segunda-feira, 30 de novembro de 2009

BARRACAS NA QUINTA DA VITÓRIA ATÉ QUANDO?

O que se publica a seguir foi assinado em 2007:

"Protocolo entre a Câmara de Loures e Sogiporto garante realojamento de famílias
1/6/2007
De acordo com o protocolo, a Sogiporto – Gestão Imobiliária, Lda., compromete-se a demolir as barracas da Quinta da Vitória, terreno do qual é proprietária, realojando ou indemnizando as 236 famílias do bairro. Em 2006, num inquérito realizado pelo Município de Loures, a maioria das pessoas manifestou preferência por receber uma indemnização para aquisição ou arrendamento de uma habitação. A Sogiporto suportará o valor a conceder a estes agregados familiares, que “ascenderá, na sua totalidade, aos 5 milhões de euros”, segundo Humberto Leite, administrador da empresa.
A Sogiporto assume ainda a obrigação de efectuar a demolição das barracas, logo que as mesmas vão ficando devolutas, e de remover todo o entulho. As restantes famílias que optaram por ser realojadas em fogos municipais, terão a oportunidade de habitar num dos 68 fogos a ser construídos na Quinta do Candeeiro, em Moscavide, propriedade municipal. A empresa tem 180 dias para apresentar à câmara o projecto de construção e, depois deste ser aprovado pela Autarquia, mais 365 dias para concluir a obra.
De referir que todos os agregados familiares que se encontram a residir na Quinta da Vitória estão recenseados no Programa Especial de Realojamento (PER), projecto que concede apoio financeiro para a construção de habitações destinadas ao realojamento de famílias carenciadas, que se encontrem a residir em casas sem as mínimas condições de higiene e salubridade. De acordo com João Pedro Domingues, Vereador com o pelouro da Habitação, presente no evento, os realojamentos no concelho de Loures “deverão estender-se até 2009, prevendo-se realojar cerca de 1300 famílias que ainda se encontram à espera da sua habitação”.
Mas o trabalho da Autarquia neste ramo não se esgota aqui. A grande meta passa por garantir a requalificação da malha urbana, pelo que está previsto nascer na Quinta da Vitória um espaço destinado à habitação, comércio e serviços.
Além da Presidente da Junta de Freguesia da Portela, Maria Geni Veloso, e do Vereador do Ambiente, João Galhardas, também Carlos Teixeira, Presidente da Câmara de Loures, esteve presente na cerimónia, referindo que “o principal objectivo do protocolo é a redução de um problema dramático que ainda se vive no concelho de Loures, que são as famílias por realojar. Esperamos que, em 2009, este flagelo tenha fim, mas para isso é preciso trabalhar em conjunto. Agradeço a Maria Geni Veloso, que sempre esteve presente desde o início do processo, e quero elogiar a postura, atitude e disponibilidade da Sogiporto. Loures é um concelho que já começa a figurar no mapa. As pessoas já nos procuram e respeitam”, concluiu o autarca..

1 Comentários:

Às 6 de junho de 2010 às 13:36 , Anonymous Anonymous disse...

quero mostrar a minha descrença total dos nossos politicos,foi anunciada o fim da quinta da vitoria para 2004 passou para 2009 asim vai mentindo os moradores.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial