LOURES 2014 - CÂMARA MUNICIPAL APROVOU A DIMINUIÇÃO DA TAXA DO IMPOSTO MUNICIPAL SOBRE IMÓVEIS(IMI) PARA 2015
Orçamento e grandes opções de plano aprovados
Loures diminui IMI em 2015
A Câmara Municipal de Loures aprovou, em reunião camarária realizada a 29 de outubro, a diminuição da taxa relativa ao Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para o ano de 2015.
A proposta, aprovada por maioria, com os votos dos eleitos da CDU e do PSD, fixa a nova taxa do IMI a pagar em 2015 para os prédios urbanos avaliados em 0,395 por cento (em 2014 foi de 0,4 por cento).
Nesta reunião foi também assumido pelo Presidente da Câmara que, para o ano de 2016, haverá nova baixa na taxa do IMI para os prédios urbanos avaliados, que ficará fixada em 0,39 – representando uma diminuição total de 2,5 por cento no biénio.
Na apresentação da proposta de diminuição da taxa de IMI, o presidente da Autarquia afirmou que esta decisão "representa uma diminuição de receita", mas que se trata da "concretização de uma das promessas eleitorais".
Bernardino Soares referiu que esta diminuição, apesar de ser ligeira, "é um sinal que o Município quer dar à população e um pequeno contributo para as famílias em matéria fiscal".
Nesta reunião de câmara foi também aprovada a taxa da Derrama – imposto cobrado em função do lucro tributável das empresas –, sendo que a proposta para 2015 é a de manutenção da taxa em 1,5 por cento com uma taxa reduzida de 1% para empresas com volume de negócios até 150 mil euros.
Orçamento e grandes opções de plano aprovados
"O orçamento municipal para 2015 terá uma maior aproximação à realidade e contará com menos 10 milhões de euros em relação ao anterior", revelou o presidente da Autarquia, deixando claro que "a dívida a fornecedores continuará a pesar nas diversas rubricas orçamentais".
Contudo – acrescentou – este instrumento de gestão "revela já poupanças de cerca de 2 milhões de euros, graças à melhoria da gestão, sem perda de qualidade, de que são exemplo as áreas das refeições escolares, comunicações, combustíveis, entre outras".
Além disso, "este orçamento reflete as preocupações que as populações nos fizeram sentir no decorrer das sessões públicas realizadas em torno da sua preparação".
A reunião de câmara de 29 de outubro ficou ainda marcada pela aprovação, por unanimidade, de um empréstimo de longo prazo, no valor de 12 milhões de euros, que visa resolver algumas situações urgentes no território. Entre as mais prioritárias estão as construções da escola n.º 1 de Camarate e do Centro Comunitário de Santo António dos Cavaleiros, bem como a repavimentação de diversas estradas que se encontram com um elevado grau de degradação bem como a recuperação de centros urbanos do concelho.
Os documentos aprovados serão agora enviados para deliberação da Assembleia Municipal de Loures.
Aceda aos documentos aprovados na Câmara Municipal de Loures:
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial