quarta-feira, 28 de agosto de 2013

O REGRESSO DOS PISTOLEIROS


Opinião – O regresso dos pistoleiros

SANTANA MAIA LEONARDOSantana-Maia Leonardo
Segundo o PÚBLICO, Luís Filipe Menezes “reuniu-se esta semana na Câmara de Gaia com moradores com dificuldades económicas que residem em bairros da cidade do Porto onde se candidata e tem pago algumas facturas”.
Isto só por si espelha bem o que nos espera, em próximos actos eleitorais, se o Tribunal Constitucional validar a interpretação territorial da limitação dos mandatos autárquicos. Porque não se trata apenas de transformar os presidentes de câmara ou de freguesia em autênticos pistoleiros profissionais que passarão a deambular pelo país à cata de quem os contrate para defender a sua cidade dos bandidos, o que só por si já seria mau, uma vez que distorce absolutamente o princípio fundador do poder local.
O que se avizinha é muito pior do que isto. Com efeito, se o Tribunal Constitucional permitir que os presidentes  se candidatem a outro município ou freguesia, findos os três mandatos, tal vai conduzir inevitavelmente (só quem não conhecer os nossos políticos, pode acreditar o contrário) que o último mandato vai ser usado como trampolim para uma candidatura a um município ou fregusia vizinha, à custa de recursos da autarquia para o qual foi eleito. Ou seja, o presidente eleito para um terceiro mandato passa a ter a cabeça num local  e os pés na outra. Ora, isto não é bom para a qualidade da nossa democracia.
Além disso, nas democracias, como todos sabemos, os melhores mandatos são sempre aqueles em que um presidente sabe que já não pode ser reeleito, na medida em que o seu mandato já não é condicionado pelos votos. Acontece que, com a possibilidade de reeleição num municipio ou freguesia  vizinha, até esse efeito se perde.
Pela mesma razão, os autarcas inibidos de se recandidatarem não deveriam poder sequer integrar as listas para não se assistir a esta autêntica palhaçada à boa maneira portuguesa de as listas serem elaboradas pelos presidentes  cessantes que escolhem um testa de ferro para encabeçar a lista mas, na prática, serão eles que irão continuar a exercer o poder de facto.
Em Portugal, como toda a gente sabe, basta abrir um pequena fresta na lei que passa por lá tudo. E das duas uma: ou querem limitar os mandatos ou não querem. Se não querem, acabem com a lei mas não gozem mais connosco. Nunca se esqueçam de um sábio pensamento de Confúcio: “Nunca irritem um homem paciente.” E o povo português, apesar de ser muito paciente, começa a dar sinais de alguma irritação.

(Do: PORTELA DOS PEKENINOS)

1 Comentários:

Às 29 de agosto de 2013 às 07:44 , Anonymous Anónimo disse...

Hoje sai a sondagem na SIC. Ou muito me engano ou dá empate técnico. Como se diz na gíria vai ser disputado aos pontos até ao final, mas o tempo corre a favor de Bernardino. O Tribunal parece que validou a candidatura do Lima a Moscavide e Portela e não aceitou a de Sto Antonio Cavaleiros nem a dos Tojais. Se for verdade, alguém entende uma coisa destas? Realmente o país está a saque e os pistoleiros andam à solta !!!
L.A.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial