quarta-feira, 18 de maio de 2011

"JARDIM , A GRANDE FRAUDE "- (PARTE 2)



- O IMPÉRIO RAMIFICADO

"Sobre Jaime Ramos & Filho muito há para contar. Mas é preciso estar atento aos próximos tempos, poia a procissão ainda vai no adro e o que está para vir mostra-se excitante.

O Garajau na sua edição de 8 de Abril de 2005, publicou a seguinte manchete, dedicada aos Ramos: « Eles estão ricos!». Por baixo, esta chamada: «A "viloada" vota e eles enriquecem. O Garajau mostra a fortuna declarada do papá Jaime Ramos & Filho. São os nossos políticos-empresários.»

O jornal foi consultar as declarações sobre o valor patrimonial e dos rendimentos de Jaime Ramos e de seu filho, declarados junto do Tribunal Constitucional, e «descobriu» que após cada legislatura aqueles políticos-empresários estão cada vez mais ricos.

O que leva o jornal a concluir que a célebre afirmação do Dr.Jardim: «Não admito que à minha sombra haja gente a enriquecer com a política», é só para inglês ver...
O artigo começa com um quadro com os nomes das 40 empresas de pai e filho. A maioria é da Madeira, mas aparecem empresas em Lisboa,Açores,Brasil,Cabo Verde e Canárias.

Os negócios vão das obras públicas ao imobiliário,cimentos,rent a car,iluminações,químicos,tratamento de águas e resíduos,turismo,armazéns e rádios,entre outras áreas. Na Zona Franca da Madeira tem pelo menos registadas
duas empresas: A Procomlog,combustíveis e logística,Lda e a AECO-Asfaltos,Emulsões e Combustíveis,SA. mpressiona na verdade.

Voltando ao texto do Garajau, que aqui reproduzo com a devida vénia:
« Na declaração entregue por Filipe Ramos em 2000, confirma-se que o "pobre rapaz" é dono de um prédio urbano na freguesia da Sé e detentor de capitais em cerca de seis empresas, tendo uma delas a sua sede no Brasil. Também tem aplicações no Fundo de Investimento do BES e acções na Portugal Telecom e um automóvel BMW 3.16.i.

Além do cargo de deputado, também acumula a gerência/administração de 15 empresas.(..) Era na altura tesoureiro da Cooperativa Nossa Casa e vogal do Conselho Fiscal do União da Madeira SAD».

Em 2005 a cruel publicação voltou à carga:
" Demos uma olhadela no seu património e vimos que o negócio prospera a olhos vistos. Além daquilo que tinha em 2000, Filipe é agora proprietário de uma habitação na Ajuda, titular de acções na Brisa SA, Portugal Telecom e F.C.Porto, e passou também a gerir/administrar 11 empresas, totalizando 26, só em 2004. Acumula tudo isso com a presidência da Associação dos Jovens Empresários».

O património do pai Jaime Ramos é, naturalmente, mais sugestivo. Este destacadíssimo político-empresário jardinista, que detém cargos-chave na vida político-económica do arquipélago, em 2004, além do que tinha declarado anteriormente, possuía um «património imobiliário composto por uma fracção habitacional na Levada dos Barreiros, uma residência na rua do Dr.Pita e uma fracção de luxo nas Twin Towers, em Campolide,Lisboa. Também é detentor de 23527 acções e 1014 Obrigações no BCP, 4920 acções no FCP e dono de várias empresas na Madeira, na sua zona Off Shore,Continente,Brasil,Açores,Cabo Verde, num total de 32 empresas, que por sua vez são detentoras de vasto património, com interesses em várias áreas»

Segundo o Garajau,«muitas das suas empresas entroncam com as empresas do Grupo Siram, do também deputado laranja Sílvio Santos».

Chegado aqui, só uma pequena nota: de acordo com a declaração de rendimentos entregue no Tribunal Constitucional em 2004 pelos políticos madeirenses, os três que mais facturaram foram Jaime Ramos(418071 euros), Guilherme Silva(316954 euros) e... Jaime Filipe Ramos(212281 euros.

Dois anos depois, através das declarações respeitantes a 2006- as últimas disponíveis no TC- verifica-se que Jaime Ramos quase duplicou os seus rendimentos: 752660 eutros(314772 euros de rendimentos de trabalho dependente e 437888 euros de trabalho independente). Qualquer coisa como 150 mil contos. Ou cerca de 11 mil contos vezes 14 meses."

Continua ( no próximo post: "Uma senhora Fundação-A FSDM-Fundação Social Democrata da Madeira).


0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial