terça-feira, 24 de julho de 2012

ENFARTE NA MULHER



Ela comentou que não se sentia bem... doíam-lhe as costas....Foi deitar-se um pouco até que passasse...Mais tarde, quando fui ver como ela estava, encontrei-a sem respiração... Não a puderam salvar..." Comentou o marido ao médico já no Hospital. Eu sabia que os ataques cardíacos nas mulheres são diferentes, mas nunca imaginei nada como isto. Esta é a melhor descrição que li sobre esta terrível experiência...* *
Sabia que os ataques cardíacos nas mulheres raramente apresentam os mesmos sintomas 'dramáticos' que anunciam o enfarte nos homens? Refiro-me à dor intensa no peito, ao suor frio e ao desfalecimento(desmaio, perda de consciência) súbito que eles sofrem e que vemos representados em muitos filmes...
Para que saibam como é a versão feminina do enfarte, uma mulher que teve um ataque cardíaco vai contar-nos a sua história:
"Eu tive um inesperado ataque do coração por volta de 22:30, sem ter feito nenhum esforço físico exagerado nem ter sofrido algum trauma emocional que pudesse desencadeá-lo.
Estava sentada, muito agasalhadinha, com o meu gato nos joelhos a ver televisão. Um pouco mais tarde, senti uma horrível sensação de indigestão, como quando estando com pressa e comemos uma sandes, engolindo-a com um pouco de água.
Essa foi a minha sensação inicial... O 'único problema' era que eu NÃO TINHA comido NADA desde às 17h00....... Depois, desapareceu esta sensação e senti como se alguém me apertasse a coluna vertebral (pensando bem, agora acredito que eram os espasmos na minha aorta).. Logo, a pressão começou a avançar para o meu externo e subiu até à garganta e a sensação correu até alcançar ambos os lados de meu queixo.. Tirei os pés do puf e tratei de ir até ao telefone, mas caí no chão... Levantei-me apoiando-me a uma cadeira e caminhei devagar até ao telefone para chamar a emergência. Disse-lhes que acreditava que estava a ter um ataque cardíaco e descrevi os meus sintomas. Tentando manter a calma, disse o que se passava comigo. Eles disseram-me que viriam imediatamente e aconselharam-me a deitar-me perto da porta, depois de destrancá-la para que pudessem entrar e localizar-me mais rapidamente. Segui as suas instruções, deitei-me no chão e devo ter perdido os sentidos quase imediatamente. Acordei com o cardiologista a dizer-me que haviam introduzido um pequeno balão na minha artéria femoral para instalar dois 'stents' que mantivessem aberta a minha artéria coronária do lado direito.

Graças às minhas explicações precisas, os médicos já estavam à minha espera prontos para me atender adequadamente quando cheguei ao hospital....
Dicas importantes:

1. Normalmente as mulheres (mais do que os homens) morrem no seu primeiro (único e último) ataque cardíaco porque não identificam os sintomas e/ou os confundem com os de uma indigestão.
CHAMEM a AMBULÂNCIA, se sentirem algo estranho. Cada um conhece o estado natural (ou normal)do seu corpo. Mais vale uma 'falsa emergência' do que não se atrever a chamar e perder a vida...* *
2. Notem que eu disse 'chamem os Paramédicos/Ambulância', otempo é importante, e as informações precisas também.
3. Não acreditem que não possam sofrer um ataque cardíaco porque o seu colesterol é normal, porque não têm diabetes ou porque 'nunca tiveram problemas cardíacos'... Os ataques cardíacos são o resultado da exposição prolongada ao stress que faz com que o nosso sistema segregue uma série de hormonas daninhas que inflamam as artérias e danificam o tecido cardíaco. Por outro lado,as mulheres que estão a entrar na menopausa ou já a ultrapassaram,perdem a protecção que o estrogénio lhes concedia, pelo que correm igual risco de sofrer mais problemas cardíacos do que os homens".

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial