PORTELA VÊ O METRO POR UM CANUDO
Em reunião camarária, os vereadores do Partido Socialista da Câmara Municipal de Loures apresentaram no passado dia 22 de Junho a seguinte Moção:
1. Manifestar junto do Metropolitano de Lisboa, a estranheza e repúdio pela intenção manifestada através de declarações do Presidente do Conselho de Administração de abandonar ou recalendarizar a execução do eixo do Metro no Concelho de Loures;
2. Requerer junto do Ministério da tutela, reunião com carácter de urgência no sentido de ver confirmado pela nova equipa ministerial o compromisso assumido em Julho de 2009, no que é respeitante à instalação de uma linha de Metro a servir Loures, até à zona do Infantado;
3. Reiterar a visão estratégica de considerar de um meio de transporte com as características do Metropolitano, como um investimento essencial para o desenvolvimento do Concelho de Loures e um eixo absolutamente estrutural para as políticas integradas de equilíbrio territorial.
- AS DECLARAÇÕES DO PRESIDENTE DO ML QUE DERAM ORIGEM A ESTA MOÇÃO:
"O metro de Lisboa não vai ser alargado até às áreas periféricas da cidade, por razões económicas. O plano de investimentos da empresa vai concentrar-se em acções no centro da capital.
Devido à crise, o Metropolitano de Lisboa vai reformular o seu plano de expansão. Os investimentos da empresa vão ser dirigidos para empreendimentos no centro da capital. O alargamento das linhas do metro a concelhos suburbanos como Amadora, Odivelas e Loures foi deixado de parte.
O novo plano estratégico ainda está a ser delineado. Francisco Cardoso dos Reis, presidente do Metropolitano de Lisboa, afirmou que o plano vai dar especial atenção às conexões entre as estações que já existem e ao alargamento da rede metropolitana a áreas que esta ainda não abrange, em Lisboa. Cardoso dos Reis classifica a ligação da estação do Rato à do Cais do Sodré como a acção prioritária. A ligação, com início previsto para o ano de 2014, seria feita através de duas novas estações, São Bento e Santos, numa extensão de, aproximadamente, três quilómetros. O passo seguinte seria um alargamento até Alcântara".
1. Manifestar junto do Metropolitano de Lisboa, a estranheza e repúdio pela intenção manifestada através de declarações do Presidente do Conselho de Administração de abandonar ou recalendarizar a execução do eixo do Metro no Concelho de Loures;
2. Requerer junto do Ministério da tutela, reunião com carácter de urgência no sentido de ver confirmado pela nova equipa ministerial o compromisso assumido em Julho de 2009, no que é respeitante à instalação de uma linha de Metro a servir Loures, até à zona do Infantado;
3. Reiterar a visão estratégica de considerar de um meio de transporte com as características do Metropolitano, como um investimento essencial para o desenvolvimento do Concelho de Loures e um eixo absolutamente estrutural para as políticas integradas de equilíbrio territorial.
- AS DECLARAÇÕES DO PRESIDENTE DO ML QUE DERAM ORIGEM A ESTA MOÇÃO:
"O metro de Lisboa não vai ser alargado até às áreas periféricas da cidade, por razões económicas. O plano de investimentos da empresa vai concentrar-se em acções no centro da capital.
Devido à crise, o Metropolitano de Lisboa vai reformular o seu plano de expansão. Os investimentos da empresa vão ser dirigidos para empreendimentos no centro da capital. O alargamento das linhas do metro a concelhos suburbanos como Amadora, Odivelas e Loures foi deixado de parte.
O novo plano estratégico ainda está a ser delineado. Francisco Cardoso dos Reis, presidente do Metropolitano de Lisboa, afirmou que o plano vai dar especial atenção às conexões entre as estações que já existem e ao alargamento da rede metropolitana a áreas que esta ainda não abrange, em Lisboa. Cardoso dos Reis classifica a ligação da estação do Rato à do Cais do Sodré como a acção prioritária. A ligação, com início previsto para o ano de 2014, seria feita através de duas novas estações, São Bento e Santos, numa extensão de, aproximadamente, três quilómetros. O passo seguinte seria um alargamento até Alcântara".
O QUE FOI ASSINADO EM 2009, QUANDO TUDO ERA "ROSA"
"Metro chega a Loures após três décadas de pedidos
(18 Julho 2009)
Investimento de 565 milhões de euros vai prolongar duas linhas até Sacavém e Infantado. Extensões entram ao serviço em 2014 e 2015. Dois terminais vão ter parques de estacionamento.
Trinta anos depois de vários presidentes da Câmara de Loures terem andado a pedir aos últimos governos para prolongar a rede do Metropolitano de Lisboa (ML) até àquele concelho, chegou ontem o compromisso que o comboio subterrâneo vai ali chegar em 2014. E não chega lá só uma linha, mas sim duas, num projecto mais abrangente para servir mais população.
O projecto, no valor total de 565 milhões de euros (excluindo as composições) , foi ontem apresentado em Loures pelo presidente do ML, Joaquim Reis. Explicou que a Linha Vermelha já está a ser prolongada do Oriente para Moscavide, Encarnação e Aeroporto.
Da estação Moscavide vai divergir outra linha para Portela e Sacavém, num troço de 2,5 quilómetros, que custa 115 milhões de euros entra ao serviço no segundo trimestre de 2014, servindo directamente 18 mil habitantes e 62 mil de influência indirecta. A viagem entre Sacavém e S. Sebastião levará apenas 16 minutos.
O Metro também vai entrar por outro lado no concelho de Loures pela Linha Amarela, que será prolongada desde Odivelas para Codivel, Santo António dos Cavaleiros, Torres da Bela Vista/Frielas, Loures e Infantado, numa extensão de 5,8 quilómetros.
Este prolongamento custa 450 milhões de euros, deverá ficar concluído em 2015, servindo directamente 65 mil pessoas e 79 mil de forma indirecta. Meia hora demora o trajecto entre o Infantado e o Marquês de Pombal".
2 Comentários:
Não quiseram aproveitar a onda "rosa" porque a Portela não era mesma cor, agora não há nada a fazer.
Tenham cuidado com o tsunami "laranja" que aí vem.
<span>O partido socialista é o grande culpado desta situação.
Não quis aproveitar a linha vermelha que está a vinte metros da Portela, porque a Junta de Freguesia não é da mesma cor .
Foi um grande erro porque a unica consolação é que temos um estaleiro da linha vermelha a vinte metros da entrada da Portela.
Se houvesse vontade política da parte do PS, tinha sido feita uma estação para a Portela, no local do Estaleiro</span>
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