LOURES 2013 - SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA...QUEM VIER DEPOIS QUE FECHE A PORTA!
Do relatório de Revisão/Auditoria às contas individuais da Câmara Municipal relativas ao exercício de 2012 destacamos três aspetos que, pela sua grande relevância financeira, irão afetar negativamente a gestão municipal por longos anos:
PARQUE EXPO GESTÃO URBANA DO PARQUE DAS NAÇÕES, SA
"Conforme divulgado em Anexo às Demonstrações Financeiras, encontra-se atualmente provisionado o encargo de 33,2 milhões de euros relativo à prestação de serviços urbanos que têm sido assegurados pela Parque Expo 98, SA até Julho de 2008 e subsequentemente pela Parque Expo Gestão Urbana do Parque das Nações, SA. Após circularização de saldos a esta empresa no semestre do ano passado, foi-nos transmitido que os encargos a assumir pela CMLoures eram então de 54,2 milhões de euros , onde se incluíam 25,4 milhões de euros relativos a obras de infraestruturas que a CMLoures não aceita como custos da sua responsabilidade.
O município atualiza anualmente o valor dos encargos de gestão porém atendendo à sua natureza, deveria o encargo estimado pela CMLoures e provisionado, ser reclassificado na conta 273 - Acréscimos de Custos e assim relevar para o endividamento do Município. O restante valor deverá ser divulgado no anexo às demonstrações financeiras." (pag. 5)
O nosso comentário:
Decorridos doze anos de gestão de Carlos Teixeira na Câmara Municipal custa compreender que este caso ainda se encontre por resolver. Da responsabilidade do PS e do PSD passaram governos nacionais e na Câmara de Lisboa. O território da Expo que pertencia a Loures integrou a nova freguesia do Oriente e esta, por sua vez, o concelho de Lisboa. E Loures, o Presidente Carlos Teixeira que está prestes a cessar funções na Câmara de Loures, deixa este caso por resolver?! E nem sequer há uma explicação aos munícipes?
Dir-se-á que as contas são de 2012 e que agora, em 2013, o assunto ficará resolvido. Não nos parece que tal aconteça pois, estamos em crer, os auditores tê-lo-iam referido no relatório.
Para que se tenha uma simples ideia do impacto nas contas municipais, se este valor relevasse para o endividamento líquido (como sugerem os auditores) este seria ultrapassado com consequências muito nefastas para o Município.
GABIMÓVEL - DECISÃO DO TRIBUNAL ARBITRAL
( Processo nº 19/2009/AHC no Centro de Arbitragem da Associação Comercial de Lisboa)
Conforme Mapa de Provisões para Riscos e Encargos (pag.28) encontra-se registado um valor de 34.412.820 euros para Processos Judiciais com a observação que se trata de "Provisão baseada na estimativa dos advogados externos da Consultoria Jurídica e referente essencialmente à empresa Gabimóvel".
O nosso comentário:
Uma decisão dum Tribunal Arbitral que condena a Câmara a pagar um valor que supera os 30 milhões de euros ao urbanizador da Quinta do Infantado, em Loures, e o Presidente Carlos Teixeira remete-se ao silêncio? Os munícipes, ao menos na hora de saída do Presidente da Câmara, não têm direito a saber o que se passa?
Por outro lado, tratando-se de um montante desta grandeza, o que pode justificar a aceitação pela Câmara Municipal que o litígio seja dirimido num tribunal arbitral? Nos últimos tempos, em França, a propósito do caso Lagarde-Sarkozy em que o Estado se viu obrigado a pagar ao empresário Tapie o valor de 400 milhões de euros, a grande interrogação que se pôs foi "porquê num tribunal arbitral". Não se trata de fazer qualquer associação mas temos o direito de saber o porquê das opções da Câmara Municipal.
FORNECEDORES DE MÉDIO E LONGO PRAZO
Pelos vistos a Câmara de Loures engendrou o "acordo de pagamentos" como nova técnica para solucionar os seus problemas financeiros. É como que aquela do "faça agora e pague depois". Só que aquilo que bem podia ser uma exceção já soma uma conta calada. Vencível a menos de um ano, a coisa ascendia, em 2011, a 4.800.986 euros; em 2012 subiu para os 6.255.980 euros. Em 2012, a medio prazo, vencível entre 2013 e 2017, o valor a pagar ascende a 16.722.200 euros. (ver pag. 30).
Uma nota final: Sr. Presidente Carlos Teixeira, faça o favor de mandar publicar no site da Câmara os restantes documentos em falta cuja divulgação é obrigatória. Nós dizemos-lhe quais são: Contas Consolidadas, a Certificação Legal das Contas e o Relatório e Parecer do Fiscal Único.
Pode consultar o relatório aqui:
http://www.cm-loures.pt/media/pdf/PDF20130514105351629.pdf
Loures County Stories
José Leónidas
José Leónidas
8 Comentários:
Mas afinal qual é a real situação de Loures! Está de TANGA! É ISSO?
É com desilusão que vejo o meu partido a ser tão badalado na praça pública, devido à irresponsabilidade daqueles que ajudei com o meu voto a ganharem as eleições no meu concelho(Loures).
Carlos Alves
Acredite que não está só. Esta rapaziada tem horror à voz da razão, a um conselho sensato. Pensam neles, neles, e ... neles! Julgam-se impunes, mas talvez se tramem. Um abraço dum camarada que, por agora, entende não identificar-se.
Realmente só mesmo uma mudança no concelho devolve a seriedade e honestidate a quem nos governa localmente
Por isso a mudança necessária com a CDU de novo em Loures nos garante a nós que colocamos la estes senhores e que nos enganaram. Assino mais um socialista desiludido que este ano votará CDU pela primeira vez
Eu voto em qualquer partido para que estes saiam do poleiro... eles, as suas familias e amigos das negociatas por baixo da mesa através de ajustes directos.
subscrevo na integra o que disse um camarada socialista ás 08:46h, mais um socialista desiludido, este ano tb será para a CDU.
O meu voto será CDU,João Nunes é um falso que não liga nem tem respeito pessoas.Os jardins de loures estão uma miséria pelo menos ao pé da minha casa não regam não limpam e só lixo,e quando tentamos ir a Junta falar , o dito Sr João Nunes nunca nos atende manda a sua assistente dizer que ele não está é uma miséria!Só querem encher o bolso deles!Fazem cursos de defesa pessoal em Israel a apagarem 50mil euros por cabeça é uma vergonha!
Parabéns Dr. Bernardino Soares,
A sua actuação firme de homem íntegro, assusta os que o não são, de todo.
Espero que outros sigam o seu exemplo.
Os habitantes deste concelho estavam fartos destes longos 11 anos.
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial