terça-feira, 4 de março de 2014

LOURES 2014 - CARNAVAL INFANTIL- CERCA DE 800 CRIANÇAS COLORIRAM AS RUAS DE LOURES

                                                        Logotipo da Câmara Municipal de Loures

Cerca de 800 crianças coloriram as ruas de Loures

carnaval infantil 5

O céu estava cinzento, mas as cerca de 800 crianças que animaram as ruas de Loures, na manhã de 28 de fevereiro, deram um colorido singular às ruas da cidade. Zebras e girafas misturaram-se com saloios e bombeiros, entre muitos outros disfarces.
carnaval infantil 8
O burburinho foi crescendo dentro de um Pavilhão Paz e Amizade que recebeu as crianças que ali se preparam para desfilar: entre o lanche da manhã e as instruções das professoras e educadoras, ouviam-se apitos e a agitação normal de um dia diferente.
Pouco tempo após a hora marcada, a festa começou e o Carnaval de Loures 2014 teve o seu início com o desfile de várias associações e escolas do concelho: Associação Dr. João dos Santos, Associação Luís Pereira da Mota, Associação Nossa Senhora dos Anjos, EB1/JI de A-das-Lebres, EB1/JI nº1 e nº 2 de Apelação, EB1/JI de Manjoeira, EB1/JI de Montemor, EB1/JI de Murteira, Creche e Jardim de Infância Rosa Azul, Creche e Jardim de Infância Santa Maria e Crevide – Creche Popular de Moscavide.
Foram centenas as pessoas que fizeram questão de marcar presença neste momento assistindo ao cortejo que percorreu a rua da República e terminou junto ao edifício dos Paços do Concelho. À sua espera estavam Bernardino Soares, presidente da autarquia; Fernanda Santos, presidente da Assembleia Municipal de Loures; Maria Eugénia Coelho, vereadora da Educação; Nuno Botelho, vereador do Turismo; Manuel Glória, presidente da Junta de freguesia de Loures e Arlindo Cardoso, presidente da União de Freguesias de Apelação, Camarate e Unhos que, a cada instituição participante, entregaram uma lembrança do município.
carnaval infantil 4carnaval infantil 7
Carnaval no Arquivo Municipal

Também a EB1/JI de Loures, localizada nas Urmeiras, se juntou aos festejos carnavalescos e, numa iniciativa conjunta com o Arquivo Municipal de Loures, saiu à rua com dezenas de pequenos foliões.
O desfile teve início na escola, percorreu as ruas da urbanização e terminou em frente ao Arquivo Municipal, onde um grupo de alunos recriou uma Cegada.

As cegadas são uma das muitas formas de manifestação de crítica social. Revelam o sentido satírico e humorístico no ambiente do Carnaval, apesar de poderem ter também um carácter dramático. São feitas por grupos constituídos por quatro, cinco ou seis elementos, normalmente todos homens.
A ideia da recriação de uma cegada pelos alunos da EB1/JI de Loures teve origem na exposição “Cegadas no Arquivo Municipal” patente até final do mês de Março. Quem visitar a mostra poderá ver fotografias e 28 documentos originais, maioria contendo textos de poetas populares, que depois eram “declamados” nas ruas ou em associações recreativas.
O documento mais antigo da exposição data de 1915, representando não só os últimos cem anos do Carnaval no concelho de Loures, como também uma das raras coleções detidas por um Arquivo Municipal.
carnaval infantil 10carnaval infantil 11

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial