terça-feira, 29 de janeiro de 2013

BERNARDINO SOARES CANDIDATO À PRESIDÊNCIA DA CÃMARA DE LOURES EM 2013 PELA CDU




Bernardino Soares, líder parlamentar do PCP na Assembleia da República, é o candidato da CDU à Presidência da Câmara Municipal de Loures. Confirmam-se assim os rumores que nos últimos dias circulavam pelo Concelho. A apresentação da candidatura realizar-se--à pelas 11 horas de amanhã (3ª feira) em Loures, segundo anunciou a TSF.


A notícia, que o Expresso avançou em primeira mão na sua última edição, causou um inusitado fernesi nas hostes socialistas que governam o Municipio. A coisa não é para menos. Aquilo que para muitos pareciam "favas contadas" em resultado da expresssiva maioria absoluta do PS em 2009, corre o risco de se tornar um verdadeiro pesadelo.

O PS-LOURES teve uma gestão muito aquém das expectativas no mandato em curso (2009-2013) agravado com o facto de Carlos Teixeira, ter passado a acumular a Presidência da Câmara com a Presidência da Comissão Política Concelhia. Se a gestão camarária foi o que foi (e continua a ser), a gestão da Comissão Política Concelhia revelou-se um verdadeiro desastre. Em vez de reunir, debater, unir, Carlos Teixeira "ausentou-se". O trabalho político não se fez, instalou-se a divisão, as facções, e os interesses, Não se pensa ser possível fazer em escassos meses o que podia e devia ter sido feito em três anos. Digo isto sem receios de desmentido, por saber que esta é uma opinião partilhada por muitos militantes socialistas.

O PCP joga forte e tem boas razões para acreditar num resultado animador. A "Lei-Relvas" deu um jeitinho ao ampliar freguesias onde o PCP é maioritário, como seja o caso de Camarate (terra de Bernardino Soares) fundindo-a com Unhos e Apelação, ou o de Sta Iria de Azóia (terra de Jerónimo de Sousa) fundindo-a com S.J.Talha e Bobadela. Estas fusões podem criar sinergias que se projectem nas votações para a Câmara Municipal.

Quanto ao PSD, tudo indica que a vinda do prestigiado autarca de Caldas da Rainha (Fernando Costa), tem em vista manter (se possível ampliar) os resultados no Concelho mas, sobretudo, evitar que a Portela caia nas mãos do PS por via da fusão com Moscavide.

Num cenário desta natureza, qualquer que fosse o candidato do PS à Câmara Municipal sentiria as mesmas, ou piores, dificuldades que João Nunes terá de enfrentar.

O PS de Carlos Teixeira esqueceu-se, arrogantemente, do velho ditado "Só perde quem tem". Ou, dito de outro modo, "não é a oposição que vence mas sim quem governa que perde".

Loures County Stories
José Leónidas



0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial