sexta-feira, 27 de junho de 2014

MOSCAVIDE, E AGORA? (PARA REFLEXÃO) - PUBLICADO PELO (IM)PARCIAL EM 27 DE JUNHO DE 2013


MOSCAVIDE, E AGORA ? (PARA REFLEXÃO)

Quinta-feira, 27 de Junho de 2013

               Em 17 de janeiro de 2013, publicámos um post com o título  " MOSCAVIDE, E AGORA"?Decidimos publicá-lo - mais uma vez - por o mesmo continuar actual e para que os Moscavidenses tirem as suas conclusões: 


"Com protestos, manifestações e muitas figas, a proposta de lei de reforma administrativa das freguesias fez o seu curso. Para breve, espera-se a sua promulgação pelo Sr. Presidente da República.

Tudo sem surpresas, tudo como previsto, a bem da troika!

Com um destino assim traçado, só a queda mais que improvável do Governo poderia augurar a esta proposta de lei um futuro diferente. Se todos sabiam que assim ia acontecer porque razão os autarcas não encararam a hipótese de negociar a proposta do Governo? Porque não apresentaram alternativas?

Vejamos o caso da freguesia de Moscavide. Em termos formais, nada a apontar. Os autarcas pronunciaram-se, manifestaram-se contra e, tal como muitos outros por esse país fora, "lavaram as mãos" do problema. Mas foi esta a melhor atitude política para a freguesia, a que melhor serviu os seus interesses e os da sua população?

Vejamos:

- Moscavide viu-lhe ser amputada uma parte substancial do seu território para a constituição da Freguesia do Oriente (Parque das Nações). Um processo desencadeado pela Câmara de Lisboa que mereceu o acolhimento da Assembleia da República. Os moradores da nova freguesia podiam ter optado pelo Concelho de Loures, mas preferiram o de Lisboa. Estão no seu pleno direito. O que fizeram os nossos autarcas? Protestaram, protestaram, mas o território foi para a nova freguesia e esta para um outro concelho que não Loures.

- Em 1998, devido à oposição das freguesias da Portela e de Moscavide, foi inviabilizado a constituição do Concelho de Sacavem. Nessa altura várias vozes admitiram o cenário de uma adesão destas freguesias a Lisboa. Porém, com a conquista da Câmara de Loures pelo PS, em 2001, após 22 anos de derrotas sucessivas a favor do PCP (uma interessante história por contar), a idéia perdeu fôlego e apoiantes. Morreu e tão depressa não se vislumbra qualquer vontade de reencarnação.

- Mas com a actual reforma, que desde o início se sabia ser irreversível, e quando estão sendo dados passos mais ousados para a agregação de municipios, será que é do interesse dos moradores a criação da União de Freguesias de Moscavide e Portela? Não existiriam alternativas que pudessem, pelo menos no que respeita a Moscavide, ir de encontro aos reais interesses dos seus fregueses?

- É óbvio que sim. Moscavide podia e devia ter equacionado a hipótese de adesão a Lisboa no preciso momento em que se desencadeou o processo para a criação da Freguesia do Oriente. Podia e devia ter realizado uma consulta à população. Se a uma parte da freguesia foi-lhe dada a possibilidade de optar pelo concelho a que queria pertencer, porque razão não foi dado esse direito à outra parte? Aliás, por esse País fora, outras freguesias o fizeram mediante prévia auscultação popular. Sem dramas e a contento de todos.

- Como as coisas foram conduzidas não houve opção mas imposição. Do Governo, é certo, mas também dos nossos autarcas que não receberam mandato para tomarem decisões ou, melhor, não decisões em matérias desta natureza.

- E agora, Moscavide? Depois de tudo o mais agora até a sua identidade vai perder? Em nome de que interesses?

Zeferino Dias"

5 Comentários:

Às 27 de junho de 2014 às 16:11 , Anonymous Anónimo disse...

estes senhores do PSD é que estão atrás deste acontecimentos todos negativos para as freguesias.

 
Às 27 de junho de 2014 às 16:36 , Anonymous Anónimo disse...

Agora torcem a orelha. O Noddy & Ca. encostaram-se ao Seguro porque pensavam que a reforma administrativa(caso de Moscavide) era reversível. Como o Costa arranjou emprego a alguns e porque pensavam que ele ia ganhar, vai de se tornarem costistas. Só que se enganaram. Se o Seguro vencer, vai mandá-los bugiar. Se for o Costa também não levam nada porque ele defendeu a reforma das freguesias.

 
Às 27 de junho de 2014 às 18:40 , Anonymous Anónimo disse...

O Costa fez um grande negócio!
Olhem só a receita de IMI?
Em Moscavide pensam pequeno.
Era negociata aqui, negociata ali, compadrio acolá... deu asneira!
Andam de cabeça perdida.

 
Às 27 de junho de 2014 às 23:34 , Anonymous Anónimo disse...

Talvez muito por distração, ainda não tiveram oportunidade de conhecer algumas das linhas do Costa, mas uma é a revogação da reforma administrativa que foi feita e, fazer algo em conjunto com os municípios, com cabeça tronco e membros. Como no caso do Município de Loures, tanto a CDU como o PS defendem a revogação desta lei, já se sabe o que vai acontecer.

 
Às 29 de junho de 2014 às 19:43 , Anonymous Anónimo disse...

E o que é que vai acontecer?

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial