sexta-feira, 5 de outubro de 2012

CARTA ABERTA A RICARDO SÁ PINTO

no www.osangueleonino.blogspot.com



"Caro Ricardo,


Quebro o silêncio a que há três meses neste espaço de comunhão leonina me remeti - blogue que tive o prazer de fundar há já nove anos - para te dirigir pela segunda vez directamente algumas palavras.

Infelizmente, e uma vez mais, por motivos menos agradáveis.

Quero desde já frisar que lamento toda esta infeliz situação agora ocorrida e que enquanto sportinguista tudo isto me entristece profundamente.

No chafurdanço habitual destas polémicas muito se diz, contradiz e pouco se acerta. E como é óbvio, os detractores do nosso clube - muitos deles pretensos sportinguistas - nem sequer fazem já um esforço para disfarçar o seu voraz apetite de sangue, aproveitando, sem qualquer noção dos limites da decência, para denegrirem a instituição que tanto amamos. E sobretudo, denegrirem os seus símbolos e atletas que tanto tão e deram pelo clube, e que exemplarmente o honraram e serviram.

Neste tipo de situações a razão nunca está apenas de um dos lados, nem a culpa pode ser imputada a um único protagonista. Mas...

É sabido que dificilmente algum dia se revelará com exactidão e imparcialidade o que nos últimos meses se passou nos meandros da equipa profissional de futebol, mas estou certo que o sentimento que neste momento te invade é de profunda mágoa e alguma injustiça. Porque sei que és leão de coração e porque sentes este clube como qualquer adepto mais ferrenho.

Não quero tomar partido por nenhuma das partes (direcção, jogadores..). mas também não vou incorrer na tentação fácil de te sacrificar na praça pública, com um julgamento sumário pouco avisado e cobarde. Como alguns sportinguistas de pacotilha prontamente o fizeram.

Mereces e merecerás sempre todo o meu respeito!

Prefiro antes enaltecer o facto de um homem nascido dragão ter tido a lucidez de se tornar genuina e apaixonadamente leão de coração, tendo sempre representado com denodo e garra o nosso símbolo e camisola.

Prestaste um grande serviço ao clube nestes últimos meses, disseste 'presente' quando tal te foi pedido, já que sei que não foste tu quem se ofereceu para o lugar de técnico principal da equipa profissional de futebol, e muito menos te puseste em bicos-de-pés.

O que lamento é que os ratos agora se escondam e que não assumam as suas responsabilidades perante adeptos e sócios. Uma vez mais o sacrificado na praça pública é o treinador!

Para mim, pedidos de desculpa aos sócios perante as câmaras pouco ou nada me dizem. São palavras vãs e de ocasião. Quiçá, fruto da recomendação de iluminados conselheiros que gravitam à volta do poder de Alvalade. Cada vez tenho menos paciência para o grupinho do croquete e da bancada VIP ou da tribuna de honra. O verdadeiro Sporting está nas bancadas, no adepto e no sócio anónimo...

A verdade, nua e crua, é que o mal do Sporting é estrutural, que é evidente a falta de liderança a todos os níveis e que muitos - numa lógica de amiguismo que há muito impera no clube - estão confortavelmente instalados nas suas funções, recebendo no final de cada mês dezenas de milhares de euros. E nisto incluo alguns (vários) jogadores do nosso plantel, porque ontem foi por demais evidente e escandaloso que te estavam a fazer a 'cama'. O problema foi que disfarçaram muito mal...

A ser verdade o que há pouco me disseram, é ainda de uma profunda e inqualificável falta de respeito por ti, por tudo o que deste pelo clube, que sejas exonerado do cargo de treinador da equipa principal e que ainda tenham o desplante de te convidar a orientar a equipa B! Teimamos em desrespeitar e humilhar quem tanto dá pelo clube!

Mas não sou ingrato, e como para mim serás sempre um exemplo de entrega ao clube, de paixão, de garra, de suor e de coragem, faço questão de te enviar daqui um abraço solidário, agradecendo sinceramente a forma entusiástica e contagiante como sempre representaste as nossas cores.

Para mim és e continuarás sempre a ser RICARDO, coração de LEÃO!

Um forte abraço solidário e leonino,"

2 Comentários:

Às 5 de outubro de 2012 às 19:26 , Anonymous Anónimo disse...

Se eu ganhasse entre 20 a 25 mil por mês como certos burgueses da estrutura do futebol (CF e LD) também estava caladinho a defender o tacho, que os tempos estão dificeis.

 
Às 5 de outubro de 2012 às 20:50 , Anonymous Anónimo disse...

Quantos jogadores já foram apanhados na "noite lisboeta"? e os senhores Carlos Freitas e Luís Duque tiveram conhecimento e nada fizeram. Estamos feitos com estes directores que estão a dizimar o nosso SPORTING

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial