domingo, 13 de maio de 2012

A CÂMARA NÃO QUER ACABAR COM AS BARRACAS DA QUINTA DA VITÓRIA!!!!

~

Muito se tem falado e escrito sobre a erradicação das barracas da Quinta da Vitória mas - pelo que a seguir fica escrito - facilmente se percebe quem são os grandes culpados pela continuação destas barracas,ou seja a CÂMARA MUNICIPAL DE LOURES.

1.PUBLICADO PELO JORNAL DE NOTÍCIAS EM 01 DE JUNHO DE 2006:
Quinta da Vitória com fim à vista
A Câmara Municipal de Loures e a Sogiporto, empresa proprietária dos terrenos do bairro da Quinta da Vitória, na Portela, concelho de Loures, assinaram ontem um protocolo com vista à erradicação daquele bairro degradado. O acordo prevê o realojamento ou indemnização das 1187 pessoas que vivem naquela zona de barracas.

Com este protocolo, a Sogiporto comprometeu-se a construir 68 fogos num terreno municipal em Moscavide, para realojamento das famílias da Quinta da Vitória que optaram por ser realojadas em fogos municipais.

Das 236 famílias da Quinta da Vitória, 82 serão realojadas em fogos municipais, ao passo que 154 receberão uma indemnização para adquirir ou arrendar uma casa no mercado. Esta compensação ficará a cargo da Sogiporto, que assume ainda a obrigação de demolir as barracas.

As indemnizações - que, no total, ascenderão aos cinco milhões de euros - serão estabelecidas caso a caso, como tem vindo a ser feito desde Junho do ano passado, altura em que a Sogiporto começou a negociar com os habitantes da Quinta da Vitória. Ao que o JN apurou junto de fonte da empresa, até agora, o valor das indemnizações oscilou entre os 8500 euros, atribuídos a uma única pessoa, e os 80 mil euros, entregues a uma família com dez elementos.

Em troca dos serviços prestados pela Sogiporto, a Câmara de Loures aprovará a construção de edifícios para habitação, comércio e serviços no terreno em causa.

Segundo Carlos Teixeira, presidente da autarquia, prevê-se que todas as famílias estejam realojadas ou indemnizadas em 2009. O autarca lembra que há ainda mais de mil famílias para realojar no município. O vereador da Habitação, João Pedro Domingues, anunciou que a autarquia pretende atribuir, ainda este ano, 210 fogos a famílias da Quinta das Mós e do Bairro da Torre, em Camarate.

2.PUBLICADO PELA DIÁRIO DE NOTÍCIAS EM 29 DE MAIO DE 2011Loures quer erradicar barracas até ao final do ano.
A Câmara Municipal de Loures planeia erradicar os quatro bairros de barracas que ainda existem no concelho até ao final deste ano, revelou a vereadora da Habitação.

Em declarações à agência Lusa, Sónia Paixão disse que os bairros da Torre (Camarate), Quinta da Serra (Prior Velho), Quinta da Vitória (Portela) e Talude Militar (Frielas, Camarate e Unhos) são os quatro núcleos de barracas que restam dos 51 que existiam no concelho quando se iniciou o Plano Especial de Realojamento (PER) em 1993.

A vereadora com o pelouro da Habitação explicou que neste momento o município está "na reta final" do PER, um plano governamental que desde a sua implantação já permitiu em Loures o realojamento de cerca de 2.800 pessoas e a erradicação de 47 bairros de barracas.

"Em 18 anos de PER ocorreram várias alterações no financiamento às autarquias para a concretização deste plano. A sua complexidade fez com que se tornasse um processo tão moroso. De qualquer forma até ao final deste ano ou na pior das hipóteses até ao final do primeiro semestre de 2012 esperámos ter os bairros de barracas erradicados", perspectivou.

A responsável municipal referiu que faltam realojar ainda cerca de 500 famílias e que a autarquia tem realizado obras de reabilitação dos fogos municipais que estão vagos, ao mesmo tempo que tem incentivado os agregados familiares a candidatar-se ao programa PER Famílias.

Este programa é comparticipado pelas autarquias e pelo Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) e destina-se a famílias que estão inscritas no PER e vivem numa barraca, mas que desejam resolver o seu problema habitacional através da aquisição de uma casa própria
.

3.PUBLICADO NO BOLETIM DA JUNTA DE FREGUESIA DA PORTELA DE MARÇO/ABRIL 2012, PELA SRA. PRESIDENTE DA JUNTA DE FREGUESIA.
"Realojamento da Quinta da Vitória-esquecido...,prometido...,ignorado...,adiado pelo Município de Loures.Toda esta enumeração não é suficiente para falar da Quinta da Vitória.Adiamentos sucessivos,promessas que criaram falsas expectativas,ignorância ou desprezo pelo estado de degradação dilatam~se no bairro e pelo bairro há demasiados e prolongados anos.Queixas,pedidos,alertas,promessas têm caído em saco roto e batido a portas fechadas e "orelhas moucas". Desprezo por quem lá mora é mais que evidente-resto de demolição de barracas,monos e lixos que proliferam por todo o bairro. Até na recolha do lixo há desprezo/raiva pelos moradores; os contentores depois de despejados são atirados para cima de outros lixos,quando há espaço delimitado para a sua colocaçao.
Há algumas noites,passou por lá um camião dos Serviços(diz quem lá mora)com contentores novos,mas apenas se ouviu"ainda estão bons,estes servem" (os que lá estão partidos,claro) e seguiram viagem.Total desprezo,não basta em actos-passou até a palavras!
A água cortada pelos SMAS deixou o tubo a céu aberto e a água a escorrer e a perder-se.Bem prega Frei Tomás com prémios para os citados serviços..."visitai a Quinta da Vitória,Senhores"".
O Executivo da Junta de Freguesia não se resigna que continue um bairro de barracas,os Portelenses sabem e todos reconhecem que há gente boa no bairro e que não merecem as condições sub-humanas em que vivem,desafiando a todo o momento problemas de saúde pública.
A Junta de Freguesia faz a limpeza possível e com os meios de que dispõe,reconhecendo que não é a ideal.Não compete ao Executivo da Junta os restos de demolições e monos. Compete ao Município. Perante este estado de confrangedora situação de amontoado de lixos até parece que não há recolha de lixos na Quinta da Vitória...
Quinta da Vitória,que fim? Não sabemos!... Houve uma nesga de esperança em 30 de Julho de 2011,quando fomos convocados,Junta de Freguesia e moradores para uma reunião no Auditório do Centro Paroquial de Cristo-Rei onde o Município prometeu,incentivou os moradores a alugar / comprar casa e acenou com a oferta em percentagem para o realojamento,pela Sociedade detentora do terreno,IRHU e Câmara Municipal.
Infelizmente,passado pouco mais de um mês e meio, Câmara Municipal"abandonou o barco",já não tinha disponibilidade financeira; de seguida ,o IHRU fez o mesmo,apenas a Sociedade proprietária do terreno continua a lutar pelo realojamento.
O Executivo da Junta de Freguesia continuará a lutar pelo realojamento merecido das famílias das Famílias da Quinta da Vitória,pela erradicação das barracas e pele requalificação urbanística da Portela
".

NOTA: Se isto que a srª. Presidente acima publicou é verdade,é muito grave e os Portelenses não merecem tal falta de respeito da parte da Câmara Municipal de Loures.

1 Comentários:

Às 17 de agosto de 2012 às 13:43 , Anonymous Anónimo disse...

A Camara de Loures è camara mais bandido que eu conheço em Portugal.Mintirosos junto da comunicação social,racista com os defarvorecido e sem iniciativas para erradicar barracas

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial