quarta-feira, 17 de março de 2010

A DIFERENÇA ENTRE A FUNÇÃO PRIVADA E A PÚBLICA

1- FUNÇÃO PRIVADA ( PAI ENGº.BELMIRO DE AZEVEDO


O grupo Sonae SGPS reforçou em 2009 a posição de maior empregador privado português, com a criação de 1.935 postos de trabalho, encerrando o ano com 39.372 funcionários.
Na apresentação dos resultados relativos a 2009, o presidente da Sonae SGPS realçou que o grupo reforçou a posição de maior empregador privado português.
"Disse que não reduziríamos os postos de trabalho e não reduzimos, aumentámos", acrescentou Paulo Azevedo, dando conta que, em 2009, o grupo criou 1.935 postos de trabalho, passando a empregar 39.372 pessoas, das quais 71 por cento têm contratos efectivos.

2- FUNÇÃO PÚBLICA ( PAI O ESTADO )


O governo prepara-se para impor a regra do "saem 3, entra 1" no funcionalismo público. Esta medida é um acto burocrático que foge à necessidade de repensarmos a relação que temos com o Estado. Cortar a despesa do Estado não pode ser apenas este acto burocrático. Cortar as despesas do Estado tem de ser a consequência de um refundação política desse mesmo Estado.
A ver se nos entendemos: existem sectores do Estado onde a regra deveria ser "saem 7e não entra nenhum". É desesperante entrar nas juntas de freguesia e nas câmaras municipais. Vemos sempre ali funcionários sem nada para fazer. Esta gente passa literalmente o tempo a olhar para as moscas. Depois, existem institutos públicos onde isto também se passa. Aliás, nestes institutos, boa parte dos funcionários são apenas "servos" ou "mordomos" das chefias. Não se percebe, por exemplo, por que razão uma directora financeira de um instituto público tem direito a motorista. Não se percebe por que razão existem departamentos apenas com chefias e sem funcionários (isso só quer dizer que esses departamentos não servem para nada e deviam ser extintos).

CONCLUSÃO: No Sector Privado, se o empregado quiser manter o " ganha pão ", tem de dar a sua contribuição.
No Sector Público,não precisa de se esforçar porque o emprego está sempre garantido.
No privado o candidato pede trabalho, no público pede emprego, porque só trabalha quem não sabe fazer outra coisa. Será assim? ou não.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial