vida.

"Esperemos que a partir de agora o Estado e a Igreja respeitem a Constituição", disse um porta-voz da Confederação Canária de Trabalhadores.

O sindicato critica ainda "a cumplicidade da administração pública com a hierarquia da Igreja Católica" em vez de "defender os seus funcionários".

"O pior é a má imagem do Ministério de Educação, que é o verdadeiro empregador. Esperemos que tanto o Estado como a Igreja passem agora a respeitar a Constituição, acima dos seus acordos mútuos", disse.

A decisão de hoje do Tribunal Canário surge depois de uma polémica decisão do Tribunal Constitucional espanhol que em 2007 deliberou que o despedimento não violava a constituição.

O Constitucional considerou na altura que "cabe às confissões (religiosas) a competência para julgar a idoneidade das pessoas que leccionam", afirmando não haver inconstitucionalidade.

O TC considera por isso não haver inconstitucionalidade no Acordo sobre Ensino e Assuntos Culturais que o governo espanhol assinou com a Santa Sé em 1979 e com base no qual o contrato da docente não foi renovado.

Esta decisão foi amplamente criticada por associações de professores e organizações laicas que a consideraram "grave" e demonstrativa da "ignorância" do TC sobre a realidade dos professores de religião.

Nessa altura a professora manifestou-se indignada com a decisão, que considerou "incompreensível".

"Parece que voltamos à época da Inquisição. Se te separas do teu marido, se bebes uns copos, se tens um filho solteira ou se te juntas a um sindicato, retiraram-te a idoneidade", afirmou.

A docente lembrou que o seu contrato para ensinar tinha sido assinado com o Estado, que é laico, e que os seus salários eram pagos pela administração pública e não pela Igreja.

"Não sou cura, nem freira, nem fiz voto de castidade. Aos padres pedófilos, não os afastam e deixam que continuem a dar aulas de religião", disse.
( Jornal de Notícias de 03/11/2009)

NUNCA FALTA NINGUÉM NAS MESAS DE VOTO, PORQUÊ?

Trabalho nas eleições ainda não foi pago
Cerca de meia centena de pessoas aguarda o pagamento pelos serviços prestados nas assembleias de voto nas eleições legislativas e autárquicas na freguesia de S. João das Lampas, em Sintra. Um atraso inédito, explicou ao Correio da Manhã um dos queixosos, adiantando que estão em causa "150 euros, 75 euros por cada dia de trabalho.

AO SERVIÇO DA NACÃO E DA ...."MASSA", foi o título, sobre este assunto, publicado neste blogue em 28 de Setembro p.p.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

SERÁ NESTE MANDATO QUE AS BARRACAS DA QUINTA DA VITÓRIA IRÃO DESAPARECER?

Acabar com as barracas
Cerca de 700 famílias a viver em habitações precárias não é
um cenário compatível com o concelho de futuro no qual o
presidente reeleito quer transformar Loures. Em entrevista
a O Meu Jornal, Carlos Teixeira disse que existem condições
para a conclusão do Programa Especial de Realojamento
(PER) nos próximos quatro anos, mas a tarefa não será fácil.
Porém, mesmo que isso se verifique, há muitas famílias que
se instalaram em barracas no concelho já depois do recenseamento
do PER, em 1993 – o que quer dizer que não
terão direito a realojamento ao abrigo deste programa. Resolver
este problema será um dos grandes desafios do presidente
reeleito.