domingo, 6 de junho de 2010

BOATOS SÃO ARMAS DEMOLIDORAS E INVISÍVEIS



Um dia, uma mulher estava na má língua com um amigo acerca de um homem que ela mal conhecia- sei que nenhum de vós jamais o fez - e nessa noite ela teve um sonho. Uma enorme mão surgia sobre ela e apontava na sua direcção. De imediato, apoderou-se dela um avassalador sentimento de culpa. No dia seguinte, foi confessar-se.
Foi ter com o velho padre da paróquia, o padre O'Rourke, e contou-lhe tudo." O boato é um pecado?" perguntou ela ao velho homem. "Seria a Mão de Deus Todo-Poderoso a apontar o dedo para mim? Devo pedir a absolvição? Diga-me, padre, fiz alguma coisa de mal?"
"Sim", respondeu-lhe o padre O'Rourke. "Sim, sua mulher ignorante e mal-educada! Levantaste falsos testemunhos contra o teu próximo, brincaste irresponsavelmente com a sua reputação e deverias sentir uma profunda vergonha!"
A mulher disse que estava arrependida e pediu perdão. "Não tão depressa!", respondeu O'Rourke. "Quero que vás para casa, agarres numa almofada, a leves para o telhado, a abras com uma faca e que depois voltes aqui!"
Então ela foi para casa, tirou a almofada da sua cama, tirou uma faca da gaveta, subiu pelas escadas de incêndio até ao telhado e esfaqueou a almofada. De seguida, voltou até junto do velho padre, tal como ele lhe tinha dito, "Esfaqueaste a almofada com a faca?", perguntou ele. "Sim, padre." "E qual foi o resultado?" "Penas", respondeu ela. "Penas?" repetiu ele.
"Penas por todo o lado, Padre!" "Agora , quero que voltes lá e juntes todas as penas que voaram com o vento!" "Bem", respondeu ela, "isso não é possível. Não sei para onde foram. O vento espalhou-as por todo o lado." "E isso", disse o padre O'Rourke, " é o boato!" Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Ámen."
(A Dúvida, de Jonh Patrick Shanley
)

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial