domingo, 11 de março de 2012

O MENINO RICO ( PASSOS COELHO) E O MENINO POBRE ( PORTUGUESES )

ERA BOM QUE PASSOS COELHO E O SEU SÉQUITO APRENDESSEM ESTA LIÇÃO E... A PUSESSEM EM PRÁTICA.
..............................

Numa aldeia rica vivia um menino que sempre teve tudo. Um quarto cheio de briquedos, lápis, cadernos, livros, nada lhe faltava. Podia até fazer birras para não comer a sopa, porque sabia ter gelados, chocolates e doces.
Ao lado, havia uma aldeia pobre, sem nada, uma aldeia onde a terra não dava frutos, onde a água não corria, onde as árvores não cresciam. Nessa aldeia, vivia também um menino que não tinha nada. Nem brinquedos, nem lápis, nem cadernos, nem livros. Um menino triste, numa aldeia triste, sem escola.
Mas, o menino rico não estava feliz, não tinha com quem brincar e entristecia-o ver o outro menino sem brinquedos, sem nada. Será que o menino pobre era como ele? Será que gostava de brincar com os mesmos brinquedos que ele? Será que a escola não era para meninos pobres?
O menino rico não sabia responder a estas perguntas porque não falava nem brincava com o menino pobre.
Um dia, no caminho para casa, os dois meninos cruzaram-se. O menino pobre sorriu mas o menino rico desviou o olhar e começou a andar mais depressa.
Nesse dia, à noite, o menino rico ficou a pensar no menino pobre. No dia seguinte, mandou levar-lhe alguns brinquedos velhos de que já não gostava. Mas, o menino pobre continuou pobre e triste. Depois, mandou entregar a sopa que não comia, mas o menino pobre continuou pobre e triste.
Então, o menino rico pôs-se a pensar se o menino pobre não seria o amigo que ele não tinha e gostava de ter.
E, um dia, os dois meninos pararam para falar. E foi uma surpresa. Falavam a mesma língua e descobriram que gostavam das mesmas brincadeiras. Passaram a falar e a brincar juntos. E juntos foram para a escola. O menino rico ajudou o menino pobre, com os livros, as canetas e os lápis e ambos estudaram com a alegria de quem brinca. Partilharam alegrias e tristezas. O menino rico continuava rico e o menino pobre ia conhecendo e sabendo coisas que podiam tornar a sua aldeia menos pobre.
E ambos cresceram, tornaram-se homens e trabalharam juntos para que as duas aldeias não conhecessem a pobreza, para que não houvesse mais meninos tristes. E foi assim que ambos conheceram o significado da palavra solidariedade
.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial