QUEM NOS ACODE ????
Há alguns anos, um presidente demitiu um primeiro-ministro em Portugal. Razão: "trapalhadas". Santana Lopes saiu e levou com ele a palavra. Ei-la de volta, acompanhando um apressado aumento da taxa de IRS, e não só.
Não será fácil ser Governo quando se supõe que o mundo muda à semana. Mas mais difícil ainda é ser governado. José Sócrates perdeu o tino. Faz, desfaz e refaz, anuncia e cancela, aponta para a esquerda e vai para a direita. Não pratica política fiscal, nem tem governação económica, não é sequer Governo. Os únicos ministros que não são desautorizados são os que estão calados.
O aumento do IRS foi anunciado para Julho, o que provocou uma antecipação dos pedidos de subsídio de férias. Depois, admitiu-se que seria à data de Janeiro, o que seria ilegal. Ficou para Junho, daqui a dias, o que apanhou o Fisco de surpresa e precipitou o caos. E para acabar com as tosses, tributa-se 7/12 do rendimento anual, tenha ele sido recebido quando for (senhor contribuinte, à cautela, reserve já dinheiro e conte com um acerto de IRS. No próximo ano, o reembolsado será o Estado...).
A trapalhada do IRS é o caso mais evidente do desnorte. Quem investe num país assim? Nem os portugueses (senhor contribuinte, pergunte a um advogado o que lhe andam a pedir as empresas. Que lhe mudem a sede fiscal para um local menos tributado e, sobretudo, mais estável.
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial