PRESIDENTE EM DOIS CONCELHOS. SERÁ COMPATÍVEL?
JOÃO FRANCO,PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE MOSCAVIDE E PRESIDENTE DA CONCELHIA DO PS DE ÓBIDOS - AO MESMO TEMPO - SERÁ CORRECTO OU ERRADO?
1-JOÃO ANTÓNIO LEAL DA CRUZ FRANCO
PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE MOSCAVIDE
2-"João Franco é o novo presidente da concelhia do PS de Óbidos e falou de si e do que vai mudar no Partido Socialista de Óbidos.
Quem é João Franco?
Sou militante do PS desde 1975 e transferi a minha militância para o concelho de Óbidos. Fui, durante muitos anos deputado na Assembleia Municipal do concelho de Loures e agora sou responsável pela Comissão Política do concelho de Óbidos desde dia 15 de Junho. Neste momento a minha vida está dividida entre Lisboa e Óbidos mas a minha residência é aqui e pago os meus impostos no concelho Óbidos. Sou jurista e advogado mas com a carteira entregue na Ordem.
Como vê esta gestão do PSD na Câmara de Óbidos?
A gestão do PSD em Óbidos tem sido fortemente criticada pelo vereador eleito nas listas do PS, o Eng. José Machado. São conhecidas as tomadas de posição e nós vemos com forte censura a gestão do PSD em Óbidos a diversos níveis e o mais preocupante de todos é uma dívida que nós consideramos que é astronómica para um concelho de 11 ou 12 mil habitantes. De facto uma dívida que ronda os € 15 milhões de Euros é uma dívida monstruosa.
O que é que o PS pretende fazer daqui para a frente?
O PS pretende continuar a ser aquilo que sempre foi, uma oposição responsável que critica mas que apresenta propostas alternativas e que intervém sempre pela positiva. Essa é a imagem e o emblema do PS e vai continuar a ser.
Estamos a pouco mais de um ano de eleições. Vão já começar a trabalhar?
Estamos já a trabalhar para as eleições e vamos encontrar para rechear as nossas listas militantes e independentes, cidadãos com intervenção cívica que queiram intervir politicamente para garantir uma vitória para o povo de Óbidos que será a vitória em 2013.
O que vão fazer para encontrar mais pessoas?
No passado nós concorremos em todas as freguesias menos numa, já o PSD não foi assim, não conseguiu concorrer em tantas freguesias como o PS. Nós o que vamos fazer nestas eleições, como fizemos em anteriores eleições autárquicas é socorrermo-nos de cidadãos que queiram intervir, de cidadãos que estejam preocupados com a sua terra, de cidadãos que estejam preocupados com o concelho de Óbidos, no sentido de constituírem e de integrarem as listas do PS, sejam ou não militantes, mas se forem independentes que tragam uma mais-valia para a intervenção cívica e para a resolução dos problemas da sua terra. É isso que é a intervenção do PS, que sempre foi aqui em Óbidos e que vai continuar a ser.
Haverão bandeiras pelas quais o PS se irá bater?
O PS irá ter como bandeira e que é já uma preocupação neste momento, é a bandeira ambiental. São conhecidos os desmandos de natureza ambiental que têm existido no concelho de Óbidos. Sabemos de toda a desertificação que foi causada no concelho, vamos estar muito atentos e muito em breve a imprensa e o povo de Óbidos vão ouvir falar desta situação.
Sente-se em desvantagem quando a Câmara tem uma projeção mediática tão grande?
O facto da Câmara ter uma grande projeção mediática torna mais difícil o nosso trabalho mas nós vamos intervir e vamos fazê-lo falando diretamente com as pessoas. Para nós é evidente que é um handicap sairmos com uma Câmara Municipal que tem um show-off que é conhecido a nível da imprensa mas nós vamos falar diretamente com o povo desde já. Chamo à atenção sobre o nosso comunicado sobre as bombas de gasolina em Óbidos, vamos distribuir isto junto da população e vamos começar a tentar fazer sessões de esclarecimento. Há situações, como por exemplo os depósitos de água no Bom Sucesso em que está empenhado o vereador do PS, está o PS e está também a Comissão de Moradores do Bom Sucesso, que era anteriormente apoiante do Presidente da Câmara e do PSD e que neste momento está do lado do PS e isso está a ver-se já neste caso concreto e vamos assistir a isso em outras situações que o PS vai denunciar.
Vamos vê-lo a candidatar-se a Presidente da Câmara?
Ainda é cedo para definir quem vai ser o candidato a Presidente da Câmara, neste momento a nossa preocupação não é essa, eu sou apenas e só o Presidente da Comissão Política, mas também, já agora, quero sublinhar que temos tido um vereador eleito, o Eng. José Machado que tem feito um excelente trabalho e isso, obviamente, será tomado em consideração no momento em que for escolhido o futuro candidato, mas atenção, estamos a um ano e pouco e neste momento o que nós queremos é fazer trabalho político, trabalho de denúncia política e trabalho de diálogo com a população.
Até final do ano terão que apresentar candidato…
O timing de apresentação do candidato será do PS, nós é que vamos definir esse timing e na altura devida o povo do concelho de Óbidos vai saber quem é o candidato do PS, quero também chamar à atenção, tal como disse anteriormente que para nós os independentes são importantes e sobretudo são importantes aqueles independentes que trazem mais-valias para o PS.
Sente que chegou a tempo de mudar o paradigma político em Óbidos?
Sinto que cheguei a tempo de travar uma boa batalha política em Óbidos.
Já acompanhava a vida política em Óbidos?
Já acompanhava a vida política em Óbidos porque a minha mulher nasceu em Caldas da Rainha porém é de Óbidos, há mais de 30 anos que venho para cá e portanto eu conheço tudo isto muito bem, conforme disse neste momento estou recenseado em Óbidos, pago os meus impostos em Óbidos e por isso a minha intervenção cívica vai ser no concelho de Óbidos".
( Entrevista ao jornal MAIS OESTE)
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial