quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

PORTUGAL NO RANKING DA COMPETITIVIDADE EM 2012



O IMD ( Institute for Management Development) é uma escola de negócios Suiça, independente e não lucrativa, que o Financial Times classifica, no seu ranking, entre as 5 melhores escolas de negócios do mundo.


Recentemente divulgou o Anuário de Competitividade Mundial, de 2012, que estabelece o ranking de 59 países seleccionados entre todos os Continentes.

Portugal, felizmente, faz parte do lote de países seleccionados.

Os países são analisados e avaliados através de 329 critérios divididos por 4 categorias: Performance Económica, Eficiência Governamental, Eficiência de Negócios e, Infraestruturas.

Ao analisarmos Portugal, constatamos que no período entre 2008 e 2012 a evolução é desfavorável em três delas e apenas melhorou em Infraestrutura. A Eficiência Governativa é o que exibe pior avaliação, passando da 28ª posição em 2008, para a 46ª em 2012.

Numa análise mais fina, constatamos que os piores desempenhos são nos sub-critérios "economia doméstica", "emprego", "finanças públicas" e, "práticas de gestão". E que os melhores desempenhos são em "saúde e ambiente", "educação" e, "infraestruturas tecnológicas".

Na avaliação global, Portugal passou para a 41ª posição em 2012 quando, em 2011, detinha a 40ª posição no ranking dos 59 países avaliados.

Em suma, se Portugal quer melhorar a sua riqueza (PIB) terá que se debruçar sobre todos os indicadores deste anuário e não se ater obsessivamente na redução dos salários e no aumento dos horários de trabalho. Estes não são, de facto, a causa da fraca competitividade do país.

http://www.worldcompetitiveness.com/OnLine/APP/Index.htm

Clique no link seguinte, em "Download WCY Rankings 2012", para ver o ranking global dos 59 países
http://www.imd.org/research/publications/wcy/world-Competitiveness-Yearbook-Results/#/wcy-2012-rankings/

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial