domingo, 11 de abril de 2010

MAIS UMA VEZ, ESTÃO MEXENDO NOS NOSSOS BOLSOS



Portugal contribui com 774 milhões na ajuda à Grécia

Eurogrupo chegou hoje a acordo sobre plano de ajuda de 30 mil milhões de euros para 2010. Amanhã será fixado o montante a dar pelo FMI, possivelmente 15 mil milhões, segundo a AFP.

Os países da zona euro colocaram hoje à disposição da Grécia empréstimos bilaterais no valor de 30 mil milhões de euros para este ano, a taxas de juro de 5%, menos dois pontos do que o país está a pagar actualmente nos mercados. O acordo foi obtido após uma reunião por videoconferência entre os ministros das Finanças do euro e segundo o líder do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, contém as condições de um plano inédito desde o lançamento da moeda única europeia em 1999.


"Portugal participará neste esforço conjunto, numa proporção correspondente à sua dimensão económica e financeira, reflectida na participação no capital do Banco Central Europeu, 2,58%, depois de excluída a participação da Grécia", indicou, ao DN, a porta-voz do Ministério das Finanças Rita Tamagnini. Isto significa que a participação portuguesa poderá atingir um valor de 774 milhões de euros, o que dá 77 euros a cada português.

Nos termos do acordo obtido na cimeira do mês passado, os países europeus suportarão dois terços do plano de ajuda à Grécia, enquanto que um terço caberá ao Fundo Monetário Internacional. Esta instituição entrará com mais 15 mil milhões de euros, segundo avançou a AFP. Os seus técnicos reúnem-se amanhã em Bruxelas com a Comissão Europeia, nomeadamente com o comissário da Economia Olli Rehn. O plano é de três anos mas os montantes anunciados são só para 2010 .

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial