quinta-feira, 11 de março de 2010

SERÁ QUE A JUNTA E A ASS.MORADORES NÃO SE ENTENDEM?


Da entrevista da Presidente da Associação de Moradores da Portela( Carla Marques), publicada hoje no jornal "Tribuna de Loures", conclui-se que a Junta de freguesia não colabora com a Ass., tanto no aspecto económico como no de recursos humanos e logístico. Eis alguns excertos da entrevista:
1. TL- Quando foi fundada a Associaçao de Moradores da Portela?
PAM- Em 1975. A associação é anterior à própria freguesia. Aliás o trabalho desenvolvido pelos dirigentes da altura contribuíram para que a Portela fosse considerada freguesia.
2. TL- Actividades?
PAM- Sempre quisemos proporcionar a prática de natação aos nossos associados, o que é uma realidade há cerca de três anos. O presidente da Câmara Municipal de Loures, Carlos Teixeira, desbloqueou na altura a situação da construção das piscinas, investiu neste projecto e acabámos por ficar com esta parte do edifício para criar o ginásio que, além de um Spa, tem todas as outras actividades que um health club tem.
3. TL- E fora do âmbito desportivo?
PAM- No início deste ano lectivo surgiram dois projectos: Portela Sábios e Portela Jovem. O Portela Sábios é uma universidade para a terceira idade. Tínhamos um problema grave a nível de espaços, porque estão todos ocupados e optámos por fazer parcerias com entidades da freguesia, como o agrupamento de escolas, o Elo Social, a Escola de Comércio de Lisboa e a paróquia, no sentido de nos disponibilizarem espaços onde os nossos alunos pudessem ter as suas aulas. O projecto conseguiu ultrapassar todas as expectativas nais favoráveis. Arrancou em Outubro e em Setembro tivemos de fechar as inscrições, porque já não tínhamos salas e já nos faltavam alguns professores. Já tínhamos 200 alunos inscritos. Imaginávamos uns 50 alunos no primeiro ano, acho que teria ficado satisfeita, mas os 200 alunos surpreenderam-nos.
4. TL- O único problema é, então, a falta de espaço?
PAM- Suspendemos as inscriçoes até termos condições para aceitar mais alunos.Estamos com grande dificuldade ao nível da gestão de espaços.
Avançámos agora com uma grande obra, junto aos campos de futebol, para conseguirmos um espaço para o Portela Sábios. Por enquanto estamos sozinhos, à procura de apoios. Se o projecto não puder crescer, acabará por perder o interesse das pessoas. Temos de poder aceitar mais inscrições no próximo ano lectivo. O projecto do novo espaço comtempla cinco salas de aula e dois espaços multiusos. Vamos organizar eventos de recolha de fundos para a construção da nossa obra. O objectivo é tentar juntar alguma boa vontade da nossa comunidade, porque isto é para todos.
5. TL- E no que diz respeito à Portela Jovem?
PAM- Foi uma carência que detectámos na freguesia, a falta de um espaço onde os jovens pudessem ser acompanhados após o seu período de aulas. A partir do quinto ano de escolaridade não havia resposta social. Quisemos criar um espaço onde os nossos jovens pudessem ser acompanhados. Vamos buscá-los à escola, numa carrinha, e trazêmo-los para o nosso espaço. Fazem os trabalhos de casa, estudam e canalizamo-los também para as modalidades desportivas que temos disponíveis. Temos meninos na natação ou noutras actividades extracurriculares e, apesar de não serem actividades nossas, também prestamos o auxílio aos pais de os ir levar e buscar. O Centro de apoio funciona das 8 horas até às 19h30 e só não disponibilizamos refeições porque não temos capacidade.Garantimos também activadades para as crianças nas férias, promovendo visitas de estudo. Aqui contamos com o apoio da Câ´mara, através da disponibilidade do transporte, porque a nossa carrinha de nove lugares não chega para todas as crianças. Tentamos cobrir apenas as despesas minímas , porque queremos manter este projecto no âmbito social, por isso, procuramos sempre colaboração das entidades autárquicas.
Temos contado sempre com a excelente colaboração da Câmara Municipal de Loures, que nos tem apoiado sempre nestes projectos.-------------------------------------------Pergunta: ONDE ESTÁ A JUNTA DE FREGUESIA DA PORTELA?

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial