sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

O PRESIDENTE DA CÂMARA DE LOURES, SR. BACHAREL CARLOS TEIXEIRA


CÂMARA DE LOURES, O SR. BACHAREL CARLOS TEIXEIRA



- O Teixeira, o Presidente da Câmara Carlos Teixeira, não é Engenheiro ! diz-me ela de rajada logo que o empregado deixou as bicas;

- Que mal tem isso? Tu não sabias que ele é "pilão" dos Pupilos do Exército, aliás uma instituição prestigiada que, ouvi dizer, o Governo pretende extinguir? Olha lá, foi só para esta "novidade" que me convidaste pró café?

- Achas pouco ? ... um indivíduo que, anos a fio, se faz passar pelo que não é? Ainda falam do Relvas e do Batista da Silva ... o que chamas tu a isto?

- Sinceramente, é coisa que não me rala. A política tem destas coisas e a ética é coisa do passado para muita gente!

- Pois olha, quanto a mim, diz muito da personalidade e do carácter duma pessoa!, responde ela;

- Mas ... conta lá, como é que chegaste à conclusão de que ele não é engenheiro?, perguntei;

- Andava na net e dei com os olhos numa página (1) da Área Metropolitana de Lisboa que me chamou a atenção. Vem lá escarrapachado, e bem, o curriculo dele e diz que tem o "Curso Superior de Engenharia e Sistemas de Potência, pelo IMPE" . Como não sabia o que era o IMPE, nunca tinha ouvido falar em IMPE, pesquisei mais um pouco e concluí, tens razão, é o Instituto Militar dos Pupilos do Exército. (2)

- Vês, eu não te disse? Um curso superior de engenharia só pode ser de ....

- Aí é que tu te enganas, esse tal curso só dá grau de bacharelato e não de licenciatura ! disse- me, interrompendo. Portanto é bacharel, e se queria usar o título de engenheiro então que fosse mais dois anos para o Técnico para obter a licenciatura, inscrevia-se na Ordem e só depois disso podia usar o título de Engenheiro. (3)

- Títulos ... títulos, parece que neste País toda a gente precisa de um titulozinho para se credibilizar. Conheço tanta, tão boa gente, de enorme valor, que apenas tem a 4ª classe ou nem isso....

-Também eu, mas concerteza não estás a incluir nesse grupo o "miúdo" lá de baixo? retorquiu ela;

- De quem estás a falar, qual miúdo?, questionei;

- Miúdo é uma forma de expressão ... estou a falar do filho Presidente da Junta de Moscavide, que não tem curriculo nenhum, tirou o 9º ano nas Novas Oportunidades e enfiaram-no como Vereador na Câmara de Loures. E se calhar ainda vai continuar por lá nas próximas eleições ! Achas correcto? Não achas que é uma falta de respeito para com os eleitores? Não achas que os candidatos deviam apresentar um curriculo completo, os seus dados biográficos, o património, para acabar de vez com a pouca-vergonha que anda por aí nos jornais, hein ?!

- Olha minha amiga, as habilitações académicas não significam nada. Há políticos de enorme valor com estudos muito limitados. Há outros com habilitações elevadas e no entanto são péssimos políticos. Cabe aos partidos políticos escolherem os candidatos. Se há críticas a apontar, a responsabilidade é todinha dos partidos. É assim, é a democracia!

- Da treta, democracia da treta é o que é isto tudo; - responde-me ela indignada!

- Olha pede outro café para ti que esse já esfriou com a conversa; - disse-lhe, dirigindo-me para a rua para fumar um cigarrito.

Entre uma e outra baforada pensava para comigo: por este andar não faltará quem, como Cunhal, tape os olhos para pôr a cruzinha no boletim de voto!

(1) http://www.aml.pt/aml/junta-metropolitana/c/loures/

(2) http://barretuna.tripod.com/impe.htm

(3) http://paginas.fe.up.pt/~sicc/dcoop/re/InscricaonaOrdemdosEngenheiros.htm

Loures County Stories
Zeferino Dias



0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial