terça-feira, 16 de julho de 2013

PORTELA 2013 - A PORTELA, UM LOCAL ONDE DÁ GOSTO VIVER -PARTE 1

PRIMEIRA PARTE

Este blogue, vai publicar o que este Executivo tem feito em prol da Comunidade da Portela, através dos Comunicados que a Junta de Freguesia foi dando conhecimento aos longo deste mandato, para que todos os Portelenses tirem as devidas conclusões :

- 1º. Comunicado-........"O NOSSO BOLETIM" -.......... 21 de Fevereiro de 2010
- 2º. Comunicado-....... "RENOVAR"-............................ 21 de Abril de 2010
 -3º. Comunicado- ...... " PRESERVAR"-....................... 21 de Junho de 2010
 -4º. Comunicado-.......  "COMEMORAR"-.....................23 de Julho de 2010
 -5º.Comunicado-           "FESTEJAR" -..........................23 de Setembro de 2010
 -6º.Comunicado-..........."PARTILHAR"-........................14 de Dezembro de 2010
 -7ºComunicado-............"SENTIR" -............................... 31 de Março de 2011
 -8º.Comunicado-..........."ESCUTAR"-............................20 de Dezembro de 2012
 -9º.Comunicado-..........."COOPERAR"-.........................20 de Maio de 2013
 -10ºComunicado - ........"QUESTIONAR"-.....................20 de Maio de 2013
 -11º.Comunicado -------" VIVER"..........   -....................28 de Junho 2013



O nosso Boletim
Domingo, 21 Fevereiro 2010 10:11
É com um outro olhar que o Executivo da Junta de Freguesia da Portela pretende encarar os canais de informação com a população.
O Suplemento da Junta de Freguesia, inserido no Jornal “Notícias da Portela” (NP),é agora substituído por um Boletim, com novo grafismo, novos conteúdos e novas ambições, continuando a ser distribuído juntamente com o NP, com o qual pretendemos manter a mesma colaboração institucional e independência que sempre caracterizou a relação entre a Junta de Freguesia e o Jornal.
O Boletim da Junta de Freguesia surge pela necessidade de intensificar a comunicação entre o órgão executivo da freguesia e a população em geral. Neste espaço, queremos, em primeiro lugar, informar: as actividades da Junta e os seus projectos, as obras e reparações, os alertas e reclamações da população, tudo terá aqui o seu espaço privilegiado.
No entanto, este é também um espaço participativo: vamos lançar projectos, parcerias, sugestões e ideias através deste Boletim. Desde o primeiro momento, o aumento da participação cívica foi um objectivo essencial para mim e para toda a equipa que encabeço. Estamos disponíveis para colaborar, debater, apoiar e incentivar as iniciativas e projectos que nos forem apresentados.
De um Executivo espera-se que apresente trabalho: é isso que fazemos diariamente, honrando o compromisso que assumimos com os eleitores. Da parte da população, deseja-se, a bem da democracia, uma participação cívica activa e responsável.
Por isso, gostaria de expressar o meu profundo agradecimento a todos aqueles que, a título voluntário e gratuito, têm dado o seu contributo, apresentando projectos que servem a população. Assim vamos construindo uma freguesia mais humana, mais próxima e mais solidária. Toda a participação será bem-vinda: contamos com todos!
Maria Manuela Dias
Um novo ano um outro olhar

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Renovar
Quarta, 21 Abril 2010 10:10
Com a chegada da Primavera e o fim de um Inverno muito rigoroso, chega a altura de reparar os estragos feitos pelas longas chuvas. As ruas da nossa freguesia têm vindo a ser reparadas e requalificadas. Contudo, tais obras de emergência não dispensam a necessidade de intervenção mais duradoura por parte dos serviços camarários responsáveis.
Para melhorar as acessibilidades na freguesia, foram também construídas novas rampas para cadeiras de rodas e serão colocadas novas passadeiras para peões, espelhos parabólicos e mais sinalização vertical. Também estamos a renovar as placas de proibição de circulação de camiões na freguesia.
Para aproveitar o bom tempo que se avizinha, foram colocadas, ao ar livre, no recinto das instalações da Junta, estações de Ginástica que estão disponíveis para todos os moradores que queiram melhorar a sua condição física.
A Portela conta também com um novo equipamento cultural nas instalações da Junta de Freguesia, uma Sala Polivalente com capacidade para 150 pessoas, que foi inaugurada no dia 25 de Março com uma exposição de pintura e recebeu no dia 27 de Março uma peça de Teatro, na comemoração do Dia Mundial do Teatro.
No ano em que a freguesia da Portela celebra o seu 25.º Aniversário, gostaríamos de poder contar com o contributo de todos para renovar o espírito de vizinhança na nossa freguesia e de bom convívio entre os Portelenses.
Pedimos e esperamos a vossa participação nas várias actividades, eventos, exposições, concertos ou palestras, que serão divulgadas no site da Junta de Freguesia, neste Boletim ou em cada prédio por afixação.
Maria Manuela Dias 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Preservar
Segunda, 21 Junho 2010 10:09
A beleza da Portela está nos seus espaços verdes. As suas áreas ajardinadas, que têm sofrido constantes melhorias ao longo dos anos, já se tornaram uma bonita imagem de marca da nossa freguesia.
   Com a chegada da Primavera, as floreiras espalhadas pelas ruas da Portela dão cor ao nosso bairro. Foram plantadas novas árvores, adequadas à sua localização e desenvolvimento numa freguesia densamente urbanizada como a nossa.
O bom tempo e o sol convidam os moradores a aproveitar o Jardim Almeida Garrett e o Parque Urbano para actividades ao ar livre.
A preservação dos espaços verdes é uma tarefa importante e que compete à da Junta da Freguesia mas só é possível com a colaboração de todos: cabe a cada um de nós preservar os espaços comuns a todos os moradores.
Por isso, muitas vezes nos perguntamos: o que leva algumas pessoas a estragar os relvados, a roubar ou a destruir flores recém-plantadas, a levar os seus cães para o sítio onde passeiam e brincam as nossas crianças, deixando lá os seus dejectos?
Os jardins são para deleite de crianças e de adultos. Por mais que gostemos dos nossos cães, não lhes devemos dar prioridade de utilização nos nossos jardins. Todos nós, quer sejamos adultos ou crianças, temos o direito de usufruir dos nossos jardins.
Viver em comunidade é saber preservar o bem comum. Só com a colaboração de todos é que podemos ter um bairro mais limpo, preservado, ajardinado e florido, onde dá prazer viver.
Maria Manuela Dias

                                                                                                                     -CONTINUA-
VIVE

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial