terça-feira, 12 de janeiro de 2010

POR QUE NÃO ACABAM COM O CELIBATO ?



Bispos criticam legalização «precipitada» do casamento homossexual

O padre Manuel Morujão, porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), afirmou, esta terça-feira, que a igreja católica era favorável ao referendo à legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo e considerou que «poderia ser uma ocasião apropriada para que se reflectisse e não se tomassem decisões precipitadas».
«Deveria haver mais ponderação, mais reflexão, mais tempo para aprofundar a questão e ver quais são as consequências», defendeu o padre, citado pela edição online do Público.

-COMO SURGIU A PROIBIÇÃO DO CASAMENTO PARA PADRES?
A imposição do celibato surgiu no ano 306, com abrangência restrita à Espanha, no Concílio de Elvira. O casamento foi proibido para todos os religiosos. Pouco depois, em 314, o sínodo de Ancira permitiu o casamento dos diáconos (clérigo que vem abaixo do padre), legítimo até hoje. Com o papado de Gregório VII, na segunda metade do século XI, as investidas da Igreja em favor do celibato radicalizaram-se. Gregório repudiava os envolvimentos afetivos de representantes do clero. A maioria dos papas seguintes reafirmou a questão e, entre 1537 e 1563, durante o Concílio de Trento, o celibato se tornou obrigatório em todo o mundo.

NOTA: Se fossem autorizados a casar talvez não houvesse tantas notícias sobre abusos sexuais praticados pelos padres.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial