VÁRIAS MANEIRAS DE PASSAR CHEQUES BANCÁRIOS
Numa altura bastante apertada para a maior parte dos Portugueses, aqui vão algumas indicações básicas relativas aos diversos tipos de cheques.
1- CHEQUE NOMINATIVO E AO PORTADOR
O cheque nominativo é aquele que tem indicado o nome do beneficiário; o banco pagará o cheque àquele que figure como beneficiário. O cheque diz-se ao portador se o nome do beneficiário não vem indicado, não constando o nome da pessoa a quem o cheque deve ser pago pelo banco; neste caso, não sendo mencionado qualquer beneficiário, o cheque é pagável a qualquer pessoa que o apresente.
2- CHEQUE CRUZADO
É um cheque atravessado por duas linhas paralelas e oblíquas; este cheque tem como particularidade o facto de ter de ser obrigatoriamente depositado, excepto se o beneficiário for cliente do banco sobre o qual o cheque foi emitido, caso em que pode levantar o cheque ao balcão desse banco.
3- CHEQUE Á ORDEM E NÃO À ORDEM
O cheque à ordem é aquele, que é endossado; ou seja, aquele em que o seu beneficiário pode transmiti-lo a uma pessoa diferente da que consta no título como beneficiário. Para endossar um cheque basta, no verso do mesmo, colocar a assinatura da pessoa à ordem de quem o cheque foi emitido com, ou sem, a indicação da entidade a favor de quem o mesmo é transmitido. Já o cheque com a expressão " não à ordem " é um cheque que só pode ser pago a quem nele constar como beneficiário; isto é, não admite o endosso.
NOTA: Também há o cheque sem cobertura, mas isso "são outros cinco tostões", como diz o povo.
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial