LEGISLATIVAS 2015 - ALERTA DÉFICE ( MAS NÃO É ESSE).
360º
Por
David Dinis, Diretor
A campanha
Cuidado com o défice - mas veja qual, com atenção. Ontem o INE publicou vários dados sobre as contas públicas, um preocupante - e outro que (sendo menos) deu grande polémica na campanha. Vamos por pontos?
O dado mais preocupante tem a ver com o défice deste ano: na prática, o Estado esgotou 84% do défice anual em apenas seis meses - fazendo com que a meta definida só possa ser atingida se o Estado fizer no segundo semestre o que não consegue fazer desde 1999, nas contas do Público de hoje.
O dado mais polémico foi, porém, a revisão em alta do défice de 2014, devido à resolução do BES. António Costa usou isto como uma arma para atirar ao Governo, acusando-o de falhanço - mas dizendo ao mesmo tempo que isto não teria implicações no programa do PS. Passos defendeu-se, dizendo que se trata de um "efeito estatístico", sem obrigar a novas medidas - o que Bruxelas confirmou durante a noite.
No meio de muita política, nós fizemos-lhe um Fact Check, para perceber um pouco melhor o que são os factos e o que é campanha pura nestes discursos sobre o fardo do Novo Banco (de um lado e de outro da barricada).
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial