quarta-feira, 17 de julho de 2013

PORTELA 2013 - A PORTELA, UM LOCAL ONDE DÁ GOSTO VIVER -PARTE 3


TERCEIRA PARTE

Sentir
Quinta, 31 Março 2011 14:55
O mês de Dezembro, tradicionalmente considerado o mês de maior sensibilidade e partilha, já passou, mas esses sentimentos podem e devem prolongar-se pelo ano inteiro.
A responsabilidade social do poder local passa por uma preocupação que se espera constante com o bem-estar de todos. Sentir as necessidades dos que nos rodeiam, apoiá-los e animá-los, ajudar e distribuir afectos por todos os que nos procuram é próprio do ser humano. E é também uma obrigação do Autarca.

Na Junta de Freguesia, sentimos diariamente este contacto com todos os que vêm ter connosco para a resolução dos seus problemas, que nos telefonam ou que enviam e-mails. Estes contactos são essenciais para nos aproximarmos da população e dos seus problemas e desejos.
Sentir a freguesia é o apelo que fazemos a todos os Portelenses. Estabelecer e estreitar contactos, criar laços de partilha e respeito contribui para dar vida à freguesia.
Desafio cada um de vós a sentir a Portela. Conte connosco
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Escutar
Quinta, 20 Dezembro 2012 09:34
 
Escutar obriga-nos a um tempo de paragem, de reflexão e de actuação e por isso não podemos nunca deixar de fazer esse momento de pausa. Quando se tem um cargo institucional é ainda mais necessário estar atento e conceder a todos um espaço para escutar.
Acreditamos que é isso que temos feito ao longo deste mandato e pretendemos continuar a fazê-lo. Neste ano que caminha apressadamente para o seu final escutámos, fomos escutados mas, infelizmente, algumas vezes não fomos atendidos.
Escutámos os Portelenses, procurámos melhorar situações e fomos sensíveis e receptivos aos pedidos mais prementes. Contudo nem todos puderam ser atendidos: muitos devido aos elevados e desproporcionados custos, outros por não ser da nossa competência e atribuições.
Os Portelenses e Amigos da Portela escutaram-nos e foram de grande generosidade nas ofertas de centenas de peças de vestuário, enorme quantidade de roupas de casa, muito calçado, móveis e toneladas de papel/cartão. O nosso reconhecimento e a gratidão de todos os que beneficiaram.
Diversas entidades também nos escutaram: a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Moscavide e Portela no corte de árvores e sinistros; os Serviços do Município no âmbito do realojamento da Quinta da Vitória e resolução do abatimento de pavimento; o Agrupamento de Escolas Portela e Moscavide, a Igreja Paroquial de Cristo-Rei e a Fundação da Obra de Nª Sra. da Purificação na cedência de espaço para eventos; o Centro Comercial da Portela, a Paróquia e as Escolas da Freguesia na oferta de papel/cartão. Mas infelizmente não fomos ainda escutados e atendidos pelo Município e pelo Executivo camarário sobre muitos assuntos: disponibilidade de cedência de terrenos existentes na Portela para a construção de Lar de Idosos e outros equipamentos sociais na Freguesia (os pedidos datam de 2010); iluminação do parque de estacionamento da Av. da República, da Estrada da Circunvalação (pedido datado de 2009); iluminação da Azinhaga do Seminário; arranjo paisagístico do espaço ajardinado entre as pracetas da Rua do Seminário; parque de estacionamento junto às Torres da Cooplar; rotunda no cruzamento da Av. do RALIS com a Av. da República; requalificação da Rua Luís de Camões; arranjo do logradouro da Escola EB1JI (protocolado verbalmente entre o Município e a escola desde 2007); substituição das portas principais dos pavilhões da Escola EB1/JI; projecto de requalificação da área situada entre as Ruas Gonçalves Zarco e Bartolomeu Dias; problema relacionados com a recolha regular de lixo na Portela pelo SMAS Loures.
Acresce ainda, que nem sempre somos escutados por particulares em algumas áreas, designadamente quando não atendem aos pedidos para uma recolha eficaz e efectiva de dejectos de canídeos; ou quando não põem fim ao desaparecimento de flores das áreas públicas e ao vandalismo nos jardins e Parque Urbano da Freguesia. A nossa missão de escutar é obrigatória e prolongar-se-á no futuro. Ao escutarmo-nos uns aos outros estamos a contribuir para o bem-estar de todos. Nesta época de Natal faça um momento de pausa para ESCUTAR os outros. Boas Festas!

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Cooperar
Segunda, 20 Maio 2013 14:49
 
Inicia-se agora o último ano do mandato para que fomos eleitos em 2009. Entendemos a função do poder local como ponto central da comunidade: um motor de dinamização de projectos promovidos pela comunidade e dirigidos à comunidade e um pólo coordenador das vontades e actividades das forças vivas que connosco querem trabalhar.
Ao longo do mandato que este ano termina, a cooperação tem sido uma ideia fulcral na actividade deste Executivo, trabalhando diariamente numa articulação saudável e frutífera com a comunidade para proporcionar uma melhoria na sua qualidade de vida, sobretudo aos mais vulneráveis.
Abrimos a porta a todos os que nos procuram e que apresentam os seus projectos para trazer mais-valias à nossa comunidade nas mais variadas áreas: saúde e bem-estar, lazer, trocas de tempo (Banco de Tempo), artes (Com Mãos e Cabeça), música, teatro, culinária, pequenas hortas, publicação e divulgação de livros, realização de conferências e promoção de workshops.
Criámos um espaço mensal, a “Feira de Coisas e … Loisas”, onde todos podem promover as suas obras e produtos e mostrar a sua criatividade.
Erguemos o projecto “Vamos Sair de Casa!...”, em estreita colaboração com as forças vivas da freguesia, para oferecer aos Portelenses um programa de actividades lúdicas, sociais e culturais ao longo de todo o ano, nos vários espaços da Portela.
Articulámos um conjunto de respostas a nível social: através do “Banco Ali­mentar da Junta de Freguesia”, com a recolha e distribuição de alimentos que é feita diariamente por voluntários no espaço da Junta de Freguesia; pela participação na campanha “Papel por Alimentos”, com a criação do “Espaço Solidário” onde se armazenam de forma organizada roupas, brin­quedos, acessórios, electrodomésticos e mobiliário e se procede à sua distri­buição; promovemos e organizámos também a realização de espectáculos, designadamente os solidários com o objectivo de tornar mais suave o iso­lamento de alguns ou ainda com o objectivo de angariar fundos destinados a quem mais precisa; também não esquecemos os alunos carenciados, pro­cedendo à oferta de bolsas de estudo e de manuais escolares, entre outros equipamentos.
Todo este trabalho não teria sido possível sem cooperação. Juntos criámos novos projectos e concretizámos novas ideias. Com a união de esforços con­tribuímos, seguramente, para a melhoria das condições de vida da nossa comunidade. Fazemo-lo todos os dias e vamos continuar a fazê-lo.
A Portela tem conseguido fortalecer elos e ser mais solidária com todos e para todos.
Bem hajam pela vossa cooperação.
                                                                                                                 -CONTINUA!
 

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial