quinta-feira, 24 de abril de 2014

IRS - FILHOS QUE TRABALHAM E ESTUDAM SÃO DEPENDENTES?

                      Saldo Positivo

Dica 17: Filhos que estudam e trabalham são dependentes?

Saiba quando é que o seu filho deixa de poder ser considerado como dependente.

jovem

O meu filho estuda mas também trabalha. Devo declará-lo como dependente no meu IRS?

Depende da situação. Se não tiver mais do que 25 anos e não ganhar mais do que o salário mínimo (6.790 euros anuais), poderá ser considerado como dependente.
Aos olhos do Fisco, o imposto a pagar contabiliza o conjunto de rendimentos das pessoas que estão incluídas no agregado familiar, que é constituído por cada um dos cônjuges e os dependentes a seu cargo. Consideram-se como dependentes os filhos, adotados e enteados não emancipados, que tenham no ano a que o imposto respeita frequentado a escola, universidade ou cumprido serviço militar obrigatório ou serviço cívico, e não tenham mais do que 25 anos nem aufiram anualmente rendimentos superiores ao valor do ordenado mínimo em vigor. Também são considerados dependentes os filhos, adotados e enteados maiores, inatos para o trabalho e que não aufiram rendimentos superiores ao salário mínimo.
Fonte: Portal das Finanças

Número: 82.194
Este foi o número de bebés que nasceram em 2013, o mais baixo de sempre, de acordo com dados do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. Estes números enfatizam a crise demográfica que se vive em Portugal, pois há cinco anos que são mais as pessoas que morrem do que as que nascem.

Leia também os seguintes artigos relacionados com o mesmo tema:
10 dicas financeiras de pais para filhos
Poupe para a universidade do seu filho
Álbum de finanças para o seu filho

Leia aqui todas as dicas: 
Dica 1: Durante quanto tempo devo guardar os documentos de IRS?
Dica 2: Como posso doar uma parcela do meu imposto?
Dica 3: O que fazer para entregar o IRS pela internet?
Dica 4: O que acontece se me atrasar com a declaração?
Dica 5: União de facto: IRS em conjunto ou em separado? 
Dica 6: Estou desempregado. Tenho de preencher o IRS?
Dia 7: Como incluir o benefício fiscal do IVA na declaração do IRS?
Dica 8: Que despesas posso deduzir na declaração de IRS? 
Dica 9: Passei um recibo de ato isolado. Quando entrego o IRS? 
Dica 10: Rescindi com a empresa por mútuo acordo. Onde ponho a indemnização?
Dica 11: Englobar os rendimentos é vantajoso? 
Dica 12: Devo declarar a pensão de alimentos paga aos meus filhos?
Dica 13: Senhorios: Como declarar as rendas recebidas no IRS?
Dica 14: Sou pensionista. Como devo declarar a CES no IRS?
Dica 15: Cometi um erro ao preencher o IRS. O que devo fazer?
Dica 16: Resgatei o meu PPR em 2013. Tenho de declará-lo?
Dica 17: O meu filho estuda e trabalha. Declaro-o como dependente no meu IRS?

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial