domingo, 17 de abril de 2011

COMO REDUZIR O DÉFICE.



"17.Abril.2010.Pelo segundo dia consecutivo da visita de Cavaco Silva à República Checa, o presidente checo Vaklav Klaus questionou o défice português. Ontem, no discurso de abertura do seminário económico (que era suposto favorecer os negócios entre os dois países), Vaklav Klaus usou o seu estilo rude para, ao lado de Cavaco Silva, lançar críticas ao défice nacional. “Fiquei muito surpreendido porque Portugal não parece muito preocupado”, disse Klaus, com o défice que identificou como sendo de 8%. [O défice do ano passado foi de 9.4%, a previsão para este ano é de 8.3%].

Dirigindo-se directamente a Cavaco Silva, Klaus ironizou: “Por favor, senhor Presidente, não diga a ninguém que tem um défice muito maior do que o nosso...”. E então Klaus proclamou-se contra o keynesianismo (que o presidente português perfilha) e afirmou que, na sua opinião, a economia há-de recuperar por si própria.
Na véspera, Klaus já se tinha insurgido contra os países como Portugal que têm défices excessivos. “Queria dizer que para mim é inimaginável que um país possa admitir um tal défice, como acontece nos últimos tempos nos países europeus. Como ministro das Finanças e como primeiro-ministro eu nunca admitiria tal défice”.



COMO O PRESIDENTE CHECO TENTA REDUZIR O DÉFICE, UM ANO DEPOIS:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial