domingo, 14 de março de 2010

CARDEAL PÕE EM CAUSA O CELIBATO



Numa altura que os abusos cometidos por clérigos católicos voltaram à ribalta com novos casos denunciados na Alemanha, Áustria, Irlanda e Holanda, o cardeal Christof Schonborg, protegido do Papa Bento XVI e tido como um sólido candidato a seu sucessor, quebrou um tabu do Vaticano ao levantar a possibilidade de o celibato estar entre as causas para este verdadeiro flagelo que a igreja enfrenta.
O cardeal considera igualmente necessário fazer-se uma análise sobre a formação dos padres e o desenvolvimento da sua personalidade."Ela(análise) exige uma enorme honestidade, quer da parte da Igreja quer da sociedade, como um todo", escreve salientando que compreende a frustração de muitos fiéis relativamente aos escândalos de pedofilia.
Estes pontos de vista invulgarmente frontais para um cardeal, tiveram eco sonante na imprensa alemã e italiana, o que obrigou o arcebispo de Viena a fazer uma rápida "clarificação". Ela surgiu pela mão de Erich Leitenberger, porta-voz de Schonborg, que num comunicado garantiu que as palavras do arcebispo tinham sido mal interpretadas.
"O cardeal não pretendeu de modo algum questionar a regra do celibato da Igreja Católica", esclareceu.
Alguns observadores afirmam-se convictos que esta clarificação foi feita sob pressão do Vaticano.
(Correio da Manhã)

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial