quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

LOURES 2013 - CÂMARA APROVOU PROPOSTA REFERENTE AO ORÇAMENTO PARA 2014 E GRANDES OPÇÕES DO PLANO PARA O TRIÉNIO 2014-2017

Proposta de Orçamento para 2014 aprovada

“Este é um orçamento prudente, eficiente e de verdade”

Paços do Concelho de Loures
 
A Câmara Municipal de Loures aprovou, em sede de Reunião de Câmara, no dia 18 de dezembro, a proposta referente ao Orçamento para 2014 e Grandes Opções do Plano para o triénio 2014-2017. Bernardino Soares, presidente da autarquia, caraterizou o orçamento de “prudente, eficiente e de verdade”. Uma proposta orçamental apostada na transparência “que não esconde nenhuma parte da dívida conhecida até agora”.
 
A proposta de Orçamento para 2014 e Grandes Opções do Plano para 2014-2017, que será levada à aprovação da Assembleia Municipal, prevê um montante de cerca de 121 milhões de euros entre receitas e despesas.
Aprovado a 18 de dezembro em Reunião de Câmara, o Orçamento, apelidado por Bernardino Soares de “prudente, eficiente e de verdade”, aposta no combate ao desperdício, seja em gastos de gabinetes de administração, seja numa adequada política de recursos, onde se pode destacar uma redução de meio milhão de euros em avenças e uma previsão de poupanças avultadas também em comunicações, água, eletricidade, combustível e viaturas.
O documento reflete ainda o não agravamento de taxas, nomeadamente do IMI e também dos Serviços Municipalizados de Loures.
“Optámos por incluir no orçamento tudo o que conhecemos, designadamente as dívidas, e por isso temos de acomodá-las com uma previsão de receita de venda de bens de investimento” esclareceu Bernardino Soares.
O autarca voltou a recordar a “situação de desastre no plano financeiro” encontrada no Município, destacando a dívida a fornecedores e outras entidades de 27, 5 milhões de euros “sendo 15,8 milhões de curto prazo e 11,7 milhões em acordos de pagamento”.
“Somando os empréstimos de médio e longo prazo, o total da dívida conhecida e registada do Município é de 66,6 milhões de euros”, acrescentou o presidente da Câmara. “Era a gestão do quem vier que feche a porta”.
Mas o autarca deixa uma certeza: “A execução do orçamento para 2014 vai ser muito exigente. Não abrandaremos o rigor e a busca de poupanças em muitos processos”.
No entanto, e porque é necessário ultrapassar os condicionalismos em busca da melhoria da qualidade de vida das populações, o Executivo camarário destaca como prioridades a intervenção nas escolas – tanto a nível de infraestruturas como de projetos pedagógicos – e no território, designadamente, nos arruamentos, a reparação das habitações municipais, recuperação de equipamentos municipais abertos ao público, o apoio ao movimento associativo e bombeiros, a construção da Biblioteca de Sacavém, a requalificação do canil municipal e as comemorações, de forma digna, do 40º aniversário do 25 de Abril.
O executivo aprovou ainda os documentos previsionais dos Serviços Municipalizados, de onde se destaca a manutenção do tarifário sem qualquer aumento “o que se compensa com a continuada melhoria na eficiência e a contenção dos custos com o fornecimento de bens e serviços”, podia ler-se no documento

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial