quarta-feira, 1 de maio de 2013

DEO DE GASPAR AMEAÇA COM" SAÍDA DO EURO"

DEO de Gaspar ameaça com 'saída do euro'

"A alternativa de regressar a comportamentos passados implica, numa versão mais radical, a bancarrota e a saída do euro", lê-se no Documento de Estratégia Orçamental (DEO) hoje entregue pelo Governo no Parlamento, ao fim da tarde, e a que o Expresso teve acesso.

Horas antes, o ministro das Finanças anunciou aos deputados que o objetivo do Governo passa por cortar no défice 6,2 mil milhões até 2017, sem especificar que medidas defende o Executivo para lá chegar. Num sinal de abertura ao diálogo que o Governo ainda espera ter com o PS e os parceiros sociais, o DEO é, segundo o ministro das Finanças, "o documento mais aberto que se podia ter produzido".

De acordo com o documento, que o Governo se comprometeu a enviar ainda hoje para Bruxelas, "as opções dos portugueses são muito limitadas": "ou encaram com determinação a prossecução do equilíbrio orçamental e a redução da dívida pública com objetivos permanentes, mantendo um empenho contínuo no processo de ajustamento"; ou "regressam ao atavismo de comportamentos ultrapassados, desconsiderando os sacrifíocios realizados e os progressos alcançados".

A primeira opção é referida pelo Governo como refletindo "um sentido de responsabilidade" que pode "resolver de forma definitiva os problemas estruturais" do país. E passa por "aceitar realidades orçamentais exigentes e encarar de frente decisões difíceis". Entre elas "uma verdadeira transformação das administrações públicas".

A segunda opção - não cumprir a agenda de austeridade e reformas estruturais -, implica, segundo o documento, "numa versão mais radical a bancarrota e a saída do euro" e, "numa versão mais mitigada, um percurso penoso com a soberania portuguesa reduzida durante um largo período de tempo".
"A troika tornar-se-ia uma presença habitual e constante no nosso país", avisa o Governo, que diz tratar-se "de desistir ou adiar a construção de um Portugal aberto e moderno".

O documento, hoje aprovado em conselho de ministros, conclui que Portugal "adiou sucessivamente a alteração de regime económico e financeiro necessário à participação na área do euro" e afirma que, não obstante termos percorrido  "desde Abril de 2011 um caminho estreito e árduo", "o ajustamento só será completo com uma verdadeira transformação das administrações públicas".

De acordo com as previsões do Governo será necessário 6 mil milhões de austeridade até 2017, concentrando-se 4700 milhões entre 2014 e 2016. O documento prevê crescimento do PIB de 2,2% em 2017 e um desemprego, na mesma data, superior  a 16%.

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/deo-de-gaspar-ameaca-com-saida-do-euro=f803809#ixzz2S3g1ro1m

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial