quinta-feira, 19 de julho de 2012

CARRIS ACABA COM 2 CARREIRAS E ALTERA 6

MAIS UMA VEZ A POPULAÇÃO DA PORTELA ( QUE NÃO TEM ESTAÇÂO DO METRO ) VAI SER PREJUDICADA.


(Fonte: Jornal de Negócios)
Carris acaba com duas carreiras e altera outras seis com chegada do metro ao aeroporto


Transportadora altera percursos na sequência da abertura de três novas estações de metro. A Carris indica que "procura optimizar" o desempenho "num quadro de grande constrangimento financeiro". Em Março, tinha já havido um ajustamento da rede.
A partir de sábado, 21 de Julho, vão circular menos duas carreiras da Carris nas ruas de Lisboa. Outras seis vão ter o seu percurso alterado. A transportadora decidiu modificar a parte oriental da rede para responder ao prolongamento da linha vermelha do metro até ao Aeroporto
.

As carreiras 21, que liga o Saldanha a Moscavide Centro, e 745, entre o Terreiro do Paço e o Prior Velho, são eliminadas da rede da Carris, de acordo com informação disponibilizado no site da empresa.

Os percursos da 22 e da 44 são encurtados. Em vez de partir do Marquês de Pombal, a 22 vai sair da Praça de Londres em direcção à Portela. Já a 44 irá ligar Moscavide ao Marquês de Pombal, deixando de ir ao Cais do Sodré. As carreiras 79, 83 e 708 sofrem ligeiros prolongamentos ou alterações de percurso, que também entram em vigor este sábado, 21 de Julho.

"Estas medidas incidem essencialmente em carreiras com maior sobreposição com a rede do metropolitano de Lisboa, procurando uma melhoria da complementaridade e articulação entre as duas redes", indica a Carris num comunicado na página oficial, dizendo que as alterações são feitas em carreiras "que servem a área oriental da cidade de Lisboa". Isto depois de o metro ter aberto, hoje, o prolongamento da linha vermelha da rede, que se estende, agora, de São Sebastião ao Aeroporto.

A excepção é a 716. A carreira que faz a ligação entre o Arco Cego e Benfica, na parte ocidental da capital, terá o período de funcionamento reduzido, passando apenas a viajar nas horas de ponta "no período diurno de dias úteis".

"Num quadro de grande constrangimento financeiro, a Carris procura optimizar o seu desempenho global", avança a mesma fonte, dizendo que esse facto não afecta os padrões de qualidade do serviço que oferece.

A Carris, que salienta que estas alterações estavam já previstas para quando fossem inauguradas as estações de Moscavide, Encarnação e Aeroporto, tinha já, em Março, eliminado quatro carreiras e cortado o trajecto de sete percursos, num total de 27 alterações na rede. Nessa altura, a justificação foi orçamental, tendo-se previsto uma poupança, para o ano de 2012, de quatro milhões de euros.

A transportadora encontra-se, neste momento, na expectativa da concretização da fusão entre a Carris e o Metro