sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

PARA TODOS OS PORTELENSES E FAMÍLIAS



UM FINAL DE 2010 COM ALEGRIA E ESPERANÇA E QUE O NOVO ANO, APESAR DO MAU MOMENTO QUE ATRAVESSAMOS, SEJA DE FELICIDADE E DE MUITA FORÇA DE TODOS NÓS PARA QUE ESTE PAÍS SAIA DA CRISE QUE TÃO PROFUNDAMENTE TEM AFECTADO A MAIORIA DOS PORTUGUESES.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

MAIS UMA INAUGURAÇÃO NO C.C.PORTELA!




OUVI DIZER:

Que amanhã dia 30 de Janeiro será inaugurado mais um estabelecimento comercial do ramo da restauração no rés- do- chão dos antigos cinemas.

Será mais uma opção para os visitantes do Centro passarem uns momentos de lazer numa altura em que o stress começa a " tomar conta " dos portugueses
.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

FUTILIDADES



Foi hoje colocada na minha caixa do correio uma revista NP especial natal 2010, com o título FUTILIDADES.
Esta revista que contou com a colaboração escrita ( se calhar também monetária) da sra.presidente da junta da freguesia da Portela, lembrou-me a Associação de Defesa do Consumidor ( DECO)que alerta as pessoas para os perigos depois destas já terem entrado nas "ratoeiras", ou seja;
vêm "prevenir depois da casa arrombada".
Parabéns pela oportunidade da revista.
Lá diz o ditado: "Faça o que eu digo e não faça o que eu faço ".

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

QUE NESTE NATAL A FAMÍLIA ESTEJA UNIDA

ESTA IMAGEM RECORDA-NOS A ALEGRIA DESTA FAMÍLIA PELO NASCIMENTO DE UMA CRIANÇA- NUM DIA DE NATAL- HÁ MILHARES DE ANOS E QUE TODOS OS CRISTÃOS CELEBRAM ANUALMENTE NESTE PERÍODO.



VOTOS DE BOM NATAL E DESEJO SINCERO QUE HAJA PAZ E ALEGRIA EM TODOS OS LARES, APESAR DA CRISE FINANCEIRA QUE BATEU À PORTA DE MILHARES DE PORTUGUESES.
TENHAM ESPERANÇA E NÃO DESESPEREM.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

CUIDADO COM OS FUNCIONÁRIOS" ALÉRGICOS"



Num estabelecimento comercial, um funcionário procedia à contagem de dinheiro.
Envergava um fato de bom corte. Enquanto contava o numerário, pegou num monte de notas e meteu-as no bolso interior.

As câmaras de vigilância filmaram tudo. O homem foi detido e chamado a prestar declarações. Explicou-se:
- "É que eu sofro de uma alergia no sovaco e constantemente preciso de me coçar. Quando estava a contar o dinheiro, deu-me uma comichão.Tive imediatamente de abrir o casaco e coçar-me".

(Mais um profissional com grande "lata".)

TODO O CUIDADO É POUCO... COM ESTES "AMIGOS DO ALHEIO"



Um homem dormitava no interior do seu automóvel, num parque de estacionamento. Dois gatunos entraram no veículo e apontaram-lhe uma navalha, exigindo-lhe dinheiro. Um guarda da PSP surgiu e conseguiu capturar um dos indivíduos, deixando escapar o outro.

O único arguido presente no julgamento tinha uma justificação:
"Meritíssimo Juiz, eu fui enganado. O meu amigo disse-me que aquele carro era dele próprio e que no seu interior estava um ladrão. Por isso é que apontei uma faca àquele senhor, convencido de que ele roubara o automóvel do meu companheiro".

Moral da história:
Para se desempenhar certas "profissões" é preciso ter-se muita "lábia".

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

A ÁGUIA VITÓRIA JÁ TEM SUBSTITUTA

A ÁGUIA VITÓRIA DESPEDINDO-SE DA LUZ NO FINAL DO JOGO COM O RIO AVE


A NOVA " ÁGUIA" OFERECIDA POR PINTO DA COSTA NO FINAL DO JOGO DOS 5-0





A águia Vitória não voou no passado sábado, a anteceder o Benfica-Rio Ave. Poucos minutos antes de começar a partida foi retirado do relvado o poleiro onde a águia pousa e junto à linha houve um desentendimento visível entre o seu dono, Juan Bernabé, e staff do Benfica.

«Proibiram-me de entrar pelo túnel dos jogadores, estou sempre a ser humilhado em todos os jogos. Neguei-me a entrar pela porta da maratona porque estava a chover. passámos muito mal pelo parque de estacionamento, com insultos e agressões. O chefe de segurança Rui Pereira dificulta-me sempre a vida, está sempre a humilhar-me», contou o próprio João Bernabé, pouco depois do incidente, às rádios que estavam junto ao relvado

QUANDO O LEÃO RUGE!



V. Setúbal, 0 - Sporting, 3
Estádio do Bonfim, 209 de Dezembro de 2010
Árbitro: João Capela
V. SETÚBAL: Diego; Ney Santos, Ricardo Silva, Valdomiro, Anderson do Ó; Silva; Zeca, Neca e Miguelito; Pitbull e Jaílson.
Suplentes: Matos; François, Michel, Miguel Lourenço, Sassá e Henrique.
SPORTING: Rui Patrício; Abel, Carriço, Polga, Evaldo; André Santos e Maniche; João Pereira, Valdés (Saleiro), Yannick (Salomão); Liedson (Zapater).
Suplentes não utilizados: Tiago, Torsiglieri, Cedric e Nuno Coelho.
Golos: Yannick (2) e Abel


Um jogo em que o leão dominou durante os noventa minutos, mostrando uma atitude de acordo com a grandeza do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.
Boas festas e até Janeiro 2011

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

REVISTA DE INFORMAÇÃO E JORNAL DE PUBLICIDADE





Foram hoje colocados no receptáculo do meu Lote uma revista da junta de freguesia " Portela mais perto" e um jornal " Notícias da Portela".

Tendo consultado os dois, verifiquei que a revista( com um formato bem estudado) era portadora de notícias que , no geral , interessavam a todos os moradores.

Quanto ao jornal, cujo proprietário é Filipe Esménio , mais parecia a revista Dica, porque da 1ª. à ultima página era quase só publicidade e campanha política para as presidenciais.

Não quero concluir sem deixar de mencionar o post deste blogue de 01 de Dezembro com o título " ONDE PÁRA O JORNAL NOTICIAS DA PORTELA?

"Desde há vários meses que o jornal "notícias da Portela" não é colocado no receptáculo junto à entrada do prédio onde habito.

Será que este executivo da Junta deixou de comparticipar na elaboração do mesmo por a avença BIMESTRAL ser demasiado elevada para os cofres da Junta?

Esta minha observação tem a ver com o facto deste executivo ter um boletim bimestral,chamado "Portela mais perto", bem estruturado e que aborda os assuntos mais relevantes da Freguesia.

Caso esta alternativa fosse economizar- alguns milhares de euros- aproveito para saudar tal decisão".

domingo, 19 de dezembro de 2010

PARQUÍMETROS NA PORTELA


Foram afixados, nas portas de entrada do Centro Comercial, comunicados da Loures Parque que " durante o mês de Dezembro há compensação de 1 hora no estacionamento que acresce ao tempo adquirido no respectivo cartão".

Em face desta decisão da L.Parques mais uma vez se verifica a " boa vontade" da dra.Geni ( Administradora do Centro ) que - não seguindo o exemplo da Loures Parque - resolveu manter as tarifas habituais nos Parques do interior do Centro , mostrando mais uma vez a sua veia de "Tia Patinhas) em detrimento daqueles que contribuem para que o Centro seja uma realidade
.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

SERÁ COINCIDÊNCIA... OU NÃO ?

- A 1ª.FOTO MOSTRA-NOS UM JUÍZ( NO JULGADO DE PAZ ) DITANDO A SENTENÇA.
- NA 2ª. VÊ-SE UM LEILOEIRO , PRESTES A DIZER : " ARREMATADO".




CONCLUSÃO: são estas duas pessoas que decidem;
- NO TRIBUNAL, o juíz bate com o martelo na mesa e diz : "culpado, ou inocente"
- NA SALA DE LEILÕES, o leiloeiro também bate com o martelo e diz: " está arrematado
"

Em tempos de crise será melhor - para o Centro Comercial da Portela - uma Leiloeira em detrimento de um " Julgado de Paz" , porque a afluência de público será muito maior!
Estarei enganado?

QUAL DELES SERÁ PIOR... O LOBO OU O "CORDEIRO"?



" "O FMI está em Portugal pela segunda vez no último mês e meio. A missão dos técnicos de Washington passa pela análise das reformas estruturais necessárias ao País e também da situação do sistema financeiro nacional",segundo notícia do Jornal de Negócios.

COMENTÁRIO : Estes cavalheiros - juntamemnte com o governo português - terão cozinhado mais um PLANO ESPECIAL DE EMAGRECIMENTO(PEC)?


domingo, 12 de dezembro de 2010

MAIS UM "TRABALHADOR" QUE MORRE EM" SERVIÇO"




Abandonam ladrão morto no hospital
Referenciado há muito pelas autoridades por furtos de cobre, Carlos dos Santos Silva, de 33 anos, recusava-se a abandonar a vida do crime. Ontem de madrugada, durante mais um furto, o homem acabou por morrer electrocutado num poste de alta tensão.

O cadáver da vítima foi abandonado por dois amigos à porta do Hospital da Póvoa de Varzim. Os colegas fugiram, de imediato, sendo que a carrinha furtada onde transportaram Carlos viria a ser encontrada horas depois.

A PSP da Póvoa de Varzim não conseguiu, até ao momento, identificar o local onde o acidente teve lugar. No entanto, as graves queimaduras que a vítima tinha em todo o corpo não deixam dúvidas quanto ao facto de o homem ter sofrido uma violenta descarga eléctrica.

Tudo terá acontecido por volta das 00h30, quando os três amigos estavam a roubar cobre de postes de alta tensão. A certa altura, Carlos ter-se-á desequilibrado, agarrando-se aos cabos. Acabou electrocutado, sofrendo uma queda de vários metros de altura. Os cúmplices colocaram-no na carrinha Toyota Corolla, de caixa aberta, e deixaram-no à porta do hospital.

Os bancos da carrinha, que foi apreendida pela GNR da Póvoa de Varzim, estavam completamente ensanguentados, pelo que as autoridades irão agora analisar o sangue de forma a perceber se pertence apenas a Carlos Silva ou a algum dos cúmplices.

MAIS DE 200 FAMILIARES À ESPERA DO CORPO

Mais de duzentos elementos da família de Carlos estiveram, durante todo o dia de ontem, à porta do Hospital da Póvoa de Varzim, à espera de que o corpo da vítima lhes fosse entregue. A família recusou--se a abandonar o local, garantindo que apenas saía do recinto hospitalar quando o cadáver fosse para o Instituto de Medicina Legal.
( jornal "Correio da Manhã)

COMENTÁRIO:
Seria bom que o IEFP desse cursos de formação a estas pessoas, para que fossem conhecedores do trabalho perigoso que têm de efectuar durante a noite.
Dos 200 familiares, quantos têm RSI( Rendimento Social de Inserção)?
Ainda há familias unidas!

O NATAL CHEGOU MAIS CEDO

Taça de Portugal
Setúbal 2 Sporting 1
Na véspera do jogo, dizia Paulo Sérgio:
"Este jogo é mais uma final"
O que ele queria dizer era:
Este jogo é mais "um final" para o Sporting. Adeus


AS LARANJAS FORAM MUITO INDIGESTAS . ESTOU NA RESSACA


Quanto ao jogo, uma vitória justa dos setubalenses que foram mais eficazes ao contrário do sporting.
Parábens aos vencedores, especialmente ao Manuel Fernandes que é um grande sportinguista, mas acima de tudo deu provas do seu brio profissional que honrou mais uma vez com a sua dignidade como homem.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

LIEDSON NOS TEMPOS ÁUREOS

QUANDO LIEDSON ERA O TERROR DOS GUARDA-REDES



A MINHA GRATIDÃO POR ESTES MOMENTOS INESQUECÍVEIS

OBRIGADOOOOOOOO..... LIEDSON

PLANTA DECORATIVA CASEIRA MAS... MUITO PERIGOSA

NUNCA É DEMAIS RECORDAR OS PERIGOS QUE PODERÃO EXISTIR NOS NOSSOS LARES!

Em Espanha, as farmácias distribuiram desdobráveis com a descrição desta planta, que sabia que era venenosa ou tóxica, mas não sabia que era tão fulminante.
Tenham cuidado e evitem esta planta. Se a tiverem não a manipulem sem o devido cuidado.


DIFFEMBACCHIA CAMILA.







Esta planta tão linda que vemos na foto, chama-se difembaquia da variedade camila, que se comercializa como uma formosa planta decorativa, de aparência inofensiva.

Na realidade contém um dos venenos mais tóxicos e poderosos da natureza.

Li algo sobre esta planta na internet e só uma página sobre plantas ornamentais indica, de maneira aproximada, qual é o seu nível de toxicidade, que é, na verdade, extremo...

Sabe-se que a seiva leitosa concentrada no talo e junto ao pecíolo da folha, é usada tradicionalmente por indígenas amazónicos para envenenar a ponta dos seus dardos de caça. O simples contacto da mão sobre os olhos após a sua manipulação, produz cegueira temporaria. Pode causar a morte de um bébé em pouco menos de dez segundos e normalmente asfixia uma pessoa em pouco menos de vinte minutos.... Nunca se deve manipular sem luvas de cabedal ou borracha e sempre com extrema precaução.

A informação disponivel na internet trivializa a sua potência letal... Como é tão popular, será conveniente que as pessoas conheçam as suas características naturais para que possam decidir se vale a pena tê-la como ornamento, quando um simples contacto casual, acidental ou provocado pode causar-nos a morte em poucos instantes
.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

QUE GRANDE CONFUSÃO NA SALA DE AULAS



Joãozinho (Versão japonesa actualizada)



No primeiro dia de aulas numa escola secundária, a professora apresentou aos alunos um novo colega, SAKIRO SUZUKI, do Japão..

- A aula começa e a professora diz : Vamos lá testar os vossos conhecimentos de história e política.
Quem disse: 'Dê-me a liberdade ou a morte'?
Silêncio total na sala.
Apenas SUZUKY levanta a mão e diz:
- Patrick Henry em 1775 em Filadélfia
.
Muito bem, SUZUKY.

- E quem disse: 'O estado é o povo, e o povo não pode afundar-se?'
- Abraham Lincoln em 1863 em Washington.
A professora olha os alunos e diz: Vocês não têm vergonha?
SUZUKY é japonês e sabe mais sobre a história americana do que vocês!
Então, ouve-se uma voz baixinha, lá ao fundo: Vai levar no ... , japonês filho da p...!
Quem foi?! grita a professora.
SUZUKY, levanta a mão e sem esperar responde:
- General McArthur em 7 de dezembro de 41 em Pearl Harbour, e LeeIacocca em 1982 na Assembleia Geral da Chrysler.

- A turma fica silenciosa, apenas se ouve ao fundo da sala: Acho que vou vomitar.
A professora grita:- Quem foi?
E SUZUKY:
- George Bush (pai) ao Primeiro-Ministro Tanaka durante um almoço, em Tokio, em 1991
.

- Um dos alunos grita:- Chupa-me a gaita! E a professora muito irritada, grita:
- Já chega! Quem foi agora?
E SUZUKY, sem hesitações: - Bill Clinton a Mônica Lewinsky, na Sala Oval da Casa Branca, em Washington, 1997.

- E outro aluno levanta-se e grita:- Suzuki é uma merda!
E SUZUKY responde:
- Valentino Rossi após o GP de Motociclismo no Rio de Janeiro em 2002.

- A turma fica histérica, a professora desmaia, abre-se a porta e entra o director, que pergunta:
- Que merda é esta?! Nunca vi uma confusão destas!
E SUZUKY continua:
-José Sócrates para o Ministro da Administração Interna ao ler o relatório sobre a coordenação do combate aos incêndios florestais.


- O director fica irado com a indisciplina da turma e exclama:
- Cambada de mariquinhas , vocês têm que ser homens a sério!
E SUZUKY fecha:
- Jorge Jesus depois do Benfica-Académica, do Nacional-Benfica , do Guimarães-Benfica e do Porto-Benfica.

do(Vermelhices.com)

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

DO 28 DE SETEMBRO 1974 AO 25 DE NOVEMBRO DE 1975

PARA QUE OS MAIS NOVOS SAIBAM UM POUCO DESTE PERÍODO E QUE OS MAIS VELHOS NÂO O ESQUEÇAM!

- 28 DE SETEMBRO DE 1974


É a partir desta data que o Copcon (comando operacional do continente) "inicia a sua actividade como corporação policial", efectuando detenções, apreensões e bens e congelamento de contas bancárias. O 28 de Setembro constitui, assim, a data-chave em que verdadeiramente se inicia o ciclo da violência e da arbitrariedade, pelo abandono das finalidades revolucionárias de garantia de direItos e de criação de um Estado legal pela criação dum aparelho repressivo com poderes extremamente latos e indefinidos." Na noite de 28 de Setembro, depois de ter sido cancelada a manifestação da "maioria silenciosa", inicia-se uma acção que se irá prolongar por vários dias e na qual terão sido presas "à roda de 300" pessoas, sobretudo elementos ligados a manifestação, políticos do antigo regime e dos partidos e jornais situados à direita e elementos com destaque na vida financeira e social. As prisões foram feitas pelo Copcon mas também por "grupo civis ou pelo menos orientados por civis"

"Toda a actividade incriminatória subsequente ao 11 de Março é desenvolvida e organizada extra-judicialmente, numa deliberada e total confusão entre vontade política de poder e acção jurisdicional". Foram presos 144 militares e 39 civis, muitos deles enviados para o Forte Militar de Caxias. Isto além das prisões feitas em Beja e no Porto, onde os presos foram colocados na prisão de Custóias.



- 11 DE MARÇO DE 1975


Portugal assistiu a uma «intentona» para pôr fim aos excessos revolucionários. Tropas pára-quedistas atacam o Regimento de Artilharia de Lisboa, mas são derrotadas pelo COPCON. Acontecem as nacionalizações e as prisões voltam a encher-se.
Paulo Tavares
Portugal estava ao rubro em Março de 1975. A «Revolução dos Cravos» tinha acontecido em Abril do ano anterior, pondo fim a um regime autofágico, e o regresso da liberdade punha a direita e a esquerda em rota de colisão. Na manhã desse já longínquo dia, e por instigação do então general Spínola, pára-quedistas de Tancos atacam o Regimento de Artilharia de Lisboa, bem como o aeroporto.

- 25 de NOVEMBRO DE 1975



Na sequência dos acontecimentos do 25 de Novembro, terão sido presos 160 indivíduos, dos quais 15 civis. Em comparação com o que ocorreu na sequência do 28 de Setembro e do 11 de Março, a comissão assinala alguns aspectos positivos: a presteza no início dos processos; a libertação progressiva dos presos; o cometimento à entidade adequada das averiguações para apuramento das responsabilidades individuais.

Os regimentos

no Regimento de Polícia Militar (RPM)
A comissão recolheu queixas de 17 pessoas sobre arbitrariedades cometidas por militares do RPM.
Um civil, preso em Outubro de 1975, por suspeita de ter colaborado na agressão ou tentativa de roubo a um furriel, queixa-se de "ter sido espancado ao longo de cinco dias, com o que lhe provocaram feridas diversas" e de "ter sido obrigado a dar duas voltas à parada, a rastejar, nu, a beijar as botas dos militares e o emblema do regimento". "Mais refere tentativas de sevícias sexuais, ameaças de morte com uma pistola e de lançamento por uma janela". A um militar, preso na mesma altura, por denúncia de uma prostituta que o acusava de ser chefe de uma quadrilha de ladrões, "ameaçaram-no de irem buscar o filho, de oito anos de idade, e de o agredirem na presença dele até confessar os crimes praticados". Os militares ouvidos sublinharam que "no RPM reinava um ambiente de generalizada indisciplina, mesmo anarquia". Um caso de tortura por espancamento resultou em internamento hospitalar por 14 dias, com perda de conhecimento durante dois dias.

Regimento de Artilharia de Lisboa (RALIS)
A Comissão recolheu queixas de 11 pessoas, que formam a parte mais brutal do relatório.
José Jaime Coelho, ex-fuzileiro, foi "sequestrado" a 15 de Maio de 1975 por vários militares do Ralis e um civil, tendo sido levado, de olhos vendados, para uma casa particular, no Restelo, onde "foi interrogado e maltratado". O interrogatório incidia sobre actividades relativas a um eventual golpe de Estado. "foi atado de pés e mãos, agredido por várias formas até ao ponto de desmaiar, sofreu tortura psíquica por saber que a sua mulher também estava presa, ouvir os seus gritos e assistir a actos indecorosos contra ela". Foi levado ainda para outra casa na zona de Sintra, onde "fizeram-lhe suportar nos olhos a incidência de raios infra-vermelhos", enfiaram-lhe um balde na cabeça, ameaçaram-no de morte e torturam-no em posição de estátua. Depois de ter passado pelos hospitais de Santa Maria e de Caxias, ficou preso em Caxias. Esteve três meses em regime de incomunicabilidade.
A sua mulher, Maria Natércia Coelho da Silva, foi levada do hotel onde estava, a 15 de Maio de 1975, por seis ou sete indivíduos de camuflado. Foi levada à presença do marido na casa do Restelo, amarraram-na de pés e mãos e deram-lhe comprimentos. "quando acordou tornaram-lhe a bater, durante toda a noite, não a deixando dormir; cerca das 11 horas do dia seguinte, deram-lhe a beber um líquido de cor branca, de sabor muito amargo e foi levada à presença do marido, o qual estava deitado sobre uma mesa, sem dar acordo de si, com os olhos negros a espumar, pela boca, um líquido negro; não se recordo do que lhe aconteceu a seguir, até cerca das 15 horas, altura em que um indivíduo a agarrou e levou de rastos para outro quarto tornando-lhe a bater; foi levada pouco depois para outra sala, onde ficou sozinha com outro indivíduo que a ameaçou, lhe bateu, a mordeu e a tentou violar (...) mais tarde apareceram duas raparigas que lhe bateram, a morderam e não permitiram que dormisse". A 17 de Maio foi levada para o Ralis e no dia seguinte conduzida para a estação de Santa Apolónia.
O alferes Marcelino da Mata "foi torturado com choques eléctricos nos ouvidos, sexo e nariz, de que resultou ter desmaiado".
O aspirante José António Cardoso Veloso e o seu pai, o juiz conselheiro do Supremo Tribunal Administrativo, Francisco José de Sousa Veloso, foram presos a 18 de Maio de 1975. Foram levados para o Ralis, onde o juiz "foi sujeito a interrogatórios e maus tratos e onde o seu filho foi torturado e seviciado". Pretendiam que confessassem fazer parte de uma "rede contra-revolucionária que preparava um golpe contra o regime". A descrição da tortura ao aspirante é feita pelo pai: "Voltado para a parede, com os braços ao alto, foi espancado com bofetadas, murros e chicotadas com cinturão, pontapés nas pernas e tornozelos, batimentos contra a parede, umas vezes com a cabeça outras com o corpo todo; foi obrigado a rastejar, fizeram-lhe torções de braços atrás das costas e pressões e apertões em pontos dolorosos; por duas ou três vezes simularam estrangulá-lo, apertando-lhe o pescoço com as mãos até não poder respirar e ficar cianusado; apontaram-lhe uma pistola à nuca e às têmporas; deitado de barriga para baixo, dobraram-lhe as pernas para trás na máxima extensão possível e ligaram-lhe com uma corda o pescoço, as mãos e os pés, ficando estes quase junto da nuca o que o obrigava a arquear o corpo e levantar a cabeça para não se estrangular a si próprio (...) foi picado com uma navalha em várias partes do corpo e apertaram-lhe violentamente os testículos com a mãos, duas ou três vezes".
A Comissão conclui que os sequestros de Coelho da Silva e mulher foram "levados a efeito por instigação de militantes do MRPP, civis e militares, os quais também nelas tomaram parte, denunciando Coelho da Silva como elemento do ELP [Exército de Libertação de Portugal] e empenhado em actividades clandestinas".

Algumas Conclusões
Foram praticados dois crimes de cárcere privado, acompanhados de tortura e violenta agressão física, imputáveis a civis e militares
· Houve centenas de prisões arbitrárias, sendo de destacar as efectuadas na sequência do 28 de Setembro e do 11 de Março e as desencadeadas, com cariz diferente, a partir do regimento de Polícia Militar
· Algumas dessas prisões resultaram de denúncias anónimas, outras de informação ou indicação de organizações partidárias ou sindicais e muitas de solicitações verbais, até telefónicas, designadamente do Gabinete do primeiro-ministro, do Ministério do Trabalho, do SDCI, do Serviço de Coordenação da Extinção da PIDE/DGS e Legião Portuguesa, da comissão "ad hoc" para o 28 de Setembro, da comissão de inquérito ao 11 de Março, do gabinete do Almirante Rosa Coutinho.
· Em muitos caos não foram utilizados mandados de captura
· Os mandados de captura e de busca emitidos pelo COPCON eram, na generalidade, assinados em branco
· Houve casos de detenções por longos períodos de tempo sem que tivesse chegado a ser organizado qualquer processo, permanecendo os detidos em estado de completo abandono e esquecimento
· Muitos interrogatórios foram executados por militares sem preparação técnica ou mesmo por civis introduzidos por organizações políticas
· Houve tortura sistemática, exercida sobre quatro indivíduos, no Ralis, com agressão física violenta, que lhes provocou traumatismos diversos
· Houve outros caos de tortura física esporádica, designadamente no Regimento de Polícia Militar
· Houve muitos casos de maus tratos físicos exercidos sobre presos, que se traduziram em espancamentos, por vezes praticados por vários agressores actuando em simultâneo
· Foram exercidas sevícias sistemáticas sobre presos, com o fim de os humilhar e lhes infligir castigos corporais, traduzidos em agressões, rastejamento no solo, corridas forçadas, banhos frios com mangueira e imposição de beijarem as insígnias duma unidade militar, incrustadas no pavimento
· Houve casos de tortura moral, traduzidos em insultos, manobras de intimidação e ameaças, inclusivé com armas de fogo
· Tomou-se conhecimento de casos de coacção psicológica, com ameaça de prisão de familiares e de publicação de arranjos fotográficos
· Diversas prisões foram efectuadas com despropositado aparato bélico
· Elementos da PIDE/DGS estavam presos há mais de dois anos, sem julgamento
· Os períodos de incomunicabilidade e isolamento dependeram do arbítrio de entidades militares, tendo alguns detidos sofrido períodos desse regime que chegaram a atingir cinco meses. Esse regime incluía a privação de exercício físico e o impedimento de contactar com advogado ou defensor.
· Houve casos de graves deficiências de assistência médica, de deficiente assistência religiosa, de privação de correspondência e de artigos de higiene e de supressão arbitrária de visitas
· No regimento de Polícia Militar chegaram a permanecer, em autêntica promiscuidade, 60 detidos em espaço apenas suficiente para um máximo de oito.
· Assistiu-se a uma generalizada demissão de funções, a todos os níveis, com um Executivo incapaz de administrar e pronto a acolher todo o tipo de exigências, mesmo as mais demagógicas
· Foi notória a falta de estruturas com capacidade de resposta para os problemas novos que surgiram

-O 11 de MARÇO de 1975 e o MINI BALEADO


Este episódio omisso é daqueles indesmentíveis na sua substância, porque foi filmado por uma equipa de televisão a trabalhar para uma cadeia estrangeira (salvo erro, francesa) que estava nas proximidades da porta de armas do então RAL 1* durante os acontecimentos. Este filme, que só anos depois passou em Portugal, mostra um Mini com dois ocupantes (um condutor e uma acompanhante) que abranda e pára perante uma barricada montada por militares diante do quartel. Não se percebe o que se terá passado enquanto o carro esteve parado, há várias versões sobre a troca de palavras…

As imagens de maior impacto surgem depois de fazerem sinal ao Mini para prosseguir, quando, à medida que o carro se afastava se começam a ouvir tiros esparsos até que o Mini acaba por parar. As câmaras aproximam-se dele e vê-se os dois ocupantes cobertos de sangue enquanto ainda se consegue ouvir da assistência um desagradabilíssimo " Estes já não fazem mal a ninguém…" Essas imagens, de origem estrangeira mas referentes a um importante acontecimento passado em Portugal, permaneceram por anos desconhecidas dos portugueses, num Portugal que se orgulhava do fim da censura e da liberdade da informação…



sábado, 4 de dezembro de 2010

SERÁ QUE UNS SÃO PORTUGUESES DE 1ª. E OUTROS DE 2ª.?




Fernando Pinto diz que a TAP já fez ” a redução que está a ser pedida”.

O presidente da TAP garantiu ao Económico que não vai pedir regime de excepção no que se refere à descida de salários, decretada no Orçamento.

Fernando Pinto prefere falar em congelamento de salários. “Tenho uma pressão muito grande dos sindicatos que demonstram que a TAP é gerida de forma completamente diferente do perfil Estado”, afirmou Fernando Pinto aos jornalistas à saída da comissão de Obras Públicas, onde esteve em audiência durante três horas e meia.

Usando como argumento o facto de os trabalhadores da TAP terem tido aumentos de 4,6% num período em que os trabalhadores da Função Pública tiveram aumentos de 10,5%, Fernando Pinto disse que a TAP já fez ” a redução que está a ser pedida”.

O presidente da TAP dsse ainda que a empresa apresentou hoje à tutela o plano de redução de custos, que permitirá poupar cerca de 180 milhões de euros.
-----------------------------------------------------------------------------------
MEU COMENTÁRIO:
Quando os funcionários públicos tiveram aumentos de 10,5% e os da Tap 4,6%, não houve qualquer palavra dos senhores sindicalistas.
Agora que os funcionários públicos vão sofrer redução nos seus salários já fazem ouvir o seu discurso:´" Os funcionários das empresas públicas também devem ver os seus vencimentos reduzidos como a função pública".
Estou de acordo desde que os funcionários das empresas, como a Tap, passem a descontar para a Caixa Geral de Aposentações e se reformem com o último vencimento que auferiam antes da aposentação.
Exemplo:
- Um funcionário público, muitos vezes quando se vai aposentar está à espera de mais um "nivel", porque é de acordo com último vencimento que será aposentado, desde que tenha o tempo total de serviço.
- Um funcionário da Tap quando se reforma- com o tempo todo - só tem direito no máximo a 80% e as contas são feitas de acordo com os 10 melhores anos dos últimos 15

Quanto à assistência na saúde, o funcionário da Tap tem o Serviço Nacional de Saude(SNS) e o do estado a ADSE, que apesar dos últimos conflitos ainda é uma benesse.

Será isto justo?


JÁ NÃO SE PODE FAZER " TURISMO" NO ESTRANGEIRO!



OUVI DIZER:
Que um casal residente na periferia da Portela foi detido em Marrocos- onde está a aguardar julgamento- por ser portador,ou não, de 100 quilos de "literatura" da pesada.

Talvez este casal esteja a ser "vítima" da grande vontade de conhecer o norte de Àfrica, dado que o indivíduo do sexo masculino até passava a maior parte dos dias sentado numa cadeira à sua porta a ver a paisagem- talvez por "limitações físicas" ao trabalho normal.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

HERANÇA. PARA QUEM OS BENS DO FALECIDO!



Quando morre alguém, coloca-se logo o problema de saber para quem ficam os bens do falecido. Dinheiro, automóveis, casas, mobiliário, estabelecimentos comerciais: tudo tem de ser repartido pelos herdeiros.

Se o falecido era casado e deixou viúva, a primeira coisa a fazer é saber se o casamento ocorreu antes ou depois de 1 de Abril de 1967.

Se casaram antes desta data, quase de certeza que o regime de bens era o da comunhão geral. Todos os bens pertenciam ao marido e mulher em partes iguais. Todos os bens são comuns. Só não será assim se, antes de casarem, os dois se deslocarem ao notário para declarar que não pretendiam adoptar aquele regime.

Em caso de dúvida, basta pedir uma certidão de casamento. Depois, verifica-se se houve ou não convenção antenupcial. Se não tiver existido, confirma-se que o regime era o da comunhão geral. Se tiver havido convenção antinupcial, a certidão de casamento mencionará qual o regime de bens adoptado.

Se o casal contraiu matrimónio após 1 de Abril de 1967, nesse caso o regime de bens será o da comunhão de adquiridos. Só não será assim se tiver havido convenção antinupcial ( o que é raro) ou se um deles já tinha sessenta anos ou mais quando ocorreu o casamento. Mais uma vez, em caso de dúvida, deve requerer-se uma certidão de casamento. Vigorando o regime de comunhão de adquiridos, os bens que tiverem sido obtidos antes do casamento são próprios.
São igualmente próprios os que tiverem sido herdados. Os restantes são comuns.

Portanto, quando morre alguém, metade dos bens comuns do casal pertencem logo por direito próprio ao viúvo ou viúva. É o que se chama a meação do cônjuge sobrevivo.
Deste modo, metade fica logo para o viúvo ou viúva. Mas só é assim quanto aos bens comuns.

Se houver bens próprios, como uma casa herdada dos pais ou adquirida antes do casamento, a situação é diferente. Aí, o cônjuge sobrevivo apenas recebe o seu quinhão hereditário. Feita a divisão em metade dos bens comuns, resta partilhar entre os herdeiros a metade que pertencia ao falecido.

Se restaram até três filhos, divide-se a referida metade em partes iguais entre os filhos e a viúva.

Suponhamos que o falecido deixara dois filhos e os bens resumiam-se apenas a uma casa comprada depois do casamento. A viúva fica automaticamente com metade. A outra metade é dividida em três partes iguais: uma para ela e as outras duas para cada um dos filhos. Quer dizer que à viúva cabe metade mais uma sexta parte. Os dois filhos recebem um sexto cada um.

Tratando-se de uma conta bancária no valor de seis mil euros, a herança seria dividida da seguinte forma. Três mil euros cabiam logo à viúva, por tratar-se da sua meação. O restante seria dividido em três partes. No final, caberiam quatro mil euros ao cônjuge sobrevivo e mil euros a cada um dos filhos.

SPORTING ,1º.CLASSIFICADO NO GRUPO C


Sporting, 1 - Lille, 0

Estádio José de Alvalade, 01 de Dezembro de 2010

SPORTING: Rui Patrício; João Pereira, Carriço, Polga, Evaldo; Pedro Mendes, André Santos, Maniche (Zapater); Yannick (Valdés), Liedson e Postiga (Vukcevic).

Suplentes não utilizados: Tiago, Torsiglieri, Saleiro e Nuno Coelho.

LILLE: Landreau; Beria, Chedjou, Rozehnal, Emerson; Gueye, Mavuba, Balmont; Hazard, De Melo e Obraniak.

Suplentes: Mouko, Debuchy, Cabaye, Sow, Frau, Rami, Dumont.

Golo: Polga 28'

1º Sporting -> 12 pontos... 2ºGent> 7 pontos...3ºLille> 5 pontos...4ºLevsky> 4 pontos

O Sporting é o primeiro classificado do Grupo C da Liga Europa e tem lugar garantido entre as 32 equipas que vão lutar para chegar à final. Ao jogo de importância extrema que elevava ao expoente máximo os níveis de pressão, concentração e motivação que fora a recepção ao líder FC Porto, seguiu-se o embate em Alvalade com uma equipa que os leões já haviam vencido, fora, com as "segundas linhas", para garantir algo praticamente garantido, mas que necessitava confirmação: o apuramento imediato para os 16 avos-de-dinal da Liga Europa.

Os leões não foram intensos e dominadores como noutros encontros - frente ao FC Porto, por exemplo -, mas foram pragmáticos o suficiente para controlar as operações, não tremer ante as investidas dos gauleses e... fazer-lhes cair o céu em cima da cabeça, com um golo do mais insuspeito goleador (Polga) e gerir então a vantagem que garante presença na prova além da fase de grupos, escudados no primeiro lugar que pode fazer evitar os "tubarões" que entram em campo chegados da Champions.

VIVA O SPORTING

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

ONDE PÁRA O JORNAL "NOTÍCIAS DA PORTELA?"




Desde há vários meses que o jornal "notícias da Portela" não é colocado no receptáculo junto à
entrada do prédio onde habito.

Será que este executivo da Junta deixou de comparticipar na elaboração do mesmo por a avença BIMESTRAL ser demasiado elevada para os cofres da Junta?

Esta minha observação tem a ver com o facto deste executivo ter um boletim bimestral,chamado "Portela mais perto", bem estruturado e que aborda os assuntos mais relevantes da Freguesia.

Caso esta alternativa fosse economizar- alguns milhares de euros- aproveito para saudar tal decisão.