sábado, 19 de dezembro de 2009

SUSPEITOS DO SANTA MARIA" POSTOS À SECRETÁRIA"

O farmacêutico Hugo Dourado , de 29 anos, tinha como funções elaborar os mapas de produção dos medicamentos, seleccionar os fármacos e validar os preparados. Dele dependia a segurança do circuito. A Ordem dos Farmacêuticos vai abrir um inquérito à conduta profissional do acusado. A técnica Sónia Baptista, 24 anos, manipulava e preparava os fármacos de acordo com os mapas de produção.
Segundo a acusação do MP, a 16 de Julho de 2009, os dois técnicos estavam no turno da tarde. Pouco depois das 18h30, apenas 30 minutos da hora da saída, o farmacêutico recebeu seis prescrições médicas do serviço de Oftalmologia para preparação de oito seringas de Bevacizumab ( Avastin ), para serem inoculadas na manhã seguinte. Em 12 minutos, transcreveu as prescrições, registou-as, validou cada um dos doentes e imprimiu seis mapas de produção, produzindo 14 rótulos.
A seguir, contrariando o Manual de Procedimentos, que determina a selecção do fármaco pelo farmacêutico, Sónia Baptista foi buscar um tabuleiro com cerca de 15 alíquotas ( sobras de medicamentos extraídos da embalagem original ), preparou oito seringas oftalmológicas e colocou-as no frigorífico. Diz o DIAP que Sónia terá agido de forma apressada e, eventualmente, equivocada na leitura manuscrita do medicamento, em vez de escolher a " sobra " de Bevacizumab, pegou noutra que teria Bortezomib, um citotóxico de administração venosa, usado em oncologia e que provoca destruição celular, quando aplicado nos tecidos. O farmacêutico não chegou a validar os preparados. às 19h05, a técnica saía do hospital. Fez tudo em 22 minutos.
Na manhã seguinte, os pacientes Walter, Antónia, Américo José, António e Maria das Dores foram injectados com o fármaco errado. Todos sofreram perdas de visão, dois " de carácter definitivo", lê-se na acusação. Os arguidos incorrem numa pena entre dois a dez anos de prisão.

Esta semana, quando o Ministério Público ( MP ) confirmou a acusação dos dois funcionários por seis crimes de ofensa à integridade física grave, já ambos estavam confinados a "rabalho de secretária".
Fonte. Jornal Expresso de 19.dez.2009

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial