quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

MÉDICOS CUBANOS EM PORTUGAL

Cada médico cubano contratado pelo Estado português recebe apenas 500 euros por mês dos cerca de 2500 euros de salário pago pelo Ministério da Saúde através do governo de Cuba. Quinze euros vão para as famílias e o restante, cerca de 2000 euros, vão directos para os cofres do Estado cubano, ou seja, 80 por cento do salário vai para o regime de Havana. Cabe às autarquias muitos dos encargos com estes médicos, como rendas de casa, transportes e facturas de água e de luz.

O Governo português está satisfeito com o negócio, porque resolveu o problema da falta de médicos, e Cuba recebe divisas. A situação choca os clínicos portugueses, mas os visados não se queixam e remetem-se ao silêncio.

Inicialmente os médicos cubanos recebiam 300 euros, o equivalente ao que recebem no seu país, mas o custo de vida em Portugal obrigou Cuba a pagar-lhes 500 euros mensais.
Fonte:Correio da Manhã


COMENTÁRIO DO BLOGUE: Se CUBA paga os cursos para formar médicos, será justo que tenha contrapartidas. Em Portugal quem tira um curso de Medicina gasta uns bons milhares de euros aos cofres do Estado e depois, a maior parte dos médicos, vai para o Privado, não compensando o que o Estado gastou com eles.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial