sábado, 2 de fevereiro de 2013

DIZ-ME QUANTOS VOTOS ARRANJAS, DIR-TE-EI O QUE VALES NA POLÍTICA !

O MAIOR PROBLEMA E O MAIOR ESCÂNDALO DA DEMOCRACIA PORTUGUESA !


São os "militantes-fantasma". Não se sabe de onde vêm, nunca outros os viram, nunca alguém os ouviu. Aparecem fugazmente nas eleições internas e desaparecem pura e simplesmente. Até à próxima!

São uma verdadeira praga que está a inundar os cadernos eleitorais dos partidos do "arco da governação".

A situação não é nova, já foi denunciada, e as direcções partidárias fazem orelhas moucas!

O que motiva as pessoas a inscreverem-se num partido apenas para votarem o que lhes é ditado? A que preço o fazem? O que recebem de contra-partida?

Em finais de Dezembro último "Jornal i" escreveu o artigo " Partidos têm 300 mil militantes. PS com o dobro das novas adesões do PSD de Passos" (1)

Agora (1 de Fevereiro de 2013) é o jornal "Sol" que adianta o seguinte: "17 mil militantes novos no PS".

"Depois da 'era Sócrates', entraram milhares de militantes no PS. A maioria já tem capacidade para votar e é favorável a Seguro."

"Apesar de ter regressado à oposição, em 2011 o PS ganhou em pouco tempo 17 mil novos militantes, sendo que as distritais de Braga e Porto foram as que mais cresceram. Trata-se de uma vantagem para António José Seguro gerir com confiança eventuais confrontos internos - segundo dizem ao SOL actuais e ex-dirigentes.

Do lado dos apoiantes de António Costa, as contas são feitas de outro modo: o confronto nas bases, que se prolongou com a eleições nas concelhias e distritais em 2012, levou a uma escalada de entradas "em bloco", mas para os dois lados (seguristas e opositores).

Há quem fale em 'sindicatos de voto' e de militantes que não têm actividade política e entram com quotas pagas. <<É a realidade de todos os partidos e o PS não foge a ela>>, diz um ex-dirigente.

Segundo os estatutos do partido em vigor até ao ano passado, os novos militantes podiam votar seis meses depois de entrar no PS. <> lamentou o histórico do PS Vitor Ramalho quando se mudaram as regras.

O número de entradas da era Seguro é mais significativo tendo em conta que foram 34 mil os socialistas que decidiriam a disputa entre Seguro e Francisco Assis. Desta realidade ficaram cientes os homens de Costa que correram nas últimas semanas as distritais e concelhias. <>, questiona um ex-dirigente." (fim de citação)

(1) http://www.ionline.pt/portugal/partidos-seguro-consegue-mais-militantes-passos


0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial