quinta-feira, 25 de setembro de 2014

MOSCAVIDE 2014 - MOSCAVIDE DE OUTROS TEMPOS -UM VÍDEO QUE É UMA PRECIOSIDADE.


                                       
                                                
               
1-HISTÓRIA
Moscavide é uma antiga freguesia portuguesa do concelho de Loures, fronteira a Lisboa, com 1,10 km² de área e 14 266 habitantes (2011). Densidade demográfica: 12 969,1 hab/km². Desde 2013, faz parte da nova União das Freguesias de Moscavide e Portela.
 A origem do topónimo vem do árabe al-Masqba que significa "sementeiras". 
 A freguesia de Moscavide foi criada em 23 de Março de 1928, através do decreto n.º 15 222, por desmembramento das freguesias de Santa Maria dos Olivais (Lisboa) e de Sacavém (Loures), ficando integrada no concelho de Loures.
 Abrangia então os sítios da Encarnação, dos Marcos e de Beirolas, envolventes da chamada Estrada de Moscavide (à qual foi buscar o seu nome), que seguia rumo a Sacavém (curiosamente, no entanto, a dita estrada continuou integrada na freguesia dos Olivais até hoje; a parte remanescente originou a Avenida de Moscavide, que é hoje a rua mais movimentada da localidade). 
 Mais tarde, em 4 de Fevereiro de 19555 , e por motivos ainda não completamente esclarecidos (posto que o diploma legal é omisso), decorrentes da delimitação entre os concelhos de Loures e Lisboa, a região de Beirolas, onde estava sediado um quartel do Exército, transitou para o espaço da freguesia dos Olivais, o que confere à freguesia a sua estranha configuração geográfica na parte oriental.
 Em 1996, um projecto de lei da autoria do PS previa a rectificação dos limites concelhios e a reintegração de Beirolas em Moscavide , mas a iniciativa, depois de ter baixado à respectiva comissão parlamentar de administração do território, acabou por caducar com o fim da legislatura, não tendo sequência.

 2-GEOGRAFIA
 Localizada no extremo sudeste do concelho, a freguesia de Moscavide fazia fronteira com Sacavém, a norte, Portela, a oeste (em Loures), com Santa Maria dos Olivais, a sul (na cidade de Lisboa), e ainda com o rio Tejo, a este.
Para além disso, incluía ainda uma parte do Parque das Nações, estrutura onde esteve alojada em tempos a EXPO 98. 

 3 - HERÁLDICA
                                                          
 Moscavide utiliza presentemente a seguinte bandeira e brasão de armas: 
Um escudo de azul, faixa ondada de prata, acompanhada em chefe de uma cruz latina de vermelho, contornada e coroada de ouro, entre duas alfaces de verde orladas e realçadas de ouro; em campanha, catorze favos de ouro, postos dois, três, quatro, três, dois. 
Uma coroa mural de prata de quatro torres. Um listel branco, com a legenda a negro, em maiúsculas: «MOSCAVIDE». Bandeira esquartelada de amarelo e azul; cordões e borlas de ouro e azul. Anteriormente, Moscavide usava o seguinte brasão:
 Um escudo de azul, catorze favos, postos dois, três, quatro, três, dois, dos quais o segundo e o terceiro da terceira linha e o segundo da quarta de vermelho, e os restantes de ouro, assentes num pé, também de ouro. Em chefe, à dextra, escudete de prata, com três faixas de verde, e chefe de vermelho, e à sinistra, escudete carregado com as armas de Portugal. Contra-chefe ondado de prata e azul de seis peças. Uma coroa mural de prata de quatro torres. Um listel branco com os dizeres de negro, em maiúsculas: « MOSCAVIDE»

VEJAM O VÍDEO:
 

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial