LOURES 2014 - COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL-EXPOSIÇÃO " SENTIR ABRIL 40 ANOS DEPOIS "
Comemorações do 25 de Abril
Exposição “Sentir Abril. 40 Anos Depois” na Galeria Municipal Vieira da Silva
O arranque para as comemorações dos 40 anos da Revolução dos Cravos foi dado, dia 15 de março, com a inauguração na Galeria Municipal Vieira da Silva da exposição “Sentir Abril. 40 Anos Depois”.
“Comemorar Abril é uma obrigação e uma necessidade num momento em que muitas das suas conquistas – entre as quais o poder local democrático – estão fortemente ameaçadas”. Foi desta forma que o presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares deu início às comemorações, em Loures, dos 40 anos do 25 de Abril de 1974. O autarca falava durante a inauguração da exposição “Sentir Abril. 40 Anos Depois”, uma mostra de fotografias icónicas de Eduardo Gageiro.
Para o autarca, “dificilmente haveria melhor maneira de começar do que com esta Exposição”, uma vez que “as fotografias de Eduardo Gageiro são, para quase todos nós, as imagens do 25 de Abril e documentam os momentos essenciais da Revolução”.
Na cerimónia de inauguração marcou presença Eduardo Gageiro que, em visita guiada à mostra fez questão de contar, na primeira pessoa, o contexto e as circunstâncias em que as imagens foram captadas: “Foi um dos dias mais felizes da minha vida porque me apercebi da importância histórica do que estava a presenciar.” Acompanhando Salgueiro Maia durante quase todo o dia, Eduardo Gageiro, através da sua lente, captaria o momento em que o Capitão de Abril percebe que a Revolução estava ganha. O testemunho desse momento ficaria imortalizado numa fotografia que está presente na exposição patente na Galeria Municipal Vieira da Silva, no Parque da Cidade de Loures.
Outras imagens inesquecíveis – como a retirada da fotografia de António de Oliveira Salazar de uma das paredes da sede da Polícia Internacional e de Defesa do Estado (PIDE) ou a de Mário Soares e Álvaro Cunhal, lado-a-lado, no 1º de Maio de 1974 –, marcam também presença nesta mostra que pode ser visitada até ao dia 12 de julho, de segunda a domingo, das 10h às 13h e das 14h às 18h.
Revolução com Futuro é o mote para as comemorações do quadragésimo aniversário do 25 de Abril, em Loures, que tiveram início a 15 de março e decorrem até ao próximo dia 4 de maio, com iniciativas de vária índole.
Conheça aqui todo o programa das comemorações.
Veja aqui a Galeria de Fotos da inauguração.
Veja aqui a Galeria de Fotos da exposição.
Veja aqui o vídeo:
Veja aqui a Galeria de Fotos da exposição.
Veja aqui o vídeo:
1 Comentários:
Parabéns à CML, pelo programa " Sentir Abril, 40 anos depois".
Um mês de cultura e memórias, que estiveram esquecidos durante 20 anos neste concelho. Entrei para a faculdade em 73 e como aluno participei activamente na luta académica. Deixei de correr à frente da policia de choque,consegui parar à esquina a conversar com os colegas, sem ouvir "circular".Assisti a tantas conquistas como estudante/trabalhador, mas há sempre um mas.
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial