sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

PLANTA DECORATIVA CASEIRA MAS... MUITO PERIGOSA

NUNCA É DEMAIS RECORDAR OS PERIGOS QUE PODERÃO EXISTIR NOS NOSSOS LARES!

Em Espanha, as farmácias distribuiram desdobráveis com a descrição desta planta, que sabia que era venenosa ou tóxica, mas não sabia que era tão fulminante.
Tenham cuidado e evitem esta planta. Se a tiverem não a manipulem sem o devido cuidado.


DIFFEMBACCHIA CAMILA.







Esta planta tão linda que vemos na foto, chama-se difembaquia da variedade camila, que se comercializa como uma formosa planta decorativa, de aparência inofensiva.

Na realidade contém um dos venenos mais tóxicos e poderosos da natureza.

Li algo sobre esta planta na internet e só uma página sobre plantas ornamentais indica, de maneira aproximada, qual é o seu nível de toxicidade, que é, na verdade, extremo...

Sabe-se que a seiva leitosa concentrada no talo e junto ao pecíolo da folha, é usada tradicionalmente por indígenas amazónicos para envenenar a ponta dos seus dardos de caça. O simples contacto da mão sobre os olhos após a sua manipulação, produz cegueira temporaria. Pode causar a morte de um bébé em pouco menos de dez segundos e normalmente asfixia uma pessoa em pouco menos de vinte minutos.... Nunca se deve manipular sem luvas de cabedal ou borracha e sempre com extrema precaução.

A informação disponivel na internet trivializa a sua potência letal... Como é tão popular, será conveniente que as pessoas conheçam as suas características naturais para que possam decidir se vale a pena tê-la como ornamento, quando um simples contacto casual, acidental ou provocado pode causar-nos a morte em poucos instantes
.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial