LOURES 2014 - PLANO LOCAL DE PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE
Plano Local de Promoção da Acessibilidade – diagnóstico apresentado no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte
Decorreu no dia 28 de janeiro, no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, a apresentação da primeira fase do Loures Acessível – Plano Local de Promoção da Acessibilidade para o concelho de Loures.
Trata-se de um projeto cujo objetivo maior é o de tornar o nosso concelho um território “amigável” para todos, identificando e, posteriormente, eliminando as barreiras arquitetónicas existentes. Neste momento, o diagnóstico está efetuado e assentou em três áreas fundamentais: via pública, edifícios municipais com atendimento ao público e transportes públicos.
Nas palavras do vice-presidente da Autarquia, que presidiu à sessão, ”recolocar Loures na lista dos territórios de vanguarda é um compromisso que o atual executivo municipal assume. Queremos que Loures seja um concelho inclusivo e, para isso, contamos com o envolvimento e o esforço conjunto de todos os agentes locais, para que os cidadãos possam exercer em pleno do seu direito à fruição de todos os espaços públicos.”
Foi igualmente neste sentido que o padrinho do projeto, Nuno Vitorino – atleta de surf adaptado – fez a sua intervenção, reforçando o caráter de necessidade que as cidades têm, neste momento, de se transformarem em locais onde todas as pessoas possam circular sem constrangimentos, testemunhando pessoalmente a sua dificuldade, enquanto cidadão que se desloca em cadeira de rodas.
A responsável pela Divisão da Mobilidade, Obras Viárias e Transportes Públicos, Maria Carlos, apresentou os resultados do diagnóstico que identificou vários exemplos de más práticas no âmbito da mobilidade, mas que também apontou alguns bons exemplos do que já foi feito no nosso concelho. Nesta fase, foram estudadas dezoito zonas – o correspondente aos territórios das antigas dezoito freguesias – apontando para uma área de intervenção de três quilómetros quadrados.
Durante a sessão houve ainda lugar a debate e à entrega e hastear da bandeira da Rede de Cidades e Vilas de Excelência (RCVE) a que Loures aderiu.
O “Loures Acessível” resulta de uma candidatura ao programa RAMPA (Regime de Apoio aos Municípios para a Promoção da Acessibilidade), do POPH (Programa Operacional de Potencial Humano), no âmbito da tipologia de Intervenção 9.6.5 – Ações de Investigação, Sensibilização e Promoção de Boas Práticas do Eixo Prioritário VI – Cidadania, Inclusão e Desenvolvimento Social.
Mais informações sobre este projeto podem ser encontradas em http://www.cm-loures.pt/Conteudo.aspx?DisplayId=2463#topo
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial