quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

SERÁ DESTA QUE AS 7 FREGUESIAS DA ZONA ORIENTAL ,DO CONCELHO DE LOURES,TERÃO ACESSO AO HOSPITAL SANTA MARIA?

Moção - Pela justiça social e defesa dos interesses dos cidadãos .Pela melhoria das condições de acesso aos serviços hospitalares



Eleitos do PS na Câmara Municipal de Loures
PROPOSTA n.º 48/2013
Moção

Pela justiça social e defesa dos interesses dos cidadãos

Pela melhoria das condições de acesso aos serviços hospitalares

Há um ano atrás o município viu inaugurado um dos equipamentos que, há décadas, constituía a maior, a mais antiga e a mais justificada aspiração dos cidadãos lourenses.

O Hospital Beatriz Ângelo é actualmente o mais importante edifício público na área da saúde do Concelho de Loures e concelhos limítrofes, que o Município de Loures orgulhosamente ajudou a erguer e a pôr em funcionamento.

A prioridade assumida pelo executivo camarário para que este sonho fosse uma realidade, fez com que fossem mobilizados todos os meios e recursos para a sua concretização, convictos que a população de Loures já merecia a obra feita e tão desejada.

Desde a cedência do terreno onde está implantado, aos terrenos circundantes para os acessos, até à construção das respectivas infra-estruturas, realizadas através dos recursos municipais, sem quaisquer custos para a Administração Central, a Câmara Municipal de Loures assumiu um investimento municipal que ultrapassou os 20 milhões de euros, sem reservas e consciente que, desta forma, estariam salvaguardados os interesses e as necessidades dos seus habitantes, melhorando as acessibilidades e a eficácia dos serviços.

O Hospital Beatriz Ângelo é hoje um equipamento que trouxe a Loures mais saúde, mais segurança, mais vida (durante este ano de funcionamento nasceram em Loures cerca de 1600 crianças), mais respostas, mais qualidade de serviços e bem-estar social.

O Hospital Beatriz Ângelo trouxe também mais indignação, revolta, injustiça, grande insatisfação e um sentimento de sonho “meio” realizado.

Efectivamente cerca de 100 mil munícipes residentes nas freguesias da zona oriental do Concelho não usufruem da prestação dos cuidados de saúde deste hospital, nem irão beneficiar, tão cedo, dos serviços do Hospital de Todos os Santos, cuja construção o Governo decidiu adiar, contrariando e incumprindo os compromissos assumidos nos acordos celebrados entre os parceiros.

Esta decisão justifica o sentimento de revolta e repulsa da população que viu não serem acautelados os seus interesses e as suas necessidades básicas, ficando fortemente prejudicada ao ser abrangida pelo Hospital de São José, em Lisboa, um hospital que não garante as condições mínimas de acessibilidade e que está sobrelotado nos seus serviço à população.

Os prejuízos sociais e individuais são enormes. A actual situação é inaceitável, Os esforços do Município, das Freguesias e da população têm sido em vão.

Um ano passou e tudo continua na mesma. Quanto mais tempo iremos assim estar, conscientes dos danos causados, das injustiças sentidas, das desigualdades confirmadas?

Encontrar a solução adequada, rápida e eficaz, é garantir a dignidade de quem prometeu (e até à data não cumpriu) e de quem foi o alvo da promessa. É salvaguardar a justiça individual, institucional e social (com todas as partes envolvidas). É, com humildade, reconhecer que se tem vindo a penalizar as populações que, nesta situação concreta, são alheias ao não cumprimento dos acordos previamente estabelecidos.

Toda esta insatisfação, agravada pela actual conjuntura económica e social e pela incerteza do “dia de amanhã”, leva-nos a intensificar a nossa luta pela igualdade, pelos interesses da população, pela qualidade de vida dos munícipes.

Assim, com o propósito de repor a justiça e a igualdade de direitos aos habitantes da zona oriental do concelho de Loures, os eleitos do Partido Socialista propõem que a Câmara Municipal de Loures, reunida a 23 de Janeiro de 2013, delibere:

­ Manifestar, junto do Governo, a revolta e indignação face à sua inoperância no encontro de uma solução à situação descrita, desrespeitando os interesses e as necessidades dos munícipes de Loures;

­ Reivindicar que o Hospital Beatriz Ângelo assegure o serviço a toda a população do Município ou que as freguesias da zona oriental que, actualmente, não são abrangidas por este hospital, possam usufruir dos serviços do Hospital de Santa Maria, hospital este que tem agora capacidade para assegurar este serviço, uma vez que perdeu 40% dos seus utentes (de Loures e Odivelas) com a abertura do “nosso” hospital.

­ Requerer, uma vez mais, junto do Ministério da tutela, reunião com carácter de urgência, para análise conjunta da situação e encontro da solução mais adequada.

A ser aprovada esta moção, a mesma deverá ser remetida às seguintes entidades:

■Presidente da República
■Presidente da Assembleia da República
■Primeiro-Ministro;
■Ministro da Saúde;
■Grupos parlamentares dos Partidos Políticos com representação na Assembleia da República;
■Alto Comissariado da Saúde;
■Assembleia Municipal de Loures;
■Juntas de Freguesia de Bobadela, Moscavide, Portela, Prior Velho, Sacavém, São João da Talha e Santa Iria de Azóia;
■Assembleias de Freguesia de Bobadela, Moscavide, Portela, Prior Velho, Sacavém, São João da Talha e Santa Iria de Azóia;
■Órgãos de Comunicação Social

Loures, 23 de Janeiro de 2013

Os eleitos pelo Partido Socialista na Câmara Municipal de Loures
Carlos Teixeira
João Pedro Domingues
Ricardo Leão
Sónia Paixão
Ricardo Lima

Miguel Matias

Proposta nº 48/2013 teve nove votos a favor e duas abatenções (PSD).
------------------------------------------------------------------------------------------------------------Nota do BlogueComo foram enganadas as 7 freguesias da zona oriental  do concelho de Loures:

1- Em 2008, o governo socialista publicava:
"O futuro Hospital de Loures - ficará situado perto do Centro Comercial do Continente de Loures - deverá entrar em funcionamento em 2012 e irá servir os habitantes de todo o concelho de Odivelas e Sobral de Monte Agraço e as Freguesias do Concelho de Loures (algumas) e Mafra.

O futuro Hospital de Todos-os-Santos - que ficará no Parque da Bela Vista e cuja inauguração está prevista para 2012 -servirá , também , os habitantes das freguesias da Portela, Moscavide, Sacavém, Prior Velho, Bobadela, S. João da Talha e Santa Iria de Azóia que pertencem ao Concelho de Loures"

2-  Hospital de Todos os Santos.
Com uma área de construção de cerca de 15 mil metros quadrados (o terreno com cerca de 95 mil metros quadrados custou ao Estado 12,6 milhões de euros), este projecto será realizado através do recurso a parceria público-privada (PPP, projecto, financiamento e construção), com um custo programado de 150 a 200 milhões de euros. A entrada em funcionamento está prevista para o ano de 2012. link

O Hospital de Todos-os-Santos vai ter 789 camas – para substituir as mil e duzentas do CHLO (hospitais de São José, Capuchos, Desterro, Santa Marta e Estefânia). A organização obedecerá a áreas ou departamentos técnicos (cirurgia, que incluirá a ortopedia, cirurgia plástica, neurocirurgia; medicina...). O internamento será constituído por quartos individuais. Incluirá ensino pré e pós-graduado e investigação clínica. O lançamento do concurso público internacional de adjudicação está previsto para o primeiro trimestre de 2008.

Um anunciado grande reforço da rede pública de HHs do SNS. O renascer da esperança de o último estado de arte da prestação de cuidados hospitalares permanecer no sector público.

3-Com a sua Moção, o PS de Loures,estará a fazer uma auto-crítica ou a pugnar pelos interesses daqueles que foram "atirados" para o Hospital de S.José?.










0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial