sábado, 11 de setembro de 2010

NO TEMPO DAS " VACAS GORDAS"- NA FUNÇÃO PÚBLICA- ERA ASSIM!

SENHORES POLÍTICOS, O FUNCIONÁRIO PÚBLICO, TEM MUITA FORÇA NA HORA DE VOTAR, NÃO É VERDADE?

Nos governos de Cavaco Silva (década de oitenta), já se mandava funcionários públicos para a aposentação, com 40 anos de idade e 30 de serviço.

Como havia muito dinheiro para gastar , não se pensava se a Caixa Geral de Aposentações, num futuro a longo prazo teria condições de assegurar as reformas, o que interessava era ter a função pública satisfeita e ganhar votos.

Isto aconteceu, principalmente, com as fábricas de armamento ( Fábrica Nacional de Munições de Armas Ligeiras-Moscavide, Fábrica Militar de Braço de Prata, Depósito de Beirolas e outras) bem como na Fábrica da Manutenção Militar,
o que interessava era reduzir pessoal e quem viesse depois que "fechasse a porta".

Poderá causar admiração que funcionários com 40 anos de idade, fossem aposentados com 30 de serviço. É muito fácil de explicar:

Na década de sessenta, eram admitidos nestas instituições( principalmente na INDEP de Moscavide) muitos aprendizes com 14 anos de idade. Quando começou a abertura para as aposentações, foi dada mais uma benesse: A juntar ao tempo de serviço, era dado um bónus de 20%-pelo que funcionários com 40 anos de idade e 25 de descontos + o bónus de 20% eram aposentados com 30 anos de contagem de serviço.

Como todos se recordam ,para se ter a reforma a 100% era preciso ter 36 anos de serviço e isso aconteceu com milhares de funcionários destes Estabelecimentos( graças ao bónus de 20%) pelo que a sustentabilidade da CGA não pode ser muito famosa.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial