COMO UMA REDONDA TEORIA RESOLVE A QUADRATURA DO CÍRCULO DE LOURES
A quadratura do círculo é um problema clássico da antiguidade que consiste em construir um quadrado cuja área seja igual à área de um dado círculo. Essa área existe mas não pode ser construída apenas com régua e compasso como os geómetras da antiguidade tentavam fazê-lo.
"Quadratura do Círculo" é, talvez por isso, uma expressão muito utilizada quando se está perante um problema de intrigante resolução.
Certo amigo ligado às matemáticas, falava-me há dias dos problemas criados pela legislação do ministro Relvas nas hostes autárquicas e particularizou Loures, o concelho onde nasceu e onde viveu longos anos.
- Se há redução de cargos políticos - dizia ele - inevitávelmente sobejam políticos; se sobejam políticos, aumentam as lutas tribais; se aumentam as lutas.... bem... entramos num círculo vicioso!
- Pois é, ....uma verdadeira quadratura do círculo, ripostei em brincadeira.
- Certo meu caro, é isso mesmo, só que a Câmara e os Serviços Municipalizados de Loures contornaram maliciosamente o problema.
- Maliciosamente? - perguntei com a curiosidade aguçada.
- Em tom irónico respondeu-me: ora, ora, com uma nova teoria; melhor dizendo com a Redonda Teoria e porventura outras do mesmo género que desconheço.
Seguidamente passou-me o seu notebook e um papel com os endereços e os NIF's que se seguem para que fosse eu mesmo a efectuar a pesquisa:
- Câmara de Loures 501294996
- Serviços Municipalizados 680009671
- Redondateoria 510119719
Pesquisa efectuada concluí que os SMAS de Loures contratualizaram, por ajuste directo, com a Redondateoria a prestação de "serviços de assessoria à administração em processos de indemnização em responsabilidade civil", em 20/04/2012, pelo prazo de 395 dias, no montante de 73.450 Euros e, mais recentemente, em 19/12/2012, com a mesma firma, a Câmara de Loures contratualizou "prestação de serviços, em regime de avença de assessoria técnica, pelo prazo de 456 dias, no valor de 30.600 Euros.
E que, a Redondateoria Consultores, Lda, é uma firma constituída em 20/01/2012, sedeada em Camarate no Largo Engº Armando Bandeira Vaz, nº 3, 1º, cujos sócios são RENATO JOAQUIM ALVES e, MANUEL JOSÉ ESTEVES VAZ.
Após uma praga de "mimos" ao Presidente da Câmara (coisa habitual nele), fez-me saber o verdadeiro motivo da sua ira:
- É uma generosa contratação: mais de 100.000 euros por um prazo de pouco mais de um ano para remunerar 2 pessoas, em tempos de crise ! Trata-se de um record de nas contratações do mesmo género, na Câmara, como se pode verificar através de pesquisa no mesmo site. Ou será que abrange mais de 2 pessoas ? Se assim fôr porque razão a Câmara não as contrata directamente....!?
- Renato Alves é membro da Assembleia de Freguesia de Camarate e Manuel Vaz é membro da Assembleia Municipal de Loures, ambos em representação do PS. Isso não seria objecto de reparo não fosse o caso de Manuel Vaz ser membro do orgâo que tem de fiscalizar a entidade contratante!
- Manuel Vaz é, também, director de "A Tribuna de Loures", um jornal regional que abrange vários concelhos do distrito de Lisboa onde o PS é maioritário!
Zeferino Dias
2 Comentários:
Empresa esta (redondateoria) que, ciclicamente muda de nome, mantendo (óbviamente) os mesmos "donos" e a mesma morada. Esse senhor é, aliás, qualquer coisa na mesericórdia de Loures e tb na Associação Luis Pereira da Mota. "trabalhador", não é?
Partido Xuxalista sempre na liderança em Portugal, da corrupção, clientelismo e amiguismo...
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial