quinta-feira, 20 de março de 2014

LOURES 2014 - COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL-EXPOSIÇÃO " SENTIR ABRIL 40 ANOS DEPOIS "

                                                          Logotipo da Câmara Municipal de Loures

                   Comemorações do 25 de Abril

Exposição “Sentir Abril. 40 Anos Depois” na Galeria Municipal Vieira da Silva

Comemorações do 25 de Abril


Comemorações do 25 de Abril O arranque para as comemorações dos 40 anos da Revolução dos Cravos foi dado, dia 15 de março, com a inauguração na Galeria Municipal Vieira da Silva da exposição “Sentir Abril. 40 Anos Depois”.
“Comemorar Abril é uma obrigação e uma necessidade num momento em que muitas das suas conquistas – entre as quais o poder local democrático – estão fortemente ameaçadas”. Foi desta forma que o presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares deu início às comemorações, em Loures, dos 40 anos do 25 de Abril de 1974. O autarca falava durante a inauguração da exposição “Sentir Abril. 40 Anos Depois”, uma mostra de fotografias icónicas de Eduardo Gageiro.
Para o autarca, “dificilmente haveria melhor maneira de começar do que com esta Exposição”, uma vez que “as fotografias de Eduardo Gageiro são, para quase todos nós, as imagens do 25 de Abril e documentam os momentos essenciais da Revolução”.
Na cerimónia de inauguração marcou presença Eduardo Gageiro que, em visita guiada à mostra fez questão de contar, na primeira pessoa, o contexto e as circunstâncias em que as imagens foram captadas: “Foi um dos dias mais felizes da minha vida porque me apercebi da importância histórica do que estava a presenciar.” Acompanhando Salgueiro Maia durante quase todo o dia, Eduardo Gageiro, através da sua lente, captaria o momento em que o Comemorações do 25 de Abril ExpoCapitão de Abril percebe que a Revolução estava ganha. O testemunho desse momento ficaria imortalizado numa fotografia que está presente na exposição patente na Galeria Municipal Vieira da Silva, no Parque da Cidade de Loures.
Outras imagens inesquecíveis – como a retirada da fotografia de António de Oliveira Salazar de uma das paredes da sede da Polícia Internacional e de Defesa do Estado (PIDE) ou a de Mário Soares e Álvaro Cunhal, lado-a-lado, no 1º de Maio de 1974 –, marcam também presença nesta mostra que pode ser visitada até ao dia 12 de julho, de segunda a domingo, das 10h às 13h e das 14h às 18h.
Revolução com Futuro é o mote para as comemorações do quadragésimo aniversário do 25 de Abril, em Loures, que tiveram início a 15 de março e decorrem até ao próximo dia 4 de maio, com iniciativas de vária índole.
Conheça aqui todo o programa das comemorações.
Comemorações do 25 de Abril ExpoComemorações do 25 de Abril Expo 

Veja aqui a Galeria de Fotos da inauguração.
Veja aqui a Galeria de Fotos da exposição.
Veja aqui o vídeo:
 
 

1 Comentários:

Às 20 de março de 2014 às 18:38 , Anonymous Anónimo disse...

Parabéns à CML, pelo programa " Sentir Abril, 40 anos depois".
Um mês de cultura e memórias, que estiveram esquecidos durante 20 anos neste concelho. Entrei para a faculdade em 73 e como aluno participei activamente na luta académica. Deixei de correr à frente da policia de choque,consegui parar à esquina a conversar com os colegas, sem ouvir "circular".Assisti a tantas conquistas como estudante/trabalhador, mas há sempre um mas.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial