quinta-feira, 23 de maio de 2013

PARA QUE SERVEM OS ECONOMISTAS?



 

Para que servem os economistas?

 "A autoridade  e precisão que os jornalistas, os políticos e o público em geral têm tendência para atribuir ao que é dito pelos economistas é superior àquela que os próprios economistas deveriam realmente aceitar. Infelizmente, os economistas raramente são humildes, especialmente em público. Existe ainda outro pormenor relativamente aos economistas que o público deveria conhecer: a progressão na carreira  dos economistas académicos é feita por meio de astúcia e não de sabedoria.

 Actualmente, os professores das melhores universidades distinguem-se não por estarem certos a respeito do mundo real, mas por criarem deturpações teóricas fantasiosas ou por desenvolverem novas evidências. Se estas competências os tornarem igualmente em observadores perspicazes das sociedades reais e lhes propiciarem uma sólida capacidade de discernimento, não será certamente resultado de uma intenção nesse sentido."

 Quem diz isto que acabaste de ler?

 Daniel Rodrik, professor de Economia Política Internacional na Universidade de Harvard, é autor de The Globalization Paradox: Democracy and the Future of the  World Economy, publicado no jornal Publico de 19 de Maio de 2013, sob o título 'Para que servem os economistas?'

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial