segunda-feira, 31 de maio de 2010

AUTOCARRO "RODINHAS" É UM SUCESSO

- Começou em 2007 para servir estações da CP e tornou-se num serviço social


- É um autêntico sucesso de bilheteira. E tem contribuído para alargar os horizontes dos moradores, principalmente dos mais idosos, que passaram a viajar mais e a conhecer outros locais, deixando de dar apenas umas voltinhas a pé ao quarteirão. É o Rodinhas, um projecto da Câmara de Loures em que miniautocarros percorrem o concelho, param onde as pessoas quiserem e cobram bilhetes baratos.
-O projecto-piloto começou em 2007, com apoio financeiro da União Europeia,destinando-se a servir as estações ferroviárias, evitando que as pessoas tivessem de levar para ali as suas viaturas e deixá-las estacionadas todo o dia, explicou o vice-presidente da Câmara de Loures, João Pedro Domingues, que fez uma viagem com a equipa de reportagem do DN.
- Mas "tornou-se num sucesso tão grande, que já não pode voltar atrás nem acabar. É um serviço social, que leva as pessoas aos espaços públicos, com bilhetes a 35 e 40 cêntimos", salientou o autarca.
- "Não me pergunte a idade, que já é muita", disse ao DN a passageira Isabel Leal, moradora em Moscavide. "Antes ficava mais em casa, porque o autocarro normal é muito caro", contou. "Fomos no Rodinhas às compras ao Lidl da Portela", confidenciou a vizinha Adelaide Martins. Saíram as duas junto à Retrosaria Dinis, em Moscavide.
- Mais à frente, o motorista saiu para instalar uma rampa de acesso e ajudar a sair uma passageira em cadeira de rodas. A sua amiga explicou que "antes ela não saía de casa. Agora já pode, porque o Rodinhas pára onde ela precisar".
- Nas zonas em que há uma linha azul pintada na estrada, o Rodinhas pára onde as pessoas quiserem. Basta fazer sinal ao motorista.
- O circuito pioneiro, que abrange Portela e Moscavide, "começou com duas carreiras e agora já tem três na hora de ponta. Adaptou-se às necessidades e alargou o percurso", explicou o autarca de Loures. Em 2008 foram lançados mais três circuitos, com duas viaturas cada, servindo Sacavém, Camarate, Bobadela e S. João da Talha.
- Referiu que na Assembleia Municipal de Loures "foi entregue um abaixo-assinado a pedir Rodinhas para Santa Iria de Azoia, mas não se justifica, pois a zona já está bem servida de transportes públicos".
- "Odivelas é um dos concelhos interessados em adoptar este tipo de transporte", revelou

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial