segunda-feira, 30 de setembro de 2013

LOURES 2013 - NÓS, VÓS, ELES



NÓS - Neste início de ciclo político em Loures - para que conste - é importante afirmar que não temos outros propósitos que não sejam o de inquietar consciências. Portugal vive um dos momentos mais graves da sua história - crise financeira, crise económica, crise social, crise de valores, crise política, crise partidária, crise das Instituições.

Entendemos por isso, dentro das nossas disponibilidades de tempo e de meios, exercer cidadania activa através da palavra escrita. Chegámos a um ponto em que o VOTO é, práticamente, o nosso único instrumento de defesa. Nestas circunstâncias, é imperativo que se faça uso dele sem qualquer medo ou preconceito. Avizinham-se as eleições para o Parlamento Europeu e é nessa "batalha" que nos vamos empenhar doravante.

 

VÓS - Os que nos lêem: sabemos que os nossos textos foram lidos por muitos milhares de pessoas. Não são obras de arte - não o queremos, nem temos engenho para tal. São simples, despretensiosos, mas com mensagem bastante para incomodar e inquietar. Procuramos que sejam objectivos e isentos. Mas, tal como nós, não são neutros.

Não pretendemos ser tomados como exemplo mas, algo nos diz que, se outros ousassem fazer o mesmo, era bem possível que o País não chegasse ao ponto a que chegou.

 

ELES - Os Partidos Políticos: compete-lhes a governação. Sem eles não há democracia. Mas há que reconhecer que a maior parte deles (os que têm tido responsabilidades governativas a nível local, regional e nacional) sofrem de uma crise profunda. Se dela não recuperarem, é o próprio regime democrático que será posto em causa.

 

No autêntico "furacão eleitoral" de ontem, em Loures, quase nada ficou como antes. Sentíamos o ar carregado próprio das tempestades. Mas não imaginámos que Bernardino Soares e a CDU estivessem a pouca distância de uma maioria absoluta.  Ambos são os grandes vencedores da noite eleitoral. Incluímos, naturalmente, a equipa que acompanha Bernardino na vereação e Fernanda Santos na Assembleia Municipal. Estão de parabéns, desejamos-lhes felicidades, e que sejam dignos da confiança neles depositada.

 

Uma saudação especial (ela é a nossa Presidente) para Manuela Dias que num cenário adverso (havemos de falar disso com mais calma) conquistou a Presidência da União de Freguesias de Moscavide e da Portela.

 

Finalmente, uma palavra para João Nunes, Carlos Teixeira, Ricardo Leão, Daniel Lima, e o PS-Loures - os grandes derrotados da noite: ao longo de muitos meses lançámos alertas, procurámos inquietar consciências. Como sempre, a culpa é dos mensageiros. Tirem conclusões e "saibam descer" porque "subir não souberam", como referia um dos sonetos enviados pelo nosso amigo Simplício.

 

Loures County Stories

Zeferino Dias 

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial