sábado, 27 de abril de 2013

LOURES - A CÂMARA DE LOURES TAMBÉM NÃO TEM RESPEITO PELAS CRIANÇAS DA PORTELA










Que a Câmara Municipal de Loures,não gostava da Freguesia da Portela nem dos seus habitantes já era do conhecimento geral,mas tratar tão mal as nossas crianças da Escola Básica EB1 ( Escola Amarela) nunca poderíamos imaginar ,ora vejamos:



Num COMUNICADO da Junta de Freguesia da Portela, que abaixo reproduzimos , ficamos com a certeza do que acima ficou escrito.



                                                           COMUNICADO

OBRAS NA ESCOLA EB1/JL DA PORTELA

A Escola Primária da Portela, a nossa escola amarela, a escola que todos conhecem e por onde muitos passaram, faz parte da história da Portela e precisa de obras urgentes.
- Esta escola tem 402 crianças distribuídas por um Jardim-de-Infância e pelo 1º.ciclo, que vai desde o 1º. ao 4º.ano.

- O Executivo da Junta de Freguesia, em funções desde Novembro de 2009, identificou os problemas e listou aqueles cuja resolução seria da sua competência: todos os que existiam foram sendo resolvidos. Mas esta edilidade não deixará de juntar a sua força institucional às reivindicações, junto de quem de direito, de todos aqueles que pedem a resolução de situações inaceitáveis na Escola Primária.

Senão vejamos:

- Se noutras Freguesias a Câmara Municipal zela pela reparação dos equipamentos escolares e educativos do pré-escolar e do 1º.ciclo do ensino básico do Concelho, na Portela o Município nem colabora com a Junta de Freguesia em obras urgentes e necessárias, de requalificação, na Escola Primária.

- O contentor que acolhe as crianças do Jardim-de-Infância deixa entrar água quando chove, problema resultante de uma deficiência estrutural na cobertura que não é solucionada com reparações pontuais e que aguarda resolução prometida pela Câmara.

Acresce ainda que este contentor foi colocado por baixo do beiral do edifício já existente e, quando chove ou faz vento, recebe folhagens e detritos que entopem o algeroz, o que aumenta a dimensão do problema da entrada de água para o espaço das crianças.

- A última vistoria à Escola com a presença da Junta de Freguesia e de técnicos da Divisão de Educação e da Divisão de Obras da Câmara, realizou-se em 21 de Setembro de 2012.

Esta vistoria foi solicitada em Maio de 2012 com carácter de urgência, pedido reforçado em finais de Junho, tanto mais que existiam obras que deveriam ser realizadas durante o período de férias escolares desse ano.

As reparações solicitadas pela Câmara à Junta estão todas concluídas; faltam, todavia, as que são da responsabilidade do Município.

- Quanto ao recreio desta escola primária, também em mau estado, existe pelo menos desde 2008/2009 um compromisso verbal da Câmara para com a Direcção do Agrupamento de Escolas da Portela e Moscavide e a Junta de Freguesia da Portela, para levar a cabo uma requalificação profunda.

- Em reunião a 24 de Abril de 2012 foi-nos mostrado um esboço do projecto do novo logradouro/recreio que estava em fase de conclusão e do qual seria dado conhecimento à Junta quando finalizado.

O mesmo projecto foi referenciado na Escola, na vistoria de 21 de Setembro de 2012. Até hoje não está feito. Nem sequer iniciado.

- Neste espaço recreio, foi retirado, no ano lectivo de 2011/2012 pelos Serviços da Divisão de Obras da Câmara, um equipamento lúdico de madeira apropriado para as crianças mais pequenas brincarem, por não oferecer segurança aos alunos. Até hoje o Município não procedeu à sua substituição.

- Em Dezembro de 2012, em Assembleia de Freguesia, o assunto do logradouro/recreio da Escola Primária da Portela voltou a ser discutido, tendo sido apresentada, por um eleito, uma proposta de requalificação provisória para a referida zona e do qual foi dado conhecimento ao respectivo técnico camarário, que a rejeitou por questões técnicas Foi-nos dito que um novo projecto para o logradouro/recreio da Escola estava a ser elaborado pelo Município,devendo a Junta aguardar a sua conclusão e respectiva comunicação.

- A junta desconhece para quando a conclusão do novo projecto e a respectiva previsão de realização da obra com a integração de verba em orçamento camarário.

Estes assuntos têm sido abordados regularmente nas reuniões da Assembleia de Freguesia, não merecendo a conduta do Executivo da Junta a discordância de nenhuma das forças políticas deste órgão deliberativo da Junta de Freguesia da Portela.

Também em sede da Assembleia Municipal, o assunto foi questionado, não tendo o Presidente da Câmara prestado qualquer esclarecimento ou dignando-se a  dar resposta.

As crianças não merecem ser abandonadas pelo Município nem ser objecto de um jogo político.


A Junta lamenta a desarticulação do Município com o poder local de proximidade, em todas as questões que envolvem as nossas crianças.

OS PORTELENSES SABEM QUE PODEM CONTAR COM O APOIO DA JUNTA NA DEFESA DOS SEUS INTERESSES.

 ( 09 de Abril de 2013/Assinado pela sra Presidente da Junta de Freguesia)

1 Comentários:

Às 6 de junho de 2013 às 00:42 , Anonymous Anónimo disse...

A câmara vai iniciar as obras nesta escola, isso está publicado nos boletins de deliberação.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial