OS PORTUGUESES NÃO CONFIAM
Só 10% dos portugueses confiam no Governo e nos partidos
OS PORTUGUESES estão entre os povos dos países membros da OCDE que mais perderam confiança no Governo entre 2007 e 2012 e a tendência agravou-se este ano. No ano passado, apenas cerca de 20% confiavam no Executivo - metade do registado em 2007 - e em 2013 já só eram 10%, segundo a versão preliminar do relatório "Government at a Glance 2013" da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico.
Se a desconfiança em relação ao Governo é grande, o mesmo se passa quando se trata dos partidos políticos. Também apenas 10% dos portugueses confiam neles. Os técnicos da OCDE sublinham, porém, que estes dados devem ser avaliados com cautela, uma vez que são uma consequência da conjuntura económica e de tendências, algumas culturais.
A verdade é que os países com baixos níveis de confiança são os que mais têm sido afetados pela crise económica e financeira. Além de Portugal, a Espanha, Grécia e Eslovénia (estes últimos com piores resultados do que o nosso país). Em contrapartida, a confiança aumentou em países como Reino Unido, Polónia, França ou Alemanha.
Os tribunais também não escapam, com pouco mais de 20% dos portugueses a atribuir-lhes um voto de confiança, principalmente devido à demora que, em média, os processos levam a ser concluídos. Bem melhor está a relação de confiança com as instituições financeiras, que ronda os 50%.
Jornal de Notícias
2013.11.15
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial